Alimentos ricos em vitamina B3

Alimentos ricos em vitamina B3
Imagem: magraemergente.com

A vitamina B3, vitamina PP ou niacina é uma vitamina do complexo B que desenvolve e auxilia diversas funções em nosso corpo. Apesar dos seus benefícios não serem amplamente divulgados, ela é parte da nossa alimentação e pode nos ajudar muito a ter uma vida saudável. Chamada também de ácido nicotínico (nada tem a ver com a nicotina do tabaco), a substância de que iremos falar hoje tem ligação intrínseca com o metabolismo, com o sistema cardiovascular e a saúde da pele. Para conhecer os alimentos ricos em vitamina B3 e aproveitar todos os benefícios que a niacina pode proporcionar a você, continue lendo esse artigo feito por umComo.

Carnes ricas em vitamina B3

A carne que mais possui quantidades de niacina é o bife de fígado bovino. Alimento rico em vitamina B12 e B6, o fígado de vaca é responsável pela reposição de vitaminas do complexo B. Sendo adorado por uns e odiado por outros, é comum ver uma intriga geral e uma dificuldade de adotar o fígado na dieta da família.

Por isso, outras carnes também possuem valores consideráveis de vitamina B3, como a carne de Salmão, a carne da truta e a carne da cavala, ou seja, os peixes marítimos. Além disso, os bifes bovinos e de vitela também são fontes saudáveis do ácido nicotínico. São todos alimentos de fácil acesso e que podem ser inseridos na dieta com muita versatilidade gastronômica. Você pode encontrar vitamina B3 em quantidades menores na carne do frango.

Dica: veja o artigo alimentos ricos em vitamina B para saber mais.

Imagem: uol.com.br

Derivados ricos em vitamina B3

Os laticínios, como os queijos, os iogurtes, a manteiga e o creme de leite possuem também uma porcentagem de niacina. Os ovos de galinha e de codorna têm também a representação no grupo dos alimentos que podem ser repositório de vitamina B3 para os seres humanos. Podem ser uma alternativa de origem animal para vegetarianos que necessitam da vitamina B3.

Grãos e farelos ricos em vitamina B3

Com certeza o alimento mais rico em vitamina B3 é o levedo de cerveja. Com uma quantidade absurda da substância, o farelo possui muitos benefícios para o nosso corpo. Além deste, podemos observar que o amendoim também possui valores altos de niacina. O feijão e o gergelim estão também representando os alimentos que possuem grandes valores de niacina.

Imagem: gratishealth.com

Frutas, legumes e verduras ricos em vitamina B3

Alguns vegetais também são fontes da vitamina B3. Os aspargos, surpreendentes e raros em nossa dieta diária, são a maior fonte de concentração da niacina. Os outros vegetais que possuem o ácido nicotínico são o pimentão, o brócolis e o abacate, portanto as fontes de vitamina B3 são mais escassas nessa classe de alimentos. De resto, as quantidades de niacina por alimento é insignificante.

Imagem: greatgrubclub.com

Benefícios da vitamina B3

A vitamina B3 é responsável pela aceleração do metabolismo, além de ser muito benéfica para o aumento da circulação do sangue e limpeza dos vasos sanguíneos. Dessa maneira, podemos observar que ela pode ajudar a emagrecer e a prevenir doenças do sistema cardiovascular, ou seja, consumir vitamina B3 é ter uma vida mais saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina B3, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.