Partilhar

Benefícios da cerveja para a saúde

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da cerveja para a saúde

A cerveja é uma bebida alcoólica muito comum em grande parte do mundo e, apesar de possuir álcool e ter que ser consumida de forma responsável possui muitos benefícios para o corpo humano. É importante referir que não estamos apenas perante uma bebida alcoólica, mas também uma bebida fermentada. Isto quer dizer que a elaboração da cerveja precisa do crescimento e atividade de leveduras. A cerveja obtém-se do trigo ou cevada, estes cereais contêm carboidratos complexos, que depois se transformam em açúcares simples e finalmente produzem álcool, tudo isso graças à ação das leveduras. Inúmeros estudos científicos confirmaram que se trata de uma bebida vantajosa para a saúde, sempre que não se abuse dela. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os benefícios da cerveja para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios da sardinha para a saúde
Passos a seguir:
1

Uma das principais propriedades da cerveja é o seu efeito antioxidante proveniente do malte e do lúpulo, isto quer dizer que esta bebida aumenta a capacidade do organismo para atrasar o envelhecimento celular.

Além disso, possui um alto conteúdo em vitaminas do complexo B. Estas vitaminas são muito importantes para a alimentação, uma vez que aceleram o metabolismo e são imprescindíveis para que organismo possa assimilar adequadamente todos os nutrientes que obtemos da alimentação. Além disso, a presença destas vitaminas ajuda a prevenir que os hidratos de carbono sejam transformados em gordura para a sua posterior reserva no nosso corpo.

2

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a cerveja não engorda. Diversos estudos contrariaram o falso mito da "barriga de cerveja", pois o consumo moderado de cerveja corresponde a apenas 4% das calorias totais da dieta dos homens e cerca de 3% da dieta das mulheres.

Benefícios da cerveja para a saúde - Passo 2
3

Vários estudos científicos demonstraram que o consumo moderado de cerja diminui o risco de sofrer de doenças cardiovasculares e previne os problemas de coração como infartos de miocárdio ou acidentes cerebrovasculares, assim como também evita os níveis de pressão alta. Vale referir que também se afirma que a cerveja pode ser benéfica para evitar doenças do cérebro ou demências como o Alzheimer.

A cerveja contém polifenóis, um tipo de antioxidantes que além de combater a ação dos radicais livres possuem uma ligeira atividade anti-inflamatória, por este motivo o consumo moderado de cereja previne acidentes vasculares e arteriais, uma vez que diminui o colesterol (aumentando os níveis de colesterol bom) e a pressão arterial. E tem mais, pois também nos ajuda a combater a diabetes.

4

Os benefícios da cerveja não acabam aqui, esta bebida consegue facilitar a digestão porque estimula as enzimas digestivas, assim como também é capaz de estimular o apetite graças ao lúpulo, um ingrediente que apenas se encontra na cerveja cujo sabor amargo estimula a fome.

Benefícios da cerveja para a saúde - Passo 4
5

Se a compararmos com grandes quantidades de fruta e hortaliças, o conteúdo em potássio que a cerveja nos oferece não é elevado, mas é verdade que esta bebida fermentada possui uma alta quantidade de potássio em comparação com a quantidade de sódio. Esta proporção entre ambos os nutrientes dá-lhe um efeito diurético, o que implica uma maior eliminação renal de líquidos e uma maior depuração do nosso organismo. No entanto, quando falamos de cerveja com álcool este efeito diurético fica potenciado pela presença do próprio álcool, uma vez que este inibe a hormona antidiurética, que é aquela que evita a eliminação excessiva de líquidos, por isso neste caso o consumo com moderação é muito importante.

Ao mesmo tempo, graças ao seu alto conteúdo em magnésio e potássio, ajudará a prevenir a formação de cálculos renais ou pedras no rim.

6

Além disso, a cerveja tem um alto valor de nutrientes com as vitaminas do grupo B, fósforo, proteínas, carboidratos, sais, ácido fólico... A cerveja contém mais de 30 minerais, a maioria destes encontram-se na cevada maltada.

Benefícios da cerveja para a saúde - Passo 6
7

Podemos dizer também que se trata de uma bebida de baixo teor alcoólico, uma vez que comparada com outras o álcool que a cerveja contém é muito menor, embora não deixe de ser álcool e seja necessário beber com moderação, e também se pode tomar na sua versão sem álcool. Esta bebida também conta com propriedades benéficas para a saúde, tal como lhe explicamos neste artigo sobre os benefícios da cerveja sem álcool.

8

A primeira coisa que nos chama a atenção sobre os benefícios da cerveja pela sua composição nutricional é o seu alto conteúdo em vitaminas e minerais, por este motivo a cerveja é considerada como a melhor bebida isotônica.

O termo isotônico significa que mantém a mesma concentração no ambiente externo e interno da célula. As bebidas isotônicas são aquelas que favorecem a hidratação e reposição de eletrólitos, uma vez que contêm uma grande quantidade de água, minerais e hidratos de carbono, requisitos que a cerveja cumpre.

Devido ao seu conteúdo em potássio, magnésio e cálcio, a cerveja alimenta diretamente os nossos músculos, uma vez que estes minerais são essenciais para uma adequada contração e relaxamento muscular, por isso esta bebida considerada isotônica é útil na recuperação dos esportistas.

Benefícios da cerveja para a saúde - Passo 8
9

Alguns estudos demonstraram que o consumo moderado de cerveja aumenta a nossa resposta imune perante agentes infecciosos, uma vez que aumenta os níveis de determinados leucócitos ou glóbulos brancos, as células do nosso sistema de defesas.

10

Algumas pessoas podem se questionar se os benefícios da cerveja são aplicáveis à cerveja com ou sem álcool. Chegados a este ponto é necessário dizer que o consumo moderado de cerveja com álcool não está relacionado com a popular "barriga de cerveja", fato que é devido a outros fatores como o sedentarismo ou os maus hábitos alimentares.

A verdade é que o álcool tem mais calorias, além de se tratarem de calorias vazias pois trazem qualquer nutrientes, neste caso em concreto os nutrientes que se conseguem são devidos à própria elaboração da cerveja e aos ingredientes utilizados.

Por isso, no caso de seguir uma dieta hipocalórica recomenda-se a cerveja sem álcool, uma vez que o conteúdo em calorias é baixo.

Em outras situações como gravidez, lactação ou doença hepática também é necessário recorrer à cerveja sem álcool ou zero.

No entanto, se quiser aproveitar todas as propriedades da cerveja e a beber com moderação, poderá ingerir tranquilamente cerveja com álcool, mas sempre com moderação e no contexto de uma dieta saudável e equilibrada, uma vez que o álcool é metabolizado pelo fígado e em grandes quantidades pode ser prejudicial para este órgão importante.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da cerveja para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios da cerveja para a saúde

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
isaac chaves
Muito bom obrigado pelas as dicas!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Isaac, obrigada nós pela visita e comentário, valeu :)

Benefícios da cerveja para a saúde
1 de 5
Benefícios da cerveja para a saúde

Voltar ao topo da página