Partilhar
Partilhar em:

Alimentos ricos em vitamina B1

Passo a passo
Avaliação: 5 (3 votos)
1 vez partilhado
 
Alimentos ricos em vitamina B1

Além de servir como repelente natural, ainda mais para o mosquito Aedes aegypti, os alimentos ricos em vitamina B1 possuem uma série de benefícios, já que atuam de forma diversa no bom funcionamento do organismo. Para saber quais são todas as suas vantagens e em que alimentos o nutriente está presente confira as informações do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em vitamina B
1

A vitamina B1 também é chamada de tiamina e está disponível em diversos alimentos. Entre os seus benefícios, está a função que desempenha de melhorar o metabolismo dos carboidratos, bem como regular o gasto de energia. O nutriente estimula o apetite e serve ainda para manter o bom funcionamento do fígado e a saúde das unhas, cabelos, olhos e pele.

2

Curiosamente, ingerir os alimentos ricos em vitamina B1 é uma forma de evitar picadas de mosquito, inclusive, do Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Isso acontece porque as fontes do nutriente possuem enxofre, formando compostos sulfúricos, que liberam um odor ruim por meio do suor, evitando, assim, a aproximação do mosquito.

3

Consumir os alimentos que possuem altas concentrações de tiamina é fácil, pois são várias as opções. Além disso, é de extrema importância ingerir esses alimentos todos os dias, pois o organismo não armazena o nutriente. Para homens recomenda-se ingerir 1,2 mg de B1 por dia e para as mulheres a recomendação é de 1,1 mg. Essas quantidades são indicadas a partir da adolescência, sendo que para as crianças a dose fica em 0,9 e 1 mg ao dia, para meninas e meninos, respectivamente. Já as gestantes devem aumentar o consumo do nutriente para 1,4 mg por dia.

4

O alimento que mais possui o nutriente é a levedura de cerveja em pó, com 14,5 mg a cada 100 gramas, que pode ser adicionada às frutas, iogurtes, vitaminas e sucos. O gérmen de trigo conta com 2 mg a cada 100 gramas e também pode ser consumido com frutas e iogurte, além de ser adicionado a massa de pães e bolos. A mesma quantidade está presente nas sementes de girassol, que podem ser comidas como petiscos. Já os alimentos com vitamina B1 que possuem em torno de 1 mg na porção de 100 gramas são o presunto defumado cru, a castanha do Pará e a castanha de caju torrada.

5

Outras opções para quem deseja incluir a tiamina no cardápio diário são:

  • Pistache, com 0,87 mg a cada 100 gramas;
  • Amendoim, com 0,86 mg;
  • Lombo de porco cozido, com 0,75 mg;
  • Farinha de trigo integral, com 0,66 mg;
  • Carne de porco assada, com 0,56 mg;
  • Flocos de cereais, com 0,45 mg;
  • Ervilha, com 0,36 mg;
  • Feijão, com 0,24 mg;
  • Aspargo, com 0,16 mg;
  • Peixes, como a truta, o atum e o salmão.

É possível detectar a falta do nutriente a partir de sintomas como a perda de apetite, irritabilidade, cansaço, prisão de ventre, inchaço e sensação de formigamento. A carência do nutriente pode levar a doenças como a de Beribéri, a síndrome de Wernicke-Korsakoff e outras.

6

Existem outras vitaminas do complexo B que são igualmente importantes para o nosso organismo, por isso não deixe de conferir também estes artigos:

7

Se deseja ler mais artigo parecidos a Alimentos ricos em vitamina B1, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em vitamina B1

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Alimentos ricos em vitamina B1
1 de 3
Alimentos ricos em vitamina B1