Partilhar

Benefícios da hidroginástica para gestantes

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: ligadanasdicas.com

São vários os benefícios da hidroginástica para gestantes e, por isso, é uma das atividades físicas mais recomendadas às mulheres ao longo da gravidez. Se você quer saber por que esse exercício faz bem, veja o que o umComo.com.br tem para dizer sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: 8 exercícios de yoga para gestantes

Por que fazer hidroginástica na gravidez

As atividades físicas são importantes para a saúde durante as mais diversas fases da vida, inclusive, ao longo da gestação. Nesse momento, entretanto, é preciso saber quais são os exercícios mais seguros, quais não vão forçar o organismo que está passando por mudanças. Nesse sentido, as atividades mais indicadas são as que ajudam o corpo a se adaptar às mudanças pelas quais está passando, como é o caso da hidroginástica.

Os movimentos dentro da água são facilitados, já que ao estar nela o peso do corpo é reduzido pela metade, assim, a pressão sobre as articulações é menor. Uma vez que a mulher, ao estar grávida, ganha um peso extra para carregar, que se concentra na região abdominal, será possível fazer os exercícios aeróbicos, comuns na hidroginástica, sem que sinta todo o peso do seu corpo.

Além de ser uma atividade que permite à gestante se exercitar sem causar danos às suas articulações, a hidroginástica ajuda a aliviar as dores na coluna, comuns durante a gravidez, uma vez que as aulas fazem com que a pressão sobre a coluna seja menor. Outro dos benefícios da hidroginástica para gestantes é que reduz a prisão de ventre, pois a atividade estimula o movimento intestinal, que é prejudicado ao longo dos nove meses.

Benefícios da hidroginástica para gestantes - Por que fazer hidroginástica na gravidez
Imagem: momjunction.com

Outras vantagens da hidroginástica para gestantes

Como qualquer exercício físico, a hidroginástica aumenta a energia de quem a pratica, confere bem estar, reduzindo o estresse e a ansiedade, ajuda no humor e na qualidade do sono, além de evitar o ganho de peso em excesso. Se a gestante realizar a atividade com os cuidados indicados conforme a sua situação, terá todos esses benefícios. Por isso, é aconselhável que na hora de iniciar as aulas, busque um local que ofereça aulas específicas a grávidas.

As aulas para esse público restringem um pouco os movimentos, não sendo incluídos aqueles que comprimem o estômago e pressionem a região abdominal. Os saltos também devem ser evitados. Entre os benefícios da hidroginástica para gestantes está ainda a diminuição dos inchaços que acompanham a gravidez e que acometem geralmente as pernas, tornozelos e joelhos. Isso acontece uma vez que a pressão da água ajuda a devolver o líquido do tecido para as veias, de onde segue para os rins e, dessa forma, é possível eliminá-los.

Por causa disso, a hidroginástica também previne o aparecimento de varizes e colabora com a saúde do coração e do sistema circulatório. A atividade reduz ainda o risco de diabetes gestacional, bem como de sofrer acidentes, como quedas e ferimentos, uma vez que estará com o seu corpo melhor preparado para os movimentos do dia a dia, conferindo maior resistência e flexibilidade. A hidroginástica colabora, inclusive, para que a mulher sinta menos dores na hora do parto.

Benefícios da hidroginástica para gestantes - Outras vantagens da hidroginástica para gestantes
Imagem: somosperfeitas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da hidroginástica para gestantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Benefícios da hidroginástica para gestantes

Imagem: ligadanasdicas.com
Imagem: momjunction.com
Imagem: somosperfeitas.com.br
1 de 3

Voltar ao topo da página