Partilhar

As propriedades medicinais da amêndoa

As propriedades medicinais da amêndoa

As amêndoas são portadoras de altos níveis de ácidos gordos insaturados, que compreendem 93% do total de gordura que trazem. O mais importante é o ácido oleico. O seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol "ruim" ou LDL, que por sua vez aumenta o colesterol "bom" ou HDL. Sendo um alimento de origem vegetal não contém colesterol.

Passos a seguir:
1

Pelo seu conteúdo em vitamina E, a amêndoa proporciona uma dose extra de antioxidantes e tem um papel importante na prevenção de doenças cardíacas e de cancro. A amêndoa é a fruta seca com mais conteúdo em fibra, que é importante para facilitar e regular o trânsito intestinal e evitar assim a prisão de ventre e para prevenir as doenças cardiovasculares.

2

Esta é especialmente indicada para pessoas com o colesterol alto, que sofrem de condições ósseas ou de coração.

3

Desde os tempos antigos que são utilizadas diferentes partes da amêndoa como, antitussígenos, hepatoprotetor e hipotensor, entre outros. As suas principais propriedades são as emolientes dermatológicas, laxantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-espasmódicas.

4

O leite e o óleo de amêndoas também foram usados historicamente, como aplicação externa, para curar a pele. Na medicina o óleo de amêndoas usa-se para o tratamento de dermatite, psoríase, pele seca, queimaduras superficiais e para a prisão de ventre.

5

O óleo de variante amarga é anti-espasmódico em pequenas doses, mas deverá tomar-se sempre sob prescrição médica devido à toxicidade da planta. Também se diz que em algumas culturas a amêndoa é afrodisíaca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As propriedades medicinais da amêndoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Tem um valor energético muito elevado e pode produzir um aumento de peso, uma vez que 100 gr. de amêndoas contêm 612 calorias.

Escrever comentário sobre As propriedades medicinais da amêndoa

2 comentários
A sua avaliação:
José Moreira
Penso ser de grande utilidade, todas as vossas receitas e conselhos.
renato
Eu queria saber das vitaminas da castanha que tem dentro da amêndoa.

As propriedades medicinais da amêndoa
As propriedades medicinais da amêndoa

Voltar ao topo da página