Alimentos ricos em vitamina B

Alimentos ricos em vitamina B
Imagem: carritus.com

A vitamina B é um complexo vitamínico formado por 8 tipos diferentes, a vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12. Todas elas favorecem o metabolismo e ajudam o organismo a funcionar corretamente. As vitaminas do grupo B são conseguidas através de uma série de alimentos que nos trazem um aumento da energia, desenvolvimento adequado, crescimento e divisão celular, melhoram a produção de hormônios, enzimas e proteínas necessárias para nosso metabolismo, favorecem a saúde arterial e do coração e ajudam a aumentar as defesas. Por todos todos estes benefícios, é imprescindível que você incorpore os alimentos ricos em vitamina B em sua alimentação e ajude seu organismo a funcionar corretamente.

Passos a seguir:
1

Alimentos ricos em vitamina B1

A vitamina B1 ou tiamina é fundamental para o sistema nervoso e circulatório. Os alimentos ricos em vitamina B1 são a carne de porco, fígado, ovos, frutos do mar como lagosta e ostras, peixes como o atum e o peixe manteiga, sementes como as de sésamo ou girassol, manteiga, frutos secos como os pinhões ou pistaches, feijão branco, aspargos, couve-flor, cogumelos, laranja, alho e batatas.

Imagem: vivirsano.com
2

Alimentos ricos em vitamina B2

A vitamina B2 ou riboflavina intervém no sistema nervoso favorecendo a criação de enzimas, indispensáveis para a liberação de energia produzida pelas gorduras, carboidratos e proteínas. Os alimentos ricos em vitamina B2 são, principalmente, o leite e todos os produtos lácteos, como o iogurte, carnes de vaca, porco ou cordeiro, fígado, vísceras, peixes, espinafres, aspargos, gérmen de trigo e cereais integrais, e frutas como o abacate.

Imagem: productoslacteos-deivi.com
3

Alimentos ricos em vitamina B3

A vitamina B3 ou niacina favorece a diminuição de colesterol e triglicéridos, e melhora a circulação sanguínea, entre outras funções. Os alimentos com maior fonte de vitamina B3 são o fígado e rins, carnes vermelhas, peixes como o atum, produtos lácteos, ovos, brócoli, tomates, aspargos, frutas como banana, legumes, cereais integrais e nozes. Um excesso desta vitamina pode produzir pele seca e doenças digestivas.

Imagem: eladerezo.hola.com
4

Alimentos ricos em vitamina B5

A vitamina B5 ou ácido pantotênico deve ser incluída na nossa alimentação já que é muito benéfica para os processos celulares e eliminação de carboidratos e gorduras do nosso organismo. Os alimentos ricos em vitamina B5 são, principalmente, o fígado de frango, que é o que possui mais quantidade desta vitamina, o caviar, o queijo, peixes como o salmão, a gema de ovo, os produtos lácteos, o farelo de trigo, sementes de girassol, frutas como o abacate ou os morangos, frutos secos, brócolis, couve-flor, geléia real, trigo integral, milho e legumes.

5

Alimentos ricos em vitamina B6

A vitamina B6 ou piridoxina é indispensável para o metabolismo das células vermelhas do sangue e o funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Os alimentos com maior quantidade de vitamina B6 são o farelo de trigo, o arroz, o fígado de peru, peixes como o atum de barbatana amarela, o salmão e o bacalhau, lombo de porco, peito de frango, especiarias e ervas como o pimentão, o alho em pó, a sálvia, o manjericão ou o orégano, frutos secos como os pistaches ou as avelãs, o alho, grão-de-bico, batatas, espinafre, soja e frutas como banana ou abacate.

Imagem: revistasomos.cl
6

Alimentos ricos em vitamina B8

A vitamina B8, biotina ou vitamina H, é importante de incluir na nossa alimentação porque favorece o funcionamento da pele e é imprescindível para o correto crescimento e desenvolvimento. Intervém na criação de glucose e evolução das glândulas sexuais. Os alimentos ricos em vitamina B8 são, principalmente, o fígado de vaca, a gema de ovo, o fermento de cerveja, gérmen de trigo, a couve-flor, legumes, cenouras, leite integral, frutas como morangos, avelãs e o chocolate.

Imagem: promocionesfarma.com
7

Alimentos ricos em vitamina B9

A vitamina B9 ou ácido fólico é fundamental para o crescimento e correto funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Além disso, favorece a redução de aminoácidos no sangue, e para as mulheres grávidas é muito beneficioso pois ajuda no desenvolvimento da placenta e do feto. Os alimentos com mais quantidade de vitamina B9 são as verduras, principalmente o espinafre, os legumes, o suco de laranja, os aspargos, frutas como banana, melão ou morangos, o limão e os fermentos.

Imagem: cocina.facilisimo.com
8

Alimentos ricos em vitamina B12

A vitamina B12 ou cobalamina é a mais importante do complexo vitamínico B pois favorece a formação de glóbulos vermelhos no sangue e ajuda a manter o funcionamento do sistema nervoso central, entre outras funções. Os alimentos com maior fonte de vitamina B12 são os frutos do mar, principalmente amêijoas, mexilhões e ostras, o fígado de cordeiro, a carne de bovino, a gema de ovo de galinha, o polvo, a cavala como o peixe com mais vitamina B12, a carne de vaca, o queijo suíço e produtos lácteos como o iogurte.

Os alimentos vegetais não costumam ser uma boa fonte de vitamina B12, por isso os vegetarianos devem recorrer ao leite de soja, o tofu ou os cereais, que contam com uma pequena quantidade de cobalamina.

Imagem: lomejordegalicia.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina B, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.