Alimentos ricos em vitamina D

Alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D é uma das vitaminas fundamentais para o nosso organismo, sua ausência produz o raquitismo, mas além disso é essencial para a absorção do cálcio no nosso corpo, por isso sua grande importância. Também é a encarregada de regular os níveis de fósforo, por isso incluí-la diariamente na nossa dieta é muito importante.

Um adulto deve consumir cerca de 600 UI de vitamina D diariamente até os 70 anos para estar saudável, após esta idade é conveniente aumentar a ingestão para 800 UI. Embora seja possível que nosso corpo produza vitamina D mediante a exposição solar, nem sempre conseguimos obter este nutriente por essa via, de maneira que devemos recorrer à dieta. Em umComo.com.br damos-lhe uma lista com os alimentos ricos em vitamina D, para que você os inclua na sua dieta e desfrute de todos os seus benefícios.

Alimentos ricos em vitamina D

De todos os alimentos que podemos encontrar o peixe-gato, também conhecido como bagre em alguns países, é o que oferece uma maior quantidade de vitamina D, com um contribuição de mais de 400 UI por cada 85 gramas. Além disso é um peixe com baixos níveis de mercúrio, por essa razão pode ser consumido duas vezes por semana sem problema.

Imagem: 123rf.com

Alimentos ricos em vitamina D: peixes azuis

Além de serem ricos em omega 3, vários peixes azuis oferecem também uma grande contribuição de vitamina D para o nosso corpo. O mais importante de todos é o salmão com mais de 300 UI de vitamina D por cada 100 gramas. Trata-se de um pescado bastante benéfico para o corpo que, no entanto, não deve ser consumido mais de duas vezes por semana devido a seu alto conteúdo de gordura.

O atum e as sardinhas em sua versão enlatada ou fresca oferecem também uma contribuição de vitamina D ao nosso organismo, da mesma forma que a cavala que, no entanto, não deve ser consumida com tanta frequência por seu alto conteúdo de mercúrio.

Alimentos ricos em vitamina D: os ovos

O ovo é uma das proteínas animais com maiores benefícios para a nossa saúde, e embora saibamos que não devemos abusar por causa do alto conteúdo de colesterol da sua gema, o ovo é rico em vitamina D, contribuindo com 20 UI por cada um.

Prefira as preparações mais saudáveis como os ovos cozidos para reduzir a ingestão de gorduras.

Alimentos ricos em vitamina D: frutos do mar e moluscos

Os camarões, as ostras ou os vôngoles são alimentos ricos em vitamina D com muitos benefícios para o nosso corpo. No caso especial das ostras, para cada 100 gramas recebemos 320 UI de vitamina D, mais da metade da contribuição necessária diária.

Alimentos ricos em vitamina D: óleos de peixe

Os óleos de peixe são uma boa fonte de omega 3 e vitamina D, e ainda que nem todo mundo seja capaz de incorporá-los na dieta, são uma alternativa útil quando por algum motivo seja difícil ingerir alimentos ricos em vitamina D.

Do mesmo modo aqueles produtos que vêm fortificados com este nutriente, como alguns leites, iogurtes, queijos ou cereais, são também uma boa opção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina D, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.