Alimentos ricos em zinco

Alimentos ricos em zinco
Imagem: simpleysano.es

O zinco é um dos minerais essenciais para nosso corpo, permitindo o correto funcionamento de nosso organismo ao intervir em importantes processos como o fortalecimento do sistema imunológico, a síntese de proteínas e carboidratos, o funcionamento das enzimas digestivas, a produção de testosterona e estrógeno, entre outros. Consumi-lo na dieta é muito fácil, pois existem muitos alimentos ricos em zinco e em umComo.com.br dizemos-lhe alguns dos mais importantes.

Alimentos ricos em zinco: sementes de girassol e de gergelim

Se está procurando uma forma rápida, simples e saudável de incorporar alimentos ricos com zinco à sua dieta, a solução está nas sementes de girassol e de gergelim. Com 100 gramas de cada um destes produtos recebemos 70% da dose diária de zinco, estabelecida em 15 mg. Além disso, as sementes são muito fáceis de incorporar na dieta, você pode ingeri-las entre as refeições ou acrescentá-las a saladas, cremes e refogados.

Alimentos ricos em zinco: as ostras

Os mariscos em geral oferecem uma excelente fonte de zinco ao nosso corpo, mas entre todos, é a ostra que mais zinco nos fornece. Com apenas 100 gramas de ostras podemos obter 100% das necessidades diárias de zinco, e inclusive dependendo do tipo de crustáceo, podemos chegar a receber bem mais.

Como o zinco melhora a produção de estrógeno e testosterona do corpo, considerou-se à ostra durante séculos como um alimento afrodisíaco.

Alimentos ricos em zinco: chocolate amargo

O chocolate também tem sido considerado como um dos alimentos que melhora o sexo, não só porque favorece a liberação de dopamina mas também porque nos oferece uma boa quantidade de zinco. 100 gramas de chocolate amargo contribui com 60% da dose diária de zinco necessária, convertendo-o em uma excelente opção para consumir este mineral.

Imagem: hogarutil.com

Alimentos ricos em zinco: carne vermelha

A carne vermelha não só é uma excelente fonte de proteínas mas também é um alimento rico em zinco. Uma pequena porção de 100 gramas pode oferecer mais de 10 mg de zinco. No entanto é bom recordar que a melhor forma de a consumir saudavelmente é optando por carnes magras e preparações simples como grelhada, assada ou cozida.

Alimentos ricos em zinco: amendoim

Os frutos secos oferecem muitos benefícios, e claro que o amendoim não é a exceção. Além de contribuir com gorduras saudáveis para o nosso corpo, este alimento oferece também uma boa dose de zinco. Porém, é importante lembrar que para ser realmente saudável, você deve consumir só um punhado diário sem sal.

Alimentos ricos em zinco: o fígado

O fígado é uma excelente fonte de ferro e outros importantes minerais como o zinco. Trata-se de uma alternativa alimentar excelente especialmente para quem conta com um déficit de minerais em sua dieta, sofrendo de doenças como a anemia ferropriva ou ferropênica..

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em zinco, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.