Partilhar

Alimentos ricos em omega 3

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em omega 3
Imagem: medicalpress.es

Os ácidos omega 3 são ácidos graxos essenciais que nosso organismo não pode fabricar e que, portanto, se devem obter dos alimentos. O omega 3 é fundamental para nossa saúde, diminuindo a propensão a padecer de coágulos de sangue, o que beneficia e protege o coração, favorecendo nosso cérebro ao estimular a concentração e o rendimento, diminuindo a depressão e melhorando a eliminação de gorduras. Mas além de encontrá-lo em suplementos, como o adicionamos na nossa dieta? Quais são os alimentos ricos em omega 3? Em umComo.com.br contamos para você.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do omega 3
Passos a seguir:
1

Os peixes azuis são os alimentos mais ricos em omega 3 que podemos encontrar, sendo uma excelente fonte para obter este óleo essencial. Entre eles os melhores são as sardinhas, um peixe que também é muito econômico.

Outros peixes azuis ricos em omega 3 são as anchovas, o salmão, o bacalhau e o arenque, todos muito fáceis de introduzir na nossa dieta para desfrutar da sua grande contribuição nutricional. Ao serem peixes ricos em gordura, convém consumi-los apenas duas vezes por semana.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 1
Imagem: cosasdesalud.es
2

E se gosta dos alimentos do mar você gostará de saber que, além do peixe azul, os frutos do mar e mariscos também são alimentos ricos em omega 3, com uma grande contribuição deste ácido graxo essencial. As lagostas, caranguejos, camarões são excelentes alternativas se você procura adicionar o omega 3 na sua dieta.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 2
Imagem: recetasdiarias.com
3

A gema do ovo é outro alimento de origem animal muito rico em ácidos omega 3. No entanto é bom lembrar que devido a seu conteúdo de colesterol, não é bom consumi-la diariamente e ao fazer isso o melhor é optar por opções ligeiras como o ovo cozido ou o ovo poché.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 3
Imagem: eladerezo.hola.com
4

Os óleos vegetais são uma excelente fonte de ácidos graxos omega 3. De todos o que contém mais é o óleo de linho ou linhaça, seguido do de canola, noz, o de soja, o de germe de trigo e o de avelã, que podem ser introduzidos na dieta em pratos como saladas e salteados de vegetais.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 4
Imagem: buenasalud.com
5

Se você gosta de adicionar sementes na sua dieta deve saber que algumas delas são alimentos ricos em omega 3, como as sementes de chia, bastante populares, as sementes de linho ou linhaça ou as sementes de salva. Pode acrescentar aos cereais, iogurtes e saladas e receber seus vários benefícios.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 5
Imagem: salud180.com
6

Os frutos secos são uma grande fonte de gorduras benéficas para o corpo, que favorecem nossa saúde cardíaca. Mas, além disso, são alimentos ricos em omega 3, as nozes, as amêndoas, as avelãs e as castanhas, que contêm este ácido graxo essencial que tanto beneficia nossa saúde.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 6
Imagem: eladerezo.com
7

Outros alimentos ricos em omega 3 são a alface, a soja, o espinafre, o brócolis, a couve e o pepino.

Além disso, este óleo graxo pode ser consumido através de suplementos como o óleo de peixe ou as cápsulas de omega 3.

Alimentos ricos em omega 3 - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em omega 3, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em omega 3

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
tania assis machado
Boa tarde, passei a sentir bastante dor no calchanar depois que uso chinelos rasteirinhas.
O que tomar de medicamentos para passar a dor.
Obrigada,
Tania A Machado.
Gilberto Dallmann Prados De Britto
Muito bom o artigo, se todos os artigos fossem tão bom quanto esse,não existiria tantas pessoas doentes e desinformadas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilberto, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Márcia Scaramuzza
O mito do colesterol no ovo já caiu há muito. Quantos mais ovos se comer por dia, será melhor para manuntenção da saúde. Contém luteína, excelente para a visão. Outra informação equivocada que este artigo tráz é sobre o óleo de canola, pois é o mais caro e o mais tóxico que existe. Canola não é um vegetal, mas a marca da empresa: CA -Canadian, O - Oil , LA - Low Acid, da colza, uma planta canadense extremamente tóxica. Basta pesquisar na internet há muitas fontes. Este artigo já está ultrapassado.
Adilson
Muito bom!!! precisava disso, obrigado!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Adilson, ficamos contentes por termos conseguido ajudar :) Obrigada pelo comentário e fique atento às nossas últimas novidades!
SUELY DE OLIVEIRA RODRIGUES
hA UNS 15 DIAS SOLICITEI UM ESTUDO DE PLAQUETAS ALTAS, QUERO SABER COMO ELAS ABAIXAM E SE TEM CURA. JA TOMEI REMEDIOS E TOMO ASPIRINA TODOS OS DIAS. NAO QUERO ACRESCENTAR MAIS NADA PARA NAO CONFUNDIR. AGUARDO SE POSSIVEL UM ESTUDO ATUAL SOBRE ISTO, ALIMENTOS ETC.ETC
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Suely, desde já agradeço o seu comentário! :) Para baixar os valores das suas plaquetas, siga as recomendações desse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-as-plaquetas-2426.html Espero ter ajudado e continue a acompanhar-nos!

Alimentos ricos em omega 3
Imagem: medicalpress.es
Imagem: cosasdesalud.es
Imagem: recetasdiarias.com
Imagem: eladerezo.hola.com
Imagem: buenasalud.com
Imagem: salud180.com
Imagem: eladerezo.com
1 de 8
Alimentos ricos em omega 3

Voltar ao topo da página