Partilhar

Benefícios da batata doce na musculação

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da batata doce na musculação

A batata doce é o alimento "bomba" para os praticantes de alta competição, e até mesmo para quem pretende perder peso. Altamente nutritiva e com um baixo teor glicêmico, a sua energia é liberada ao longo do tempo ajudando a saciedade, a recuperação muscular e à boa disposição física e mental. Para saber quais são os benefícios da batata doce na musculação continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da batata doce
Passos a seguir:
1

A batata doce é um alimento muito recomendado para os atletas de competição, para quem pretende perder peso ou mesmo para ganhar músculo. Tudo depende da vontade da pessoa.

Sendo um alimento rico em fibras e um carboidrato de baixo índice glicêmico a sua digestão é lenta, mas isso permite um maior controle da energia corporal, maior sensação de saciedade e menor ingestão de gordura, evitando comer demasiado e com isso armazenar gordura.

2

Quando exercita fica tendo problemas com cãibras? Pois é, a batata doce ajuda a evitar essas dores do esforço muscular. Contém potássio que ajuda na recuperação do músculo, tem ferro e fósforo que ajudam na formação de colagênio (proteína) e previne anemia, além de vitamina A e C, e também vitaminas do complexo B. Por isso tem propriedades antioxidantes, imunitárias e que ajudam na manutenção da nossa saúde física e mental.

Depois de lavar bem e limpar, você pode comer a batata doce: assada, cozida, grelhada, em tarte, em purê, etc. No entanto, é aconselhado que coma a batata cozinhada a vapor ou assada, ou se preferir cozida no ponto pois ajuda a prevenir que os nutrientes e as suas propriedades sejam danificadas.

Benefícios da batata doce na musculação - Passo 2
3

Para aqueles que pretendem fazer hipertrofia (ganho brutal de músculo), a batata doce é um excelente complemento das carnes magras, do atum ou do ovo, isso porque existe um consenso de que é mais difícil ganhar músculo sem a presença de um carboidrato. Como tem pouca caloria e é um alimento de baixo índice glicêmico, a batata doce fornece energia e saciedade, dando força ao músculos, maior capacidade de oxigenação e forrando o estômago, o ideal para quem gosta de abusar na malhação principalmente com pesos. A sua ingestão deve ser feita uma a duas horas antes do treino. Também pode ser consumida após porque o seu corpo não vai liberar muita insulina, logo não vai acumular gordura, e porque devido ao potássio e aos carotenoides os músculos recuperam mais facilmente assim como sua boa disposição.

4

Se apenas quiser perder uma gordurinha acumulada, a batata doce também resulta. Embora tenha um pouco mais de calorias que a batata normal (86 em cada 100 gr contra contra 77 da batata normal) ela é um carboidrato complexo de absorção lenta: menos açúcar liberado no sangue, logo mais gordura queimada. Como é rica em fibras consegue controlar melhor o apetite, ajuda na digestão e reduz o colesterol. Tudo isso numa hortaliça que se encontra em qualquer supermercado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da batata doce na musculação, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios da batata doce na musculação

Benefícios da batata doce na musculação
1 de 4
Benefícios da batata doce na musculação

Voltar ao topo da página