Alimentos ricos em iodo

Alimentos ricos em iodo

A ausência de iodo na dieta é um problema de saúde, e o sal iodado foi a primeira solução para esse problema. O iodo é um mineral imprescindível para o corpo. Seus benefícios estão relacionados principalmente com a atividade hormonal, por exemplo, tendo um nível adequado de iodo previne-se o hipotireoidismo.

Alimentos ricos em iodo: peixes e frutos do mar

Poderíamos considerar o mar como o reino do iodo! Outros alimentos com iodo são os peixes e frutos do mar como o arenque, camarão, bacalhau, mexilhão, salmão e linguado. Também o óleo de peixe, como o óleo de fígado de bacalhau. Frutos do mar, como o camarão ou o bacalhau, que proporciona mais da metade do iodo que se necessita diariamente. O peixe apresenta um conteúdo vitamínico muito interessante e completo. Possui diferentes vitaminas do grupo B e vitaminas lipossolúveis entre as que se destacam a vitamina A, a vitamina D e em menor proporção, a vitamina E; essas últimas presentes principalmente no fígado dos peixes brancos e na carne dos azuis.

Alimentos ricos em iodo: as verduras

No grupo das verduras e vegetais temos: cebola, alho, beterraba, acelga, espinafre, pepino, vagem e agrião. Os vegetais do mar, como as algas comestíveis, são riquíssimos em iodo. De fato, uma única porção de alga kelp contém o quádruplo da necessidade diária deste mineral: uns 2000mcg. O Alho, além de ser rico em iodo tem qualidades antibacterianas.

Alimentos ricos em iodo: o leite e o queijo

O leite condensado desnatado com açúcar proporciona 89 mg de iodo por cada 100 gramas consumidos. O leite de continuação em pó: por cada 100 gramas consumidos deste alimento, nosso organismo pode extrair até 79 mg.

Ao consumir o queijo você também contribui com iodo para o seu corpo, pois 100 gramas proporcionam ao nosso organismo 74 mg de iodo. Queijo cheddar: cada 100 gramas consumidos deste alimento proporcionam ao nosso organismo 39 mg de iodo. Queijo em porções: este alimento proporciona ao nosso organismo 38 mg de iodo por cada 100 gramas. O queijo manchego em azeite: cada 100 gramas consumidos deste alimento proporcionam ao nosso organismo 34 mg de iodo. Queijo manchego semi-curado: 34 mg de iodo. Queijo manchego fresco: 34 mg.

Alimentos ricos em iodo: os cereais

Alguns cereais como o arroz, o trigo e o centeio são ricos em iodo. Por exemplo, no caso da farinha de milho: cada 100 gramas deste alimento pode conter 80 mg de iodo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em iodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Recomenda-se para adultos uma ingestão diária entre 100-200 mcg, e se está grávida ou em época de lactância recomenda-se que a ingestão seja de pelo menos 200 mcg.