Partilhar

Alimentos ricos em vitamina B2

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 4 junho 2019
Alimentos ricos em vitamina B2
Imagem: menudiet.es

A vitamina B2, também conhecida por riboflavina, pertence ao grupo de vitaminas do complexo B. Tem um papel essencial no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Também contribui para regular a enzima da tiroide e produzir corticosteroides. Esta vitamina é ainda responsável pela formação de anticorpos e células vermelhas. Por ser solúvel em água, a vitamina B2 é armazenada no organismo humano em pequenas quantidades. Por isso, é essencial incluí-la na nossa alimentação habitual. Para saber o que comer para beneficiar destas propriedades, continue lendo esse artigo do umComo que lista os alimentos ricos em vitamina B2.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em biotina
Passos a seguir:
1

Fígado

O fígado da maior parte dos animais é um dos alimentos ricos em vitamina B2. O fígado ser ingerido como patê, como linguiça, como salsicha, preparado no vapor ou frito com temperos e cebolas.

O fígado de cordeiro é o que contem mais riboflavina, incluindo 4,6 mg numa porção de 100 g.

2

Ervas, pimentas e especiarias

Estes alimentos são excelentes fontes de vitaminas e minerais essenciais. Condimentar a comida com ervas ou paprica é um hábito muito saudável. Os chiles secos, a paprica, os coentros secos, a hortelã e a salsa são dos alimentos que contêm mais vitamina B2.

Alimentos ricos em vitamina B2 - Passo 2
3

Amêndoas

As amêndoas são uma boa fonte de riboflavina, podendo conter 1,01 mg por cada 100 g. Além de serem um delicioso lanche ou um bom ingrediente para saladas, as amêndoas são também uma fonte de proteína, zinco, cálcio, potássio, magnésio e cobre.

4

Queijo

Apesar de ser um alimento com muito colesterol, o queijo contem um alto teor de cálcio, proteínas, vitamina B12 e vitamina B2. O Roquefort é o tipo de queijo que contem mais riboflavina, contendo 0,57 mg da vitamina em cada 100 g. Os outros queijos ricos em vitamina B2 incluem o Brie, o Limburg, o Camembert, o queijo azul, o queijo alcaravia e o queijo suíço.

5

Peixe

O peixe é um alimento benéfico para a saúde do coração. É também um excelente fonte de proteína e é rico em vitaminas B1, B6 e B12. Os peixes mais ricos em vitamina B2 são a cavala, o salmão do Atlântico e a truta.

6

Farelo de trigo

O farelo de trigo tem um alto teor de fibras, magnésio e vitamina B6. Pode ser encontrado em grãos inteiros, pães e ainda muffins de farelo. Os cereais matinais como a aveia, o centeio e o trigo mourisco também apresentam esta substância.

7

Semente de gergelim

As sementes de gergelim são ricas em cálcio, proteína, zinco, cobre e vitaminas B1 e B6. São também ricas em vitamina B2, sendo que cada 100 g contem 0,47 g da vitamina.

Dica: Esse artigo ensina como fazer óleo de gergelim.

8

Ovos

Os ovos são uma boa fonte de ômega 3 e proteínas. Além disso, também possui uma quantidade significativa de vitamina B2, devendo fazer parte de uma alimentação balanceada quando consumidos com moderação.

9

Leite

Apesar de existir uma grande polêmica em torno do consumo do leite, os produtos lácteos contêm altos níveis de vitamina B2. No entanto, se já removeu o leite da sua alimentação, pode optar pelos alimentos acima que incluem níveis mais altos da vitamina.

Dica: Para uma alternativa mais saudável, descubra como fazer leite de amêndoas.

10

Benefícios da vitamina B2

A riboflavina contribui para manter a pele saudável, melhorar a visão e promover a sua saúde geral. Pode ainda ser usada para combater os sintomas de anemia, anorexia, bulimia, depressão, fadiga e enxaqueca.

Inclua os alimentos ricos em vitamina B2 na sua dieta para poder beneficiar de todas estas propriedades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina B2, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em vitamina B2

Alimentos ricos em vitamina B2
Imagem: menudiet.es
1 de 5
Alimentos ricos em vitamina B2

Voltar ao topo da página