Partilhar
Partilhar em:

Alimentos ricos em vitamina B12

Alimentos ricos em vitamina B12
Fonte: wordpress.com

A vitamina B12 ou cobalamina é um nutriente do complexo B muito necessário para o desenvolvimento do nossa organismo. Com muitos benefícios para a nossa saúde, a cobalamina está diretamente ligada à criação de glóbulos vermelhos, garantindo a oxigenação do nosso sangue. Além disso, a vitamina B12 possui conexão com o bom funcionamento do sistema nervoso central e está relacionada, por tanto, com uma boa saúde mental. Portanto, para possuir uma vida saudável e equilibrada, o consumo dessa substância é essencial. E sempre a melhor maneira de consumir a cobalamina é através dos Alimentos ricos em vitamina B12.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em vitamina B

Vitamina B12 nas carnes

A vitamina B12 é um nutriente proveniente de fontes animais, na sua maioria. Em vista disso, os alimentos que mais possuem essa substância são as carnes, mais especificamente a carne de frutos do mar.

As ameijoas, os mexilhões, os mariscos e as ostras são os alimentos com a maior quantidade de cobalamina. Além destes, os peixes (mais especificamente a cavala), polvos e também lulas possuem altos níveis de B12. Outras opções, como o arenque, a truta e o salmão podem ser boas fontes alternativas de reposição do nutriente em questão.

Nas carnes vermelhas, o fígado de carneiro e de boi possuem grandes níveis de cobalamina, mais superior também do que a de alguns peixes. Podemos observar também que o coração de frango e o fígado de frango são bons representantes que a produção avícola pode nos fornecer. Comendo estas carnes ricas em vitamina B12 você com certeza ampliará muito mais o seu bem-estar e a sua saúde. Se policie e busque adicioná-las à sua dieta.

O artigo Alimentos ricos em vitamina B pode te auxiliar também na seleção de seus pratos.

Fonte: marthastewart.com

Vitamina B12 em queijos e ovos

Os ovos são responsáveis por uma parcela do necessário de cobalamina para o nosso organismo. Patos, gansos, codornas e galinhas são geradoras de uma importante fonte de vitamina B12 para a nossa saúde. Vale ressaltar também que a fonte principal da cobalamina nos ovos é em suas gemas.

Além destes, o queijo suíço, devido à sua maturação específica, possui altíssimos níveis de cobalamina. O queijo Provolone, o Gruyére, o Camembert e o Feta possuem também grande quantidade da vitamina específica. Podemos observar que em todos os outros tipos de queijo temos valores consideráveis de cobalamina. Além disso, os iogurtes possuem também quantidades de cobalamina. O aconselhável é conciliar o consumo de carne com o consumo de laticínios, para alcançar um bom nível de vitaminas em sua dieta e alcançar os benefícios da vitamina B12, que poderá ver quais são entrando no nosso artigo.

Fonte: freepik.com

Vitamina B12 para vegetarianos e veganos

Para os vegetarianos e veganos, a situação fica um pouco mais complicada. Como já explicado anteriormente, a vitamina B12 não é encontrada na maioria dos vegetais. Para isso, existem os suplementos alimentares e os alimentos enriquecidos. Ovolactovegetarianos e lactovegetarianos possuem suas opções, apesar de raras, mas os veganos infelizmente terão de apelar para os suplementos vitamínicos.

Você possui também a alternativa das injeções de cobalamina. Quando falamos da deficiência de vitamina B12, podemos observar uma série de consequências para o sistema neurológico além das profundas anemias. No artigo Sintomas da falta de vitamina B12 tratamos desse assunto mais a fundo, dando outras dicas para a reposição dessa substância desse organismo.

Fonte: cvcsuplementos.com.br

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina B12, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em vitamina B12

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Alimentos ricos em vitamina B12
Fonte: wordpress.com
Fonte: marthastewart.com
Fonte: freepik.com
Fonte: cvcsuplementos.com.br
1 de 4
Alimentos ricos em vitamina B12