Alimentos termogênicos para emagrecer

Alimentos termogênicos para emagrecer
Imagem: eurote.com.mx

Os alimentos termogênicos necessitam de maior queima de energia para serem digeridos. Por esse motivo, conseguem acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal pois o corpo faz um esforço extra para processá-los. Gastando mais energia e, consequentemente, mais calorias, os alimentos termogênicos auxiliam na perda de peso, favorecendo o processo de emagrecimento. Estes alimentos podem ajudar a emagrecer, mas não espere uma ação milagrosa: os demais alimentos devem ser saudáveis e a atividade física deve ser praticada com regularidade. Para conhecer a lista de alimentos termogênicos para emagrecer de forma saudável, continue lendo esse artigo do umComo e mude o seu cardápio.

Passos a seguir:
1

Canela

Um dos mais populares alimentos termogênicos para emagrecer é a canela. Esta especiaria tem ação estimulante, facilita a digestão e combate a flatulência. Também é útil no tratamento de problemas de pele. Pode ser ingerida em pó ou em chá, usando um pau de canela. Evite consumir mais do que uma colher de sopa de canela por dia.

2

Gengibre

Alguns estudos indicam que o consumo regular de gengibre pode acelerar o metabolismo até 20%. Este alimento termogênico também é usado para melhorar a digestão e combater o enjoo de mulheres grávidas. Pode ser usado cru, refogado, batido no liquidificador ou em forma de chá. Não exceda o consumo de uma colher de sopa por dia.

3

Cafeína

A cafeína é uma substância vegetal com poder estimulante que aumenta a disposição e a energia, combatendo a fadiga e melhorando a performance de atletas. O consumo em excesso pode provocar insônia, ansiedade ou problemas de estômago, por isso não exceda a três xícaras por dia.

4

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é um dos melhores auxiliares na perda de peso e contribui para diminuir a presença de gordura nas artérias. Pode ser usado para temperar a comida diretamente. Este poderoso estimulante é, no entanto, contraindicado para quem sofre de hemorroida ou gastrite.

5

Chá verde

A presença de catequinas e cafeína no chá verde fazem desta bebida um bom aliado na perda de peso. Este chá ainda contribui para desintoxicar o organismo, combater a retenção de líquidos e prevenir o envelhecimento. No momento da preparação, evite ferver as folhas e deixe em infusão por, no mínimo, 9 minutos para beneficiar das suas propriedades. O seu consumo é contraindicado para quem sofre de hipertensão.

Dica: Se não gostar do sabor amargo do chá verde, pode acrescentar uma fatia de laranja ou um pau de canela.

6

Linhaça

As sementes de linhaça aceleram a queima de gorduras e regularizam o funcionamento intestinal. Este alimento também aumenta as suas defesas e previne o envelhecimento precoce. A linhaça deve ser consumida levemente triturada em saladas de fruta, refeições ou em vitaminas ou sucos. Não exceda o consumo de uma colher de sopa por dia.

7

Óleo de coco extra-virgem

O óleo de coco estimula o metabolismo, reduz o colesterol ruim e regula o funcionamento intestinal. Essa gordura natural potencia a absorção de nutrientes e pode ser alternada com azeite de oliva nas saladas ou nas refeições. Quem sofre de triglicerídeos elevados ou diarreias frequentes deve evitar o consumo do óleo de coco, que não deve exceder as duas colheres de chá por dia.

8

Vinagre de maçã

A acidez do vinagre é semelhante ao efeito da pimenta, beneficiando especialmente a perda de gordura abdominal. O seu efeito termogênico aumenta com um consumo de uma colher de chá de vinagre de maçã duas vezes por dia.

9

Alimentos com Ômega 3

Esta substância é encontrada em peixes e em oleaginosas. O salmão e o atum são boas fontes de Ômega 3, por isso procure incluí-los nas suas refeições. O Ômega 3 melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre células.

10

Água gelada

A água gelada pode funcionar como um poderoso termogênico! Pesquisas indicam que a sua ingestão faz com que o organismo gaste mais energia para elevar a temperatura corporal. Contudo, o efeito é muito leve. Os melhores resultados podem ser alcançados com uma ingestão diária de 8 copos de água gelada por dia, podendo aumentar o gasto calórico até 200 Kcal.

11

Recomendações

  • Quem sofre de hipertireoidismo deve evitar ingerir alimentos termogênicos, pois seu metabolismo já é naturalmente acelerado e o risco de perda de massa muscular é forte.
  • Para saber como evitar as calorias desnecessárias e potenciar o efeito dos alimentos termogênicos, dê uma olhada nesse artigo.
  • Crianças, gestantes, pessoas com problemas de coração, hipertensão, enxaqueca, alergias e úlceras não devem abusar deste tipo de alimentos. Eles podem aumentar a pressão arterial, causar insônia, hipertensão, nervosismo e taquicardia.
  • Não exceda as doses recomendadas. Os alimentos termogênicos podem causar dores de cabeça, insônias, tonturas ou problemas gastrointestinais quando consumidos em excesso.

Veja também: Como cortar o efeito do termogênico - Recomendações sérias!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos termogênicos para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.