As varizes

As melhores infusões para as varizes

As melhores infusões para as varizes

Uma condição muito desconfortável e que gera grandes incômodos são as varizes, essas veias que se dilatam e se alargam, se convertendo em um verdadeiro tormento para quem sofre com elas. Ainda que saibamos que sua cura definitiva passa pela cirurgia, é sempre possível amenizá-las e reduzir os seus sintomas realizando algumas mudanças em nossos hábitos diários, bem como optar por remédios naturais totalmente inofensivos que ajudem a nos sentirmos melhor. Entre eles, são muito eficientes algumas infusões elaboradas com plantas que contam, especialmente, com excelentes propriedades para melhorar a circulação sanguínea e desinflamar essas veias. Descubra no seguinte artigo de umComo quais são as melhores infusões para as varizes.

Também lhe pode interessar: Os melhores exercícios para as varizes
Passos a seguir:
1

A cavalinha é uma planta com muitas propriedades curativas e, entre elas, encontramos as desinflamantes e as indicadas para melhorar a circulação do fluxo sanguíneo, ambas excelentes para tratar as varizes e reduzir os incômodos que podem causar. Especificamente, pode utilizar esta infusão de duas formas diferentes:

  • Preparar uma infusão fervendo 2 colheres de chá de cavalinha em água e tomar uma xícara ao dia para notar melhorias.
  • Embeber uma gaze esterilizada com a infusão de cavalinha e colocá-la diretamente sobre a zona afetada pelas varizes para desinflamar e reduzir o inchaço.

Tenha em conta que o consumo da cavalinha não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com diabetes tipo 2, com insuficiência cardíaca ou renal, com problemas gástricos ou tensão baixa.

As melhores infusões para as varizes - Passo 1
2

Outra das melhores infusões para as varizes muito reconfortante é a que se prepara com a planta floral arnica. Trata-se de uma planta que favorece a circulação sanguínea, e que de forma tópica proporcionará a você um grande alívio. Pode aplicar compressas umedecidas com uma infusão de arnica diretamente sobre as varizes, ou adquirir em seu lugar óleo de arnica, que também é muito benéfico para melhorar a aparência da pele. Só terá que aplicar umas gotas deste óleo sobre a zona e deixar atuar durante 5 minutos.

As melhores infusões para as varizes - Passo 2
3

O alecrim é uma planta muito apreciada a nível culinário e cosmético, mas também nos oferece muitas propriedades que permitem melhorar nossa saúde em geral. Se as varizes estão provocando peso nas pernas e dolorosas cãibras que impedem você de fazer suas atividades cotidianas com facilidade, a infusão de alecrim pode ser de grande ajuda. Pode prepará-la incluindo uma colher de sopa de alecrim seco em uma xícara de água e tomar uma ou duas vezes ao dia, ou ainda colocar sobre as varizes um emplastro umedecido com a infusão de alecrim. Verá como o alívio é instantâneo.

Evite o consumo desta planta se sofre de problemas gástricos, tem problemas de insônia ou sofre de doenças cerebrais ou epilepsia.

As melhores infusões para as varizes - Passo 3
4

O cipreste tem como principal característica ser um bom remédio natural para tratar diversas doenças ou patologias que afetam o sistema circulatório, e entre elas a inflamação e inchaço das veias. Além de melhorar a circulação, é um grande alívio tomar uma infusão de cipreste, a qual pode preparar fervendo uma colher de sopa de folhas secas de cipreste em um litro de água. Tome uma xícara ao dia e reserve o resto para outras ocasiões.

As melhores infusões para as varizes - Passo 4
5

Finalizamos a lista das melhores infusões para as varizes com a melissa, uma planta com inúmeros usos medicinais e que se destaca por ajudar a desinflamar e combater o peso e a dor nas pernas de forma natural. A melissa também conta com propriedades tranquilizantes, então se os incômodos impedem você de conciliar o sono pela noite, pode tomar uma infusão mesmo antes de ir dormir.

Tenha em conta que esta planta não é aconselhável para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como se estiver tomando medicamentos sedativos.

As melhores infusões para as varizes - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para as varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
leidiane farias
Eu ja fiz e fiquei aplicações,mas depois que passei meu estagio gestacional estou com muitas,as aplicaçoes onde fiz aumentaram muito? o que devo fazer pra diminuir e quero retomar algo pra acabar com essa aparência,muito chato!!
A sua avaliação:
janaina maria figueredo
ótimas dicas, e quais os exercicios??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Pode conferir os melhores exercícios para as varizes aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/os-melhores-exercicios-para-as-varizes-2152.html Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
roseli
gostaria de receber dicas no meu e-mail. Grata, Roseli
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Roseli! Você pode receber a nossa newsletter digitando o seu e-mail no respetivo campo do lado direito da nossa página. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 6
As melhores infusões para as varizes