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As melhores vitaminas para engordar

As melhores vitaminas para engordar

Ainda que a maioria das pessoas estejam obcecadas com a perda de peso, existe outro grupo que lida com o outro lado da moeda: os que querem ganhar uns quilos, seja porque estão muito magros ou porque querem aumentar ainda mais sua massa muscular por questões esportivas. Ainda que dependa muito do metabolismo de cada um, costuma ser mais fácil perder peso que ganhar, no entanto, é possível consegui-lo com a ajuda da alimentação e exercício que ajudem a atingir o seu objetivo. Se este é seu caso, chegou ao lugar indicado, pois de seguida em umCOMO vamos mostrar para você quais são as melhores vitaminas para engordar e conseguir o corpo que deseja.

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Vitamina A

Dentro das melhores vitaminas para engordar destacamos a A, uma vitamina lipossolúvel, isto é, que se dissolve na gordura corporal antes de ser absorvida pelo organismo. Tem um papel fundamental na regeneração de tecido muscular e na síntese de proteínas, por isso é uma das vitaminas para engordar mais utilizadas no mundo do treinamento físico para formar músculo.

Além disso, é antioxidante e converte a glicose em glicogênio, o que significa que transforma a glicose do corpo em energia. Encontra-se de forma natural em alimentos como as batatas doces, o pimentão vermelho, verduras de folhas verdes, abóboras, cenoura, alface, melão e damascos secos.

Neste outro artigo mostramos para você as contraindicações da vitamina A para saber em que casos não a deve tomar.

Vitamina B

As vitaminas que integram o grupo do complexo B são essenciais para ganhar tônus muscular, por isso recomenda-se o seu consumo para os que procuram ganhar peso. Neste grupo entram:

  • Tiamina (B1): ajuda a metabolizar as proteínas e estimula a produção de hemoglobina. Também ajuda a converter os carboidratos em proteínas. Encontra-se nos pães, massas e arroz integrais, bem como na carne de porco, no fígado bovino, o leite em pó e as sementes comestíveis.
  • Riboflavina (B2): ajuda a metabolizar a glicose e oxida os ácidos graxos. O queijo, os ovos, as ervilhas e o leite contêm.
  • Niacina (B3): é uma das vitaminas responsáveis por converter os alimentos em fonte de energia. Ao ser hidrossolúvel não se armazena no corpo, mas seus excedentes saem do corpo através da urina, por isso é necessário consumi-la com frequência. Encontra-se no peixe, nas carnes magras, nos legumes, nas batatas, leite e ovos.
  • Piridoxina (B6): metaboliza as proteínas, aumenta a produção de energia e o rendimento muscular. Os alimentos enriquecidos e os pães e cereais integrais contêm-na, bem como a manteiga e o arroz.
  • Biotina (B7): metaboliza os carboidratos, as gorduras e os aminoácidos, que são componentes essenciais para as funções vitais e encontram-nas nas proteínas. A levedura de cerveja, o fígado bovino e os cogumelos são fontes desta vitamina.
  • Cianocobalamina (B12): atua no processo de regeneração celular e manutenção de tecido nervoso, aumenta a energia e metaboliza gorduras e carboidratos. Está presente na carne de aves de curral, carnes vermelhas, leite, ovos e fígado bovino.

Quem procura vitaminas para engordar pode encontrar no complexo B uma fonte essencial para consegui-lo, já que, como vimos, têm um papel fundamental na regeneração de tecidos.

Em umCOMO também temos alguns conselhos para saber como engordar de forma saudável para que possa ganhar alguns quilos a mais sem encher seu corpo de gorduras.

Vitamina C

Ao ser a responsável pelo bom funcionamento dos vasos sanguíneos, o consumo de vitamina C é importante para manter os músculos nutridos e oxigenados corretamente, o que vai repercutir em um desenvolvimento e crescimento eficiente.

Os brócolis, o grapefruit, as laranjas, os limões, os kiwis, os morangos e os tomates são boas fontes de vitamina C, bem como as carnes vermelhas e os ovos.

Vitamina D

Níveis ideais de vitamina D estão associados a um aumento do rendimento e da força muscular, essenciais para o treinamento físico. Além disso, ajudam a absorver o cálcio e o fósforo que os ossos e músculos precisam para funcionar de maneira eficiente.

A vitamina D encontra-se nos cereais, peixes gordos e óleo de fígado. A luz solar ajuda a sintetizar esta vitamina, por isso a exposição em horas da manhã favorece o organismo.

Vitamina E

A vitamina E tem um papel fundamental na proteção da membrana celular contra o estresse oxidativo e na regeneração de músculos e tecidos. Também combate a enzima CPK, cujos níveis elevados no organismo podem indicar riscos de ataques cardíacos. Os azeites de oliva, canola, milho e girassol contêm esta vitamina, bem como os abacates, amêndoas, azeitonas e gérmen de trigo, por isso costuma ser utilizada em quem quer ganhar peso.

O consumo de vitaminas para engordar (seja aumentando a ingestão dos alimentos que as contêm ou através de suplementos) deve ser feita seguindo as indicações de um médico especializado. O ideal é pesquisar primeiro a origem da magreza e depois atuar em função disso, acompanhando de um plano de alimentação e treinamento que contemple exercícios para o aumento da massa muscular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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