Partilhar

As bebidas energéticas são saudáveis? - Descubra aqui a resposta!

Por Vanessa Lopes. 6 março 2017

Não, as bebidas energéticas não são saudáveis. Cada vez são mais as marcas que aparecem no mercado oferendo um produto que, segundo dizem, aumenta a sua energia, ativa a sua mente e faz com que se sinta cheio de vitalidade. Mas a que custo? Muitas pessoas consideram que uma bebida energética é, inclusive, saudável e ingerem-na enquanto fazem exercício físico. Um grande erro. As bebidas energéticas não são nada parecidas às isotônicas que são as que realmente os esportistas tomam para repor líquidos e os sais minerais que se podem perder durante o treino. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar por que as bebidas energéticas não são saudáveis mencionando alguns dos problemas de saúde associados o consumo deste produto tão na moda.

Também lhe pode interessar: Quais são as gorduras ruins

O que são exatamente as bebidas energéticas

Se alguma vez se questionou sobre se as bebidas energéticas são saudáveis, a resposta é não. Estas bebidas estimulantes estão feitas com componentes como cafeína, açúcares, água gaseificada e taurina, assim como aditivos que lhe dão um sabor e uma cor concreta. O resultado que se consegue com tudo isto é uma bebida que aumenta a nossa energia (devido ao grande conteúdo em cafeína) e que além disso tem um sabor doce e agradável graças à grande quantidade de aditivos com que está feita.

Embora as campanhas de marketing façam referência a estas bebidas com o apelativo de "energéticas", a verdade é que não nos dão energia, apenas nos estimulam devido à cafeína com a qual estão elaboradas. De fato, desde 2011 que a EFSA (European Food Safety Authority) não permite que os fabricantes indiquem que as suas bebidas são "energéticas", porque não foi comprovado que são capazes de melhorar a memória, a capacidade de reação ou o rendimento.

As bebidas energéticas são saudáveis? - Descubra aqui a resposta! - O que são exatamente as bebidas energéticas

Bebidas energéticas vs bebidas isotônicas

Não podemos confundir as bebidas energéticas com as isotônicas porque não são a mesma coisa. As primeiras, como referimos, estão feitas à base de cafeína ou taurina e outros componentes que estimulam o nosso organismo para estarmos despertos e alertas durante mais tempo.

No entanto, as bebidas isotônicas são aquelas que estão pensadas especialmente para esportistas. Estas também contêm uma grande quantidade de açúcar, no entanto o conteúdo em cafeína não é de todo parecido. Além disso, também não contêm taurina nem outros componentes químicos que nos enchem de toxinas e impedem o correto funcionamento do nosso corpo.

As bebidas isotônicas estão pensadas, sobretudo, para repor os líquidos e sais minerais que se perdem quando treinamos e, por isso, são recomendadas para que as pessoas que praticam esporte de forma habitual possam restaurar a perda de sais.

Bebidas com muito açúcar

Mas, por que as bebidas energéticas não são saudáveis? Há vários motivos que respondem a esta questão e, o primeiro de todos, é que se trata de um produto muito elevado em açúcar. De fato, em algumas destas latas podemos chegar a encontrar até 20 colheres de chá de açúcar, uma quantidade demasiado elevada para o nosso organismo.

Lembramos que o açúcar é um aditivo que pode ser muito prejudicial para a saúde, sobretudo se o consumirmos em excesso. Algumas das condições que podem ser afetadas pelo consumo excessivo de açúcar são: obesidade, diabetes tipo 2, cáries nos dentes, etc. Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe de forma mais detalhada por que faz mal consumir açúcar.

As bebidas energéticas contêm muita cafeína

Outro dos motivos pelos quais as bebidas energéticas não são saudáveis é porque são muito ricas em cafeína, um componente que tomado em excesso, pode prejudicar gravemente a nossa saúde originando situações como as seguintes:

  • Desiquilíbrios na pressão arterial
  • Taquicardias
  • Náuseas ou vômitos
  • Insônia
  • Convulsões

Tenha em conta que apenas uma destas latas de 250 ml costuma ter 100 mg de cafeína, o dobro do que normalmente contêm as bebidas como por exemplo a cola. Embora a cafeína possa ser um componente benéfico tomada de forma muito pontual, a verdade é que quando se excede o seu consumo pode chegar a provocar complicações cardíacas e que acabam afetando também o nosso sistema nervoso.

Neste outro artigo explicamos-lhe como a cafeína afeta o sistema nervoso.

As bebidas energéticas são saudáveis? - Descubra aqui a resposta! - As bebidas energéticas contêm muita cafeína

Perigos do consumo excessivo de bebidas energéticas

Como já vimos, o excesso de açúcares e de cafeína são os dois fatores principais que causam complicações de saúde no nosso organismo. De seguida vamos lhe explicar tudo o que pode acontecer se consumirmos bebidas energéticas de forma habitual, para entender tudo o que pode ser afetado por culpa deste mau hábito.

Aumento de peso

Um dos perigos de tomar bebidas energéticas é sofrermos de sobrepeso ou obesidade. Tenha em conta que o excesso de açúcar no corpo acaba se acumulando como gordura saturada e, por isso, faz com que o nosso corpo vá aumentado de peso de forma gradual. Estas bebias são muito ricas em calorias e muito baixas em nutrientes, pelo que são uma autêntica bomba calórica que dificilmente iremos processar.

Afeta o sistema cardíaco

O consumo excessivo de cafeína afeta de forma direta a saúde cardiovascular fazendo com que a pulsação acelere e que, o nosso coração bombeie sangue de forma mais rápida. Isto pode provocar o aparecimento de palpitações, problemas respiratórios e dor na caixa torácica. O consumo continuado pode inclusive produzir um ataque de coração.

Danos no sistema nervoso

A cafeína também é um componente que altera o estado natural do nosso sistema nervoso fazendo com que apareçam condições como espasmos, tremores, suores, etc. Isto também pode acabar afetando o nosso sono noturno fazendo com que não descansemos de forma profunda ou que possamos sofrer inclusive de insônia por ter tomado um excesso de cafeína. A ansiedade ou irritabilidade também são situações que podem aparecer devido a um desajuste no sistema nervoso.

Pode causar dependência

O açúcar é viciante, de fato, é uma das substâncias mais viciantes que existem na atualidade. E, como já referimos, as bebidas energéticas são muito ricas em açúcar, por isso a longo prazo podem chegar a estabelecer uma relação de dependência com este tipo de produto que, pode inclusive provocar um quadro de ansiedade como o síndrome de abstinência se deixarmos de consumir esse produto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As bebidas energéticas são saudáveis? - Descubra aqui a resposta!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre As bebidas energéticas são saudáveis? - Descubra aqui a resposta!

1 de 3

Voltar ao topo da página