Partilhar

As melhores vitaminas para grávidas

Por Sara Viega. Atualizado: 29 novembro 2017
As melhores vitaminas para grávidas

As vitaminas são importantes não só para a mãe, mas também para garantir que as necessidades nutricionais do bebê sejam cobertas adequadamente. Por esse motivo é necessário estabelecer uma dieta bem equilibrada que inclua todos os nutrientes necessários. Isso ajudará a que o bebê se forme saudável e forte.

No entanto, é difícil obter todas os nutrientes necessários através da dieta, por isso durante a gestação recomenda-se o consumo de vitaminas pré-natais que possam trazer ao feto os nutrientes que precisa. Mas sabe quais são as mais importantes? Em umComo.com.br explicamos para você quais são as melhores vitaminas para grávidas.

Também lhe pode interessar: As melhores frutas para grávidas

Vitamina B9 ou ácido fólico, indispensável na gestação

A vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, é praticamente a vitamina mais importante de todas. Recomenda-se consumir cerca de 400 mg deste nutriente, todos os dias pelo menos durante as 12 primeiras semanas de gravidez, apesar de algumas pessoas tomarem durante todo o período de gestação.

Para que tenha uma ideia, um consumo de ácido fólico correto e suficiente ajuda na prevenção de problemas de coluna, prevenindo casos como o de espinha bífida. Um bebê com espinha bífida poderia acabar com paralisia, atraso mental ou outras patologias graves.

Podemos encontrar a vitamina B9 em:

  • Suplementos vitamínicos pré-natais.
  • Verduras de folhas verdes, como o espinafre ou o brócolis.
  • Frutas cítricas.
  • Nozes.

No nosso artigo para que serve o ácido fólico explicamos a você, com detalhes, a importância deste nutriente.

As melhores vitaminas para grávidas - Vitamina B9 ou ácido fólico, indispensável na gestação

Vitamina D e cálcio: básicos para a formação óssea

A vitamina D e o cálcio trabalham em conjunto, visto que o bebê dentro do útero materno deve formar os seus ossos e é por isso que precisa do cálcio materno para isso, além da vitamina D para a sua posterior absorção. As mulheres grávidas devem aumentar a ingestão deste mineral, caso contrário, terão perda óssea. Alguns alimentos ricos em cálcio são:

  • Verduras de folhas verdes como acelga, espinafre ou brócolis.
  • Pão.
  • Lácteos e derivados.
  • Leite de soja.

Como já dissemos, a vitamina D ajuda a absorver o cálcio e também a regular os níveis de fosfato no corpo da grávida. Também ajuda na formação dos dentes e gengivas do bebê. Podemos obter vitamina D através de:

  • Peixe.
  • Ovos fritos.
  • Leite.
  • Tomando pelo menos 2 horas de sol por dia.

Veja também: Grávida pode tomar sol?

As melhores vitaminas para grávidas - Vitamina D e cálcio: básicos para a formação óssea

Vitamina C e ferro para um organismo forte

De novo, é a ação conjunta de uma vitamina e um mineral que trazem infinitos benefícios à futura mamãe e ao bebê. O ferro é um dos minerais que a mamãe mais precisa para um bom desenvolvimento da gravidez, pois um consumo suficiente de ferro:

  • Previne a anemia.
  • Melhora a produção de hemoglobina.
  • Melhora a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio, tanto na mãe como no filho.
  • Reduz as probabilidades de um parto prematuro.
  • Reduz as possibilidades de que o bebê tenha pouco peso ao nascer.

Encontramos o ferro em:

  • Suplementos vitamínicos pré-natais.
  • Espinafre e/ou ervilhas.
  • Cereais fortificados.
  • Carne magra.
  • Frutas.

A vitamina C ou ácido ascórbico é a responsável por ajudar as mulheres grávidas a absorver todos os nutrientes que ingerem, neste caso, a absorver o ferro necessário dos alimentos. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante e um ótimo aliado para manter um sistema imunológico forte e disposto a lutar contra vírus e infecções. Este nutriente também protege as mulheres grávidas dos efeitos nocivos das toxinas. Encontramos a vitamina C em:

  • Frutas cítricas como kiwi, morango, laranja, limão ou mexerica.
  • Tomates.
  • Ervas selecionadas como coentro, cebolinha verde, tomilho ou manjericão.
  • Verduras de folhas verdes.
As melhores vitaminas para grávidas - Vitamina C e ferro para um organismo forte

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores vitaminas para grávidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre As melhores vitaminas para grávidas

As melhores vitaminas para grávidas
1 de 4
As melhores vitaminas para grávidas

Voltar ao topo da página