Alimentos ricos em oxalatos

Alimentos ricos em oxalatos

Os oxalatos são compostos presentes em alguns alimentos que, consumidos em uma quantidade elevada, podem impedir a correta absorção do cálcio além de favorecer a formação de cálculos renais compostos de cálcio e oxalatos. Controlar sua presença em nossa dieta é fundamental para manter a nossa saúde, para prevenir a formação de pedra nos rins e também para garantir que estamos absorvendo a quantidade de cálcio de que precisamos. Por isso em umComo.com.br mostramos a você alguns alimentos ricos em oxalatos para que você os distribua de forma adequada em sua dieta.

Alimentos ricos em oxalatos: espinafre

A lista de alimentos ricos em oxalatos pode ser muito ampla, no entanto em umComo selecionamos aqueles que contam com uma maior concentração, deste modo você conseguirá distribuí-los adequadamente em suas refeições diárias.

O espinafre está no topo da lista, por isso não se recomenda que seja consumido acompanhado de alimentos ricos em cálcio, pois inibirão seus efeitos. Também não é recomendável comê-lo em excesso se você for propenso aos cálculos renais.

Alimentos ricos em oxalatos: beterraba

Ainda que para muitas pessoas não seja um alimento habitual em sua dieta, a beterraba entra nesta lista, por isso deve ser ingerida com moderação e, como ocorre com o espinafre, de preferência sem alimentos ricos em cálcio.

Alimentos ricos em oxalatos: acelga

A acelga está cheia de benefícios, sendo uma destacada fonte de ferro perfeita para manter nosso sistema imunológico saudável, e com alto teor de fibra para um bom trânsito intestinal. Mas também é um alimento rico em oxalatos, por isso você não deve abusar dela se tiver tendência a formar cálculos nos rins.

Alimentos ricos em oxalatos: trigo

Presente em uma enorme quantidade de alimentos, o gérmen de trigo está no topo da lista de alimentos ricos em oxalatos, pelo que você deve prestar muita atenção ao seu consumo e, sobretudo, não abusar dele. Neste caso, os alimentos sem glúten poderiam tornar-se uma alternativa para você.

Alimentos ricos em oxalatos: frutas secas

São uma fonte de ácidos graxos essenciais e de vitaminas, além de conter grande quantidade de fibra. Apesar disso, as frutas secas não são ideais para todos e devem ser especialmente controladas no caso de cálculos renais.

Alimentos ricos em oxalatos: chocolate

O chocolate também fornece inúmeros benefícios ao nosso corpo, mas não se deve esquecer que contém oxalatos, por isso é especialmente importante não comer todos os dias, ou você pode abusar de alimentos ricos nesta substância. Isto também se aplica a derivados como o cacau em pó.

Frutas ricas em oxalatos

Este grupo de alimentos também conta com algumas frutas, por isso se recomenda moderar o consumo de:

  • Uvas
  • Framboesas
  • Kiwis
  • Ameixas
  • Figos
  • Arandos
  • Cerejas

Outros alimentos ricos em oxalatos

Outros ingredientes que convém evitar são:

  • Feijões
  • A berinjela
  • O alho-poró
  • A salsa
  • As batatas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em oxalatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.