Benefícios da cebola roxa para a saúde - saúde, pele e cabelo perfeitos

Benefícios da cebola roxa para a saúde - saúde, pele e cabelo perfeitos

A cebola roxa é um alimento muito utilizado na culinária ocidental, além de possuir muitos benefícios para a saúde. Esse vegetal, que compõe a base da gastronomia de diversas civilizações e culturas, pode ser talvez a salvação para diversos problemas da saúde, além de aumentar a sua qualidade de vida de maneira significativa. Com os usos corretos e aplicações adequadas, a cebola roxa pode ser um santo remédio para grande parte do seu organismo. Nesse artigo do umCOMO, iremos dissecar e te apresentar os benefícios da cebola roxa para a saúde, tal como iremos explicar suas utilizações mais assertivas. Continue lendo e conheça os motivos que irão fazer você incluir mais cebola roxa na sua dieta!

Nutrientes e vitaminas da cebola roxa

A cebola roxa tem, como a grande maioria dos alimentos in natura, muitos benefícios e qualidades para a saúde. Com grandes quantidades de nutrientes, ela pode ser uma boa alternativa para aqueles que possuem alguma deficiência nutricional ou mesmo que apenas desejam consertar uma alimentação incorreta. Portanto, segue agora uma lista dos principais nutrientes, vitaminas e proteínas que estão presentes na cebola roxa:

  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo b: B1, a tiamina. B2, a riboflavina e a B3, que é a niacina.
  • Vitamina C (ácido ascórbico)
  • Ferro
  • Cálcio
  • Potássio
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Enxofre
  • Flavonóides

Mas o que isso significa?

A vitamina A tem grandes benefícios para a pele, para o sistema reprodutivo e para o sistema imunológico. As vitaminas do complexo B presentes na cebola roxa ajudam o funcionamento do sistema nervoso central e circulatório, além de reduzirem o colesterol e os triglicérides. A vitamina C ajuda na recomposição dos glóbulos brancos e do sistema imunológico também. Além disso, Ferro ajuda na prevenção de anemia, Cálcio tem alto poder de fortalecimento dos ossos, Potássio fortalece os músculos e Magnésio é ótimo para o sistema cardiovascular. O Fósforo traz também é muito benéfico para fortalecimento dos ossos e dentes e o enxofre é ótimo para tratamentos capilares. Por último, mas com a igual importância, os flavonoides são importantes antioxidantes, ou seja, são responsáveis por retardar o envelhecimento e diminuir as possibilidades de rugas, marcas de expressão e similares.

Se deseja saber mais, leia também o artigo Quais são os benefícios da cebola, repleto de dicas e informações sobre as cebolas no geral.

Cebola roxa para pele

A cebola roxa traz também diversos benefícios para a pele, sem contar aqueles já supracitados para quase todos os sistemas do nosso organismo. No entanto, seu aplicamento tópico no rosto pode ser remédio para o melasma e para diversos tipos de manchas que podem acabar aparecendo no seu tecido dermatológico. É uma simples receita que combina a cabelo roxa e o vinagre de maçã.

Receita de cebola roxa para pele

A receita é composta de uma cebola batida no liquidificador. Após alguns minutos, pegue este creme de cebola e coe, em busca apenas do seu sumo. Adicione a este sumo apenas um copo de vinagre, bata novamente no liquidificador para garantir homogeneidade à mistura e aplique nas manchas diariamente com auxílio de um algodão. O tempo médio de melhora pode variar entre dois a sete meses, dependendo do tamanho e intensidade das manchas.

Cebola roxa para cabelo

A cebola pode também garantir um grande benefício para o couro cabeludo, garantindo redução de queda, maior crescimento dos fios, melhora da caspa e também o engrossamento dos fios, garantindo volume e vida para suas madeixas.

Para conseguir um efeito ótimo com cebola roxa para cabelos, busque colocar uma cebola no liquidificador e depois coar esse suco concentrado que você acabou de fazer. Logo, com um pincel, passe esse sumo concentrado de cebola ao longo de todo o couro cabeludo e deixe por um período de meia hora em sua cabeça. Durante essa meia hora, cubra o cabelo com um saco plástico ou um papel alumínio. Posteriormente, lave o cabelo duas vezes para que não fique com cheiro de cebola no seu cabelo.

Cebola roxa com alho e mel

Se você deseja combinar os benefícios da cebola roxa com outros alimentos para aumentar a capacidade do seu sistema imunológico contra as doenças, a combinação entre cebola roxa, alho e mel vai ser perfeita. Ótima para gripes e resfriados, a mistura do sumo de cebola roxa com alho e mel não tem o mais delicioso dos sabores, mas é uma pancada no vírus da gripe e um ânimo forte para a sua saúde.

Leia também:

  • Benefícios da mostarda para a saúde
  • Quais os benefícios do alface para a saúde
  • Benefícios da sardinha para a saude

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da cebola roxa para a saúde - saúde, pele e cabelo perfeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.