Partilhar

As melhores vitaminas para os olhos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
As melhores vitaminas para os olhos

Uma dieta com importantes carências nutricionais, além de ser prejudicial para o organismo no geral, também tem efeitos muito negativos sobre a saúde ocular. É que a falta de certas vitaminas e nutrientes na dieta diária pode aumentar o risco de sofrer de certas doenças oculares como cataratas, degeneração macular, perda de visão, fadiga visual, entre outras. Continue lendo este artigo de umComo para saber quais são as melhores vitaminas para os olhos e não hesite em incluir os alimentos que mostramos a você na sua dieta habitual para manter os seus olhos saudáveis e prevenir o aparecimento de problemas de visão.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os olhos cansados

Vitamina A

Sem dúvida que, entre as melhores vitaminas para os olhos encontramos a vitamina A. Este nutriente é muito benéfico pela sua capacidade antioxidante, o que ajuda a proteger o organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular, e por criar fotorreceptores na retina que tornam possível que os olhos se mantenham saudáveis e em perfeito estado.

Além disso, a falta desta vitamina ou a sua deficiência pode implicar na secura nos olhos, inflamação de pálpebras, redução da visão e úlcera nas córneas. É também uma perfeita aliada para prevenir a degeneração macular e as cataratas.

Pode encontrar grandes quantidades de vitamina A em alimentos como a cenoura, a abóbora, os vegetais de folha verde, o fígado, o damasco, a manga, o melão, o tomate, etc.

As melhores vitaminas para os olhos - Vitamina A

Vitamina B2

A vitamina B2 ou riboflavina é outro dos nutrientes que não deve faltar na dieta para manter uma vista saudável e evitar danos ou doenças oculares. Especificamente, é excelente para manter a umidade da superfície dos olhos, favorecer a posição da córnea e proteger a vista de doenças degenerativas como a catarata. As deficiências de vitaminas do complexo B podem contribuir para um aumento da sensibilidade à luz e à inflamação ocular.

Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como os laticínios, as verduras, a carne de boi, porco ou cordeiro, o gérmen de trigo, cereais integrais, levedura de cerveja e frutas como o abacate.

As melhores vitaminas para os olhos - Vitamina B2

Vitamina C

A vitamina C é um dos melhores antioxidantes que podemos oferecer ao nosso organismo, ideal para garantir a sua saúde e mantê-lo protegido perante o envelhecimento celular e certas doenças. No caso da vista, é muito necessária para proporcionar aos olhos os nutrientes que precisam para se manterem saudáveis e impedir a degeneração macular. Por este motivo, confirmou-se que a vitamina C ajuda a reduzir o risco de ter catarata.

Especialmente, a vitamina C está presente em alimentos como as frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, toranja), kiwi, morango, as verduras de folha verde, tomates, pimentões, etc.

As melhores vitaminas para os olhos - Vitamina C

Vitamina E

Além da vitamina C, outro importante antioxidante essencial para proteger a saúde ocular é a vitamina E. Sua capacidade de contribuir na proteção das células frente ao estresse oxidativo faz com que seja perfeita para prevenir doenças oculares como a catarata e a degeneração macular. E não é só isso, também favorece a saúde dos músculos oculares e ajuda a prevenir problemas de visão borrada e distorcida.

As melhores fontes alimentares de vitamina E são os óleos vegetais, os vegetais de folha verde, os frutos secos, a gema do ovo, o fígado, frutas como o kiwi, o abacate, a manga, as ameixas e o coco, e cereais como o trigo, a aveia, o arroz e o centeio.

As melhores vitaminas para os olhos - Vitamina E

Luteína

Além destas vitaminas para os olhos, há um nutriente chamado luteína que também é indispensável para usufruir de uma vista saudável. Pertence ao grupo dos carotenoides e tem um grande efeito antioxidante muito importante para prevenir o envelhecimento ocular e combater problemas de visão relacionados com a idade, como podem ser a catarata e a degeneração macular.

A luteína pode ser obtida consumindo alimentos como repolho, espinafre, brócolis, alface e gema do ovo.

Também não deveriam faltar em sua dieta minerais e nutrientes como o zinco, o selênio e o ômega 3, pois todos eles são indispensáveis para o desempenho das funções visuais.

As melhores vitaminas para os olhos - Luteína

Mais recomendações para uma vista saudável

Se quer proteger os seus olhos e ter uma vista excelente, não basta apenas prestar atenção na alimentação diária, também é importante que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Manter a pressão arterial controlada para evitar danos importantes nos vasos sanguíneos da retina.
  • Beber água em abundância durante o dia.
  • Proteger os olhos dos raios UV com o uso de óculos de sol.
  • Reduzir a tensão diária dos olhos dormindo o tempo suficiente todos os dias (entre 7 e 8 horas), descansar a vista cada 20 minutos no caso de estar de frente para uma tela, utilizar luzes tênues para ler, ver televisão, etc.
  • Realizar exercícios oculares para prevenir a fadiga visual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores vitaminas para os olhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre As melhores vitaminas para os olhos

As melhores vitaminas para os olhos
1 de 6
As melhores vitaminas para os olhos

Voltar ao topo da página