Partilhar

Benefícios da maçã

Benefícios da maçã

Há plantas que parecem estar predestinadas a ser protagonistas, ou pelo menos figuras destacadas de episódios legendários ou históricos. Tal coisa ocorre com a maçã, fruto da macieira, uma bonita árvore que cresce nas regiões temperadas do globo e pode viver em zonas frias, pois suporta temperaturas de 30 graus abaixo de zero. Neste artigo explicamos-lhe quais são os benefícios da maçã, as suas virtudes e as suas qualidades como fruta.

Também lhe pode interessar: Os benefícios da maca peruana

Componentes da maçã

A maçã madura contém: glucose, sacarose, albumina, tanino, pectina, ácido cítrico e ácido málico; sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, potássio; vitaminas B, C, PP. Um dos componentes mais destacados da maçã é a Pectina: Atua como uma fibra solúvel. Ajuda no desaparecimento do colesterol e é uma boa arma contra os diabetes.

Benefícios para a saúde da maçã

A maçã, além de numerosas propriedades curativas: é um ótimo digestivo. A maçã cozida ajuda a combater a acidez do estômago. A maçã cozida com um pouco de vinho e açúcar atua como laxante e refrescante para o corpo. Quando está cansado, basta comer uma maçã para recuperar energias, devido ao seu alto conteúdo de fósforo e à sua propriedade de ser assimilada em muito pouco tempo. O uso frequente da maçã mantém os dentes saudáveis, a frescura da pele e, como se tudo fosse pouco, ainda fortalece a memória.

A longa vida da maçã

A maçã é a espécie de fruta que se pode manter durante mais tempo conservando o seu valor nutritivo. No começo do século XVII, as maçãs de inverno eram um dos poucos alimentos que podiam ser colhidas no final outono e guardadas em câmeras acima do ponto de congelamento. Deste modo, poderiam comercializar-se durante mais tempo sem perder as suas propriedades. Atualmente, a maçã tem um período de vida maior, depois de ser cortada, devido à utilização de radiação que diminui a presença de agentes deteriorantes.

A maçã é boa para o coração

Os estudos com animais descobriram que a pectina e os polifenóis (quercetina e flavonoides, antioxidantes que se encontram especialmente na pele da maçã) melhoram o nível de metabolismo dos lípidos e reduzem a produção de moléculas inflamatórias relacionadas com o risco cardíaco, como é o caso da proteína C reativa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da maçã, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Comer uma maçã por dia manterá o seu médico longe de sua casa.

Escrever comentário sobre Benefícios da maçã

Benefícios da maçã
Benefícios da maçã

Voltar ao topo da página