Partilhar

Alimentos ricos em selênio

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em selênio

Os alimentos ricos em selênio proporcionam um melhor funcionamento do metabolismo, além de outras propriedades benéficas para o nosso organismo. Por isso é importante que a nossa dieta tenha a quantidade necessária desse mineral. No umComo ajudamos e vamos lhe mostrar uma lista dos alimentos ricos em selênio, para que possa equilibrar a sua alimentação e melhorar o funcionamento do corpo.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em aminoácidos

Benefícios do Selênio

O selênio é um nutriente existente no solo, e pode ser ingerido através de comida e de água, quando consumido na medida ideal (cerca de 55 microgramas diárias/adulto) proporciona uma melhoria do metabolismo, além de fornecer propriedades antioxidantes, fortalecer o sistema imunológico, proteger o corpo contra os metais pesados (mercúrio) e melhorar a circulação sanguínea. Além disso diminui o risco de doenças cardiovasculares, e melhora a fertilidade masculina e a função da tireoide. Como tudo na vida não deve exceder o consumo de selênio pois pode trazer problemas para saúde ao invés de melhorar. Por isso nunca deve exceder as 400 microgramas diárias.

A ausência de selênio no organismo pode levar à doença de Keshan (um vírus que danifica o músculo cardíaco), e também a desenvolver a doença de Crohn (inflamação do trato intestinal).

Alimentos ricos em selênio - Benefícios do Selênio

Alimentos ricos em selênio

Aqui ficam alguns alimentos ricos em selênio em função da quantidade existente no alimento. No entanto muitos deles têm outros benefícios:

  • Castanha-do-pará (fonte de potássio, magnésio e cálcio)
  • Farinha de trigo
  • Pão francês
  • Frango (além do potássio é fonte de proteínas limpas)
  • Arroz (carboidrato)
  • Ovo (proteína)
  • Feijão
  • Queijo (duas fatias têm 3 mcg de selênio, além de proteínas e cálcio)
  • Sementes de girassol (vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio e fósforo)
  • Atum (cozido fornece 91,2 mcg em cada 100 g)
  • Ostras
  • Pão integral
  • Centeio
  • Aveia
  • Carne bovina

Os alimentos de origem animal têm uma disponibilidade maior de selênio relativamente aos alimentos de origem vegetal. No caso da castanha-do-pará a concentração de selênio é tão grande que com apenas uma conseguimos obter a quantidade de 500 mcg (microgramas), quase dez vezes mais do que a dose diária recomendada para o nosso corpo, além de vitamina E que ajuda à saúde da pele, unhas e cabelo.

Alimentos ricos em selênio - Alimentos ricos em selênio

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em selênio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em selênio

1 comentário
A sua avaliação:
marino paparotti
preciso de remedios naturais contra a inflamação do colon
Márcio Menino
Veja as informações que temos neste artigo do nosso website, se continuar a sentir os sintomas consulte um médico.

http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-enterite-ou-a-inflamacao-do-intestino-983.html

Alimentos ricos em selênio
1 de 3
Alimentos ricos em selênio

Voltar ao topo da página