Partilhar

Beber muita água faz mal?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Beber muita água faz mal?
Imagem: enforma.salud180.com

A água é fundamental para o bom funcionamento de nosso corpo, conseguindo manter-nos hidratados e favorecendo o ótimo funcionamento de órgãos como os rins, os pulmões ou o estômago. Mas o que acontece se nos excedermos em sua ingestão? À primeira vista podemos pensar que nada, já que no final a água não tem efeitos nocivos, ou tem? Se alguma vez você se perguntou se beber muita água faz mal, continue lendo, porque em umComo.com.br vamos esclarecer.

Também lhe pode interessar: Faz mal beber água enquanto come?
Passos a seguir:
1

Entre 65% e 75% de nosso peso é água, e este líquido é essencial para o adequado funcionamento dos órgãos de nosso corpo. A água é necessária para que nosso organismo realize processos como a respiração, a digestão ou a eliminação de toxinas.

Ninguém questiona sua importância, mas o que acontece se nos excedermos?

2

Primeiro é importante esclarecer o quanto é normal beber ao dia. O normal para uma pessoa saudável com atividade física normal é entre um litro e meio e dois litros ao dia. Aquelas pessoas esportistas, que realizam trabalhos muito físicos, que suam muito diariamente ou que trabalham sob o sol ou em meios onde há muito calor, devem ingerir um pouco mais desta quantidade para repor a água que seu corpo perde.

Se ingere menos destas quantidades, deverá aprender a beber mais água diariamente para prevenir danos em seus rins e em outros órgãos.

3

Se em vez de consumir pouca água você se excede na sua ingestão, poderá também originar graves danos à sua saúde, pois o excesso de líquido traduz-se em uma maior quantidade de urina eliminada e em mais trabalho por parte dos rins. Além disso, os minerais como o sódio e o potássio se diluem de forma mais rápida no sangue, originando diferentes problemas de saúde.

Se você bebe muita água pode sofrer de:

  • Dano renal devido ao excesso de trabalho dos rins para eliminar o líquido que o corpo não precisa.
  • Problemas com o ritmo cardíaco devido à falta de minerais como o potássio ou o magnésio.
  • Cãibras nos músculos por falta de minerais.
  • Alterações no nível de eletrólitos do corpo.
  • Alterações na composição do sangue.
  • Danos cerebrais devido à ausência de sódio.
  • Perda da agilidade mental, sonolência, alucinações e, em alguns casos, convulsões.
4

Diante da pergunta se é ruim beber muita água, a resposta é afirmativa. Ao exceder a ingestão de líquido pomos nosso corpo ao limite e causamos a eliminação de importantes minerais através da urina, o que pode nos levar a sofrer de graves problemas de saúde.

Como bem reza a sabedoria popular, nada em excesso é bom. Por isso, o melhor é consumir a quantidade de líquido necessária segundo suas atividades diárias e beber quando tiver sede, deste modo se manterá saudável e em perfeito estado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Beber muita água faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Beber muita água faz mal?

Beber muita água faz mal?
Imagem: enforma.salud180.com
Beber muita água faz mal?

Voltar ao topo da página