Outros óleos e ômegas

Benefícios da manteiga de cacau

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da manteiga de cacau
Imagem: coisasdediva.com.br

A manteiga de cacau é extraída da semente da fruta, com consistência um pouco mais firme do que a manteiga usual mas com cor um pouco mais clara. Geralmente não é utilizada na culinária e sim para trazer benefícios para pele, lábios e cabelos, por conta das suas propriedades que explicaremos ao longo do artigo; embora não seja muito utilizada na cozinha, o gosto dela lembra vagamente o sabor do chocolate. É rica em antioxidantes polifenóis, ômega 9 e ácidos graxos, além de ser hidratante, emoliente e possui fator de proteção solar no décimo grau.

Ela está muito presente em diversos produtos da indústria cosmética, embora não seja assim tão conhecida, pode ser comprada individualmente. Usualmente encontramos a manteiga de cacau em produtos como hidratantes corporais, protetores labiais, sabonetes, condicionadores e shampoos, mascaras de hidratação capilares e protetores solares. Neste artigo, umComo explica detalhadamente os benefícios da manteiga de cacau, além de alguns dos seus usos

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do óleo de orégano

Índice

  1. Usos e benefícios da manteiga de cacau
  2. Manteiga de cacau e benefícios para a pele
  3. Aplicando a manteiga de cacau

Usos e benefícios da manteiga de cacau

Quando se compra manteiga de cacau em barras, o produto mais comum que encontramos é o "batom" de manteiga de cacau, aquele que você já deve ter visto sendo comercializado em estações mais frias e secas do ano, justamente porque a manteiga de cacau ajuda a manter os lábios hidratados e saudáveis durante o dia. Isto acontece por causa da vitamina E, presente em altas quantidades no cacau, que pode regenerar e hidratar a pele. Além disso, pouca gente sabe, mas o seu cheiro instiga a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Ela é altamente recomendada para pessoas com problemas de pele ou pele sensível, justamente para ajudar na recuperação, fortalecimento posterior e hidratação dos tecidos. Além disso, como dissemos, por causa do seu cheiro a manteiga de cacau se destaca em relação à outros frutos, substâncias ou produtos com as mesmas características de recuperação dos tecidos, como as ceras, amêndoas, jojobas, etc. Para usos comuns, ela pode ser aplicada duas vezes ao dia.

Manteiga de cacau e benefícios para a pele

A manteiga de cacau se mostra um excelente hidratante para o rosto, pois ao ser aplicada na pele, penetra com facilidade nas suas camadas dérmicas e proporciona mais brilho, maciez e flexibilidade.

A manteiga de cacau, quando aplicada diariamente por um período de não menos que uma semana, ajuda a eliminar marcas e cicatrizes da pele, por causa das suas propriedades regenerativas. Também pode eliminar estrias.

Benefícios da manteiga de cacau - Manteiga de cacau e benefícios para a pele
Imagem: supasoap.wordpress.com

Aplicando a manteiga de cacau

A aplicação da manteiga de cacau é simples e sem segredos, bastando apenas aplicá-la sobre a pele, esfregando suavemente. O calor do corpo humano é suficiente para derrete-la, fazendo com que ela se espalhe e penetre na superfície da pele, hidratando-a e fornecendo os outros benefícios da manteiga de cacau que citamos ao longo do artigo.

O mais interessante da aplicação é que mesmo sendo uma manteiga, ou seja, rica em gordura, após ser aplicada ela não deixa rastros de gordura, ou seja, não deixa a pele mais gordurosa ou oleosa. Se você preferir, derreta a manteiga de cacau antes de aplicá-la sobre a pele, no fogão ou microondas, para que ela possa ser espalhada com mais facilidade do que quando aplicamos pela barra (forma como geralmente a manteiga de cacau é comercializada).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da manteiga de cacau, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: coisasdediva.com.br
Imagem: supasoap.wordpress.com
1 de 2
Benefícios da manteiga de cacau