Partilhar

Alimentos ricos em gorduras

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em gorduras
Imagem: fitwirr.com

Sempre pensamos nas gorduras como um nutriente que prejudica a nossa saúde. No entanto, isso não é inteiramente verdade, pois existem gorduras boas e más. Quem está tentando perder peso corta automaticamente nas gorduras, desconhecendo que o sucesso na dieta também passa pelo foco nas gorduras boas. As gorduras têm valor nutricional relevante, pois contêm vitaminas A, D, E e K. Além disso, as gorduras dão energia, promovem a saúde da pele e do cabelo e até contribuem para que você mantenha sua temperatura corporal. O truque é conhecer quais as gorduras que deve incluir no cardápio e quais deve evitar a todo o custo. Saiba quais os alimentos ricos em gorduras, lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em glutamina

Gordura Insaturada

As gorduras insaturadas, onde se inserem as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, são consideradas as mais benéficas para a saúde. As gorduras poliinsaturadas contribuem para a diminuição do colesterol total e as gorduras monoinsaturadas aumentam o bom colesterol e diminuem o mau.

Os alimentos ricos em gorduras insaturadas incluem:

  • Abacate: Meio abacate contem cerca de 15 gramas de gordura, 10 das quais são monoinsaturadas.
  • Frutos secos: 30 gramas de amêndoas, por exemplo, contêm 9 gramas de gordura monoinsaturada e 4 gramas de gordura poliinsaturada.
  • Peixes gordos: O salmão, o atum, a cavala e a sardinha contêm uma boa dose de gorduras saudáveis que mantêm a saúde do coração.
  • Azeite e azeitona: O azeite é uma fonte concentrada de gorduras saudáveis, sendo que cada colher de sopa oferece mais de 13 gramas de gorduras boas. 10 azeitonas equivalem a cerca de 5 gramas de gordura insaturada.
  • Ovo: um ovo grande contem 5 gramas de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.
Alimentos ricos em gorduras - Gordura Insaturada
Imagem: cosport.it

Gordura Saturada

A gordura saturada, também chamada de gordura má, está presente em produtos de origem animal, principalmente. As carnes vermelhas, bacon e banha de porco e produtos industrializados como queijo creme, bolachas e hambúrgueres são fontes de gordura saturada.

A gordura saturada acumula nos vasos sanguíneos, podendo causar o entupimento das veias e o aumento das chances de desenvolver problemas de coração como aterosclerose e até obesidade.

Alimentos ricos em gorduras - Gordura Saturada
Imagem: sweat.com

Gordura Trans

A gordura trans está presente em quase todos os alimentos industrializados. Tem origem num processo químico em que os óleos vegetais líquidos são transformados em gordura sólida.

Alguns exemplos desse processo são a margarina, os bolos, os biscoitos, as batatas fritas e os salgadinhos de pacote. O procedimento pode ser feito para adicionar tempo de validade aos produtos disponíveis na prateleira de supermercado.

Assim como a gordura saturada, a gordura trans é altamente prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas e de câncer.

Alimentos ricos em gorduras - Gordura Trans
Imagem: neelov.ru

Como substituir

Existem formas de substituir as gorduras menos saudáveis por gorduras benéficas para a sua saúde. Veja como pode fazer esta mudança:

  • Substitua lanches como batatas fritas, bolachas e salgadinhos por fruta, vegetais ou iogurtes magros.
  • Prefira produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite, queijo e iogurtes magros.
  • Substitua as carnes gordas por variedades magras e remova a gordura antes de cozinhar.
  • Privilegie o consumo de carnes brancas, como o frango e o peru sem pele.
  • Aumente o consumo de peixe e ingira peixes gordos como a sardinha e o salmão duas vezes por semana.
  • Confirme o teor de gorduras nos rótulos dos alimentos antes de os adquirir.

Outros grupos de alimentos

Agora que já conhece os alimentos ricos em gorduras que deve ingerir, dê uma olhada nesses artigos que podem ser úteis para conseguir uma dieta balanceada:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em gorduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em gorduras

Alimentos ricos em gorduras
Imagem: fitwirr.com
Imagem: cosport.it
Imagem: sweat.com
Imagem: neelov.ru
1 de 4
Alimentos ricos em gorduras

Voltar ao topo da página