Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

A invenção da pílula anticoncepcional foi um dos maiores marcos de libertação sexual da mulher. Atingindo níveis de eficácia de quase 100% quando tomados da maneira correta, os contraceptivos orais ajudam a prevenir uma gravidez indesejada - mas não previnem a transmissão de doenças. Por isso, o uso da camisinha continua sendo importante mesmo que você tome anticoncepcional. Ainda há outro problema: alguns medicamentos podem cortar ou reduzir o efeito da pílula, deixando a mulher exposta a uma gravidez. Para esclarecer, o umCOMO reuniu informações para responder a questão: anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

A resposta para essa pergunta é sim. De acordo com Raquel Rizzi, presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, em entrevista ao Portal Uol[1], os anti-inflamatórios podem cortar o efeito do anticoncepcional devido a maneira como esses medicamentos são metabolizados no organismo.

Como isso é possível?

  • Os anti-inflamatórios e os anticoncepcionais são metabolizados no mesmo órgão: o fígado;
  • O fígado processa o anti-inflamatório primeiro;
  • Como esse procedimento toma conta do fígado, o anticoncepcional é descartado pelo organismo.

No entanto, para saber as interações de determinado medicamento com um anticoncepcional é preciso sempre olhar a bula.

O que corta o efeito do anticoncepcional

Saiba quais são os principais anti-inflamatórios comercializados no mercado e se eles cortam ou não o efeito do anticoncepcional:

Nimesulida corta o efeito do anticoncepcional?

De acordo com o ginecologista Heitor Rodrigues, em resposta ao portal Doctoralia[2], a nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional.

Leitura complementar: Para que serve o Nimesulida

Diclofenaco corta o efeito do anticoncepcional?

Os anticoncepcionais não se encontram na lista de interações medicamentosas da bula do diclofenaco[3]. Por isso, ele não corta o efeito dos contraceptivos orais.

Mais informações em: Como tomar Diclofenaco

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

De acordo com a Dra. Nicole Geovana em resposta ao portal Médico Responde[4], o uso do Ibuprofeno não prejudica em nada os efeitos da pílula anticoncepcional.

Veja também: O que acontece se tomar Ibuprofeno e beber álcool

Torsilax corta o efeito do anticoncepcional?

Segundo a bula do Torsilax[5], esse medicamento não é capaz de cortar os efeitos das pílulas anticoncepcionais. Portanto, fique tranquila caso precise tomá-lo!

Leitura complementar: Como tomar Torsilax

Dipirona corta o efeito do anticoncepcional?

De acordo com informações extraídas da bula da Dipirona[6], não há interação entre esse medicamento e os contraceptivos orais. Por isso, a dipirona não corta o efeito do anticoncepcional.

Como você pode ver, os anti-inflamatórios mais receitados e populares não causam qualquer prejuízo à eficácia dos contraceptivos orais. Na dúvida, sempre leia a bula do medicamento - a informação estará disponível na seção "interações medicamentosas".

Sugestão: Como tomar Dipirona

Diarreia leve corta o efeito do anticoncepcional?

De fato, a diarreia e o vômito (mesmo que leves) cortam o efeito do anticoncepcional caso você tenha tomado a pílula e passado mal até quatro horas depois de ter ministrado o medicamento. Isso ocorre porque a pílula é expulsa do corpo mesmo antes de poder ser metabolizada, ou seja, ela não chega nem a surtir os efeitos esperados no organismo (o que só ocorre totalmente passadas essas quatro horas).

Por isso, caso você tome anticoncepcional e esteja passando por vômitos e diarreias, é importante adotar outros métodos contraceptivos (como a camisinha, por exemplo) para evitar uma gravidez indesejada. Você pode conferir outras informações no nosso artigo sobre o que pode cortar o efeito do anticoncepcional.

Antialérgico corta o efeito do anticoncepcional?

Os antialérgicos mais comuns (como o Polaramine ou Histamin) não cortam o efeito do anticoncepcional. Dessa forma, você pode tomá-los sem medo de ter uma gravidez indesejada. Mas na dúvida é sempre importante ler a bula dos medicamentos. Você pode acessar mais informações em nosso artigo "Antialérgico corta efeito do anticoncepcional?".

Lista de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

Apesar da maioria dos anti-inflamatórios e antialérgicos serem seguros para tomar com anticoncepcional, alguns remédios cortam o efeito da pílula contraceptiva. Por isso, caso você esteja tomando algum deles, é muito importante utilizar um método contraceptivo de barreira, como a camisinha, caso queira manter longe a possibilidade de uma gravidez. Esses medicamentos pertencem às seguintes classes:

Antibióticos

  • Amoxacilina;
  • Ampicilina;
  • Ácido clavulânico;
  • Ciclacilina;
  • Cloranfenicol;
  • Dapsona;
  • Doxicilina;
  • Eritromicina;
  • Metronidazol;
  • Oxacilina,;
  • Rifampincina;
  • Tetraciclina.

Anticonvulsionantes

  • Carbamazepina;
  • Fenobarbital;
  • Fenitoín;
  • Oxcarbazepina;
  • Primidona;
  • Topiramato.

Antifúngicos

  • Griseofulvina

Diuréticos

  • Espironolactona

Alguns chás também cortam o efeito do anticoncepcional, sendo o principal deles o chá de erva de são-joão ou hipérico (também utilizada em medicamentos fitoterápicos para depressão e ansiedade).

Você pode ter acesso a outras informações pertinentes no artigo Quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u984548.shtml
  2. https://www.doctoralia.com.br/medicamento/nimesulida-12709/pergunta/nimesulida-corta-o-efeito-do-anticoncepcional-1353046
  3. https://consultaremedios.com.br/diclofenaco-sodico-cimed/bula
  4. https://medicoresponde.com.br/tag/ibuprofeno/
  5. https://consultaremedios.com.br/torsilax/bula
  6. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9436362013&pIdAnexo=1857552