Partilhar

As melhores infusões para reduzir a barriga inchada

A acumulação de flatulência ou gases no trato gastrointestinal provoca a sensação de estar com a barriga inchada, além de outros incômodos que geram mal-estar no dia a dia. As causas deste inchaço podem ser muitas: comer muito rápido, alimentos que geram flatulência, estresse... por isso, se forem muito comuns você deverá visitar o seu médico para que faça o diagnóstico apropriado. No entanto, em umComo também queremos ajudá-lo e explicamos com detalhes quais são as melhores infusões para reduzir a barriga inchada.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a barriga inchada

Camomila contra a barriga inchada

Apesar de ser talvez o exemplo mais óbvio, não é por isso menos importante. É que as infusões de camomila são as mais usadas para combater a barriga inchada já que esta erva medicinal conta com uma infinidade de propriedades benéficas para o organismo, entre as quais se destaca seu poder como relaxante muscular e anti-inflamatório.

Deste modo, tomar uma infusão de camomila depois das refeições pode ajudar a aliviar os incômodos de uma má digestão, assim como as flatulência ou gases que se acumulam no trato gastrointestinal e que tanto incomodam.

As melhores infusões para reduzir a barriga inchada - Camomila contra a barriga inchada

Gengibre para reduzir o inchaço

Do mesmo modo, o gengibre é uma raiz muito apropriada para todo o tipo de problemas do sistema digestivo e, portanto, também pode aliviar em caso de barriga inchada. Neste caso, entre os benefícios do gengibre destacam-se também suas propriedades carminativas que reduzem a acumulação de gases, que é a culpada do inchaço na barriga.

Por isso você deverá tomar pelo menos duas xícaras diárias de gengibre em infusão para reduzir os sintomas do inchaço. Se não souber muito bem como fazer isso, em umComo explicamos para você, com detalhes, como preparar uma infusão de gengibre. Mas antes de qualquer coisa, saiba que em caso de sofrer de Doença de Crohn ou úlceras gástricas ativas você não deverá tomar remédios naturais à base de gengibre.

As melhores infusões para reduzir a barriga inchada - Gengibre para reduzir o inchaço
Imagem: chadegengibre.com.br

Infusão de folha de louro e canela

Além de ser usado como tempero culinário, a folha de louro é uma planta medicinal com múltiplos benefícios para a saúde e muito eficaz na hora de reduzir diferentes doenças ou problemas. Consequentemente, também são destacáveis suas propriedades favoráveis para o sistema digestivo e, se além disso adicionarmos a canela, estaremos multiplicando de forma exponencial a eficácia deste remédio natural. Neste caso, também são inúmeras as propriedades benéficas da canela para combater o inchaço estomacal.

Quanto à preparação, você só precisa de algumas folhas de louro e alguns paus de canela para fazer a infusão. Sem dúvida, sentirá uma melhoria e as flatulências serão reduzidas rapidamente, mas é preciso evitar a folha de louro e a canela caso sofra de problemas gástricos severos como gastrite e úlceras, assim como as mulheres em gestação ou que estão amamentando.

As melhores infusões para reduzir a barriga inchada - Infusão de folha de louro e canela

O cravo como remédio para a barriga inchada

O cravo-da-Índia é outro remédio natural ao qual pode recorrer para aliviar o inchaço da barriga, assim como também para tratar outras condições digestivas. Esta especiaria também é usada na cozinha para dar sabor ou inclusive como ambientador de geladeira por seu poder para pegar os cheiros.

No entanto, também podemos aproveitar seus benefícios para a saúde humana, seja através de uma infusão preparada com dois ou três cravos-da-Índia em água fervendo, ou através da tintura de cravo que poderá encontrar em lojas naturais ou preparar em casa você mesmo.

No entanto, vale destacar que o cravo-da-Índia é contraindicado em mulheres grávidas ou lactantes, assim como para pessoas que sofrem de úlcera gástrica ou gastrite. Também não deve ser combinado com tratamentos anticoagulantes ou antes de uma operação, sendo sempre recomendável consultar um médico antes.

As melhores infusões para reduzir a barriga inchada - O cravo como remédio para a barriga inchada

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para reduzir a barriga inchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre As melhores infusões para reduzir a barriga inchada

2 comentários
Vera pires
Olá!estou com 12 semanas de gestação,sempre pela tarde minha barriga fica muito inchada,sinto-mal com enjoos ,sinto dores no estômango também,isso é normal?
carla beatriz amaro soares
Parabéns.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carla, muito obrigada valeu :)

Imagem: chadegengibre.com.br
1 de 5

Voltar ao topo da página