Benefícios da musicoterapia


Sabemos que ouvir música estimula a nossa atividade cerebral e que quando o fazemos passamos por mudanças positivas muito significativas a nível emocional, o que, por sua vez, se reflete em um melhor bem-estar físico. É que ao escutar essas canções que são agradáveis para nós, estimula-se a produção de serotonina, que é considerada como o hormônio da felicidade e do bom humor e, portanto, sentimo-nos muito melhor conosco mesmos. E tudo isto não passa inadvertido para os especialistas em psicologia, e por isso têm considerado a importância de utilizar a música como terapia para superar eficazmente problemas emocionais e transtornos físicos, melhorar as habilidades pessoais e favorecer a integração social. Se quer saber mais, não deixe de ler este artigo de umComo e descubra todos os benefícios da musicoterapia.
Em que consiste a musicoterapia?
A musicoterapia é um tipo de terapia que se serve da música para beneficiar e melhorar o estado de saúde da pessoa atuando em vários níveis, tais como o físico, o emocional e o cognitivo. Através da música, pretende-se estimular a mente, que é onde se unem os sentimentos e as emoções que se percebem e que, posteriormente, se expressam de uma forma ou outra, e em consequência a isso, poder tratar determinados transtornos ou conseguir que o paciente atinja uma maior sensação de bem-estar. De seguida, explicamos que tipo de habilidades pessoais são as que podem ser melhoradas e potencializar graças à musicoterapia:
- A nível sensorial: melhora a capacidade de resposta da pessoa perante os estímulos sensoriais que recebe.
- A nível emocional: potencializa a inteligência, ajuda a ter um maior controle dos sentimentos e emoções, melhora a capacidade de expressão e a relação com o meio.
- A nível cognitivo: potencializam-se habilidades como a concentração, a memória, a imaginação, a atenção, a aprendizagem, etc.
- A nível motor: permite uma melhoria da coordenação, da mobilidade e do equilíbrio da pessoa.
No geral, trata-se de uma terapia na qual o especialista utiliza a música de duas formas diferentes. Primeiro, encontramos o que se denomina aplicação ativa, ou seja, neste caso o paciente pode desempenhar atividades como cantar, escutar canções ou tocar instrumentos; e em segundo lugar, está a aplicação receptiva, que é quando a música se utiliza para propiciar um estado de relaxamento profundo no paciente.

Benefícios da musicoterapia em adultos
Este tipo de tratamento terapêutico funciona muito bem tanto para ajudar a resolver problemas físicos como para fazer frente aos problemas psicológicos em pacientes adultos. Por um lado, a musicoterapia tem demonstrado ser uma terapia que implica em importantes melhorias em pacientes adultos com vícios, alterações no sono, doenças degenerativas, deficiência, depressão, câncer, entre outros. E por outro, também é muito benéfico simplesmente para aquelas pessoas que, ainda que não apresentem um problema de saúde específico, estão estressadas ou nervosas, querem potencializar suas habilidades pessoais, desfrutar de um maior bem-estar físico e emocional ou aumentar sua autoestima.
Entre os principais benefícios da musicoterapia em pacientes adultos, podemos listar os seguintes:
- Estimula os sentidos e ajuda a relaxar o corpo e a mente, o que faz com que os níveis de estresse, nervosismo e ansiedade diminuam.
- Melhora o estado de humor e aumenta a autoestima, a autoconfiança e o amor próprio.
- Tornam-se visíveis os sentimentos e as emoções, melhorando a capacidade de expressar aos outros o que o paciente está percebendo ou sentindo em um momento determinado.
- Permite melhorar a comunicação verbal e não verbal.
- Melhora as habilidades verbais.
- Potencializa a capacidade de aprendizagem e melhora a memória e a atenção.
- Favorece a criatividade.
- Melhora as capacidades motoras, como a coordenação dos movimentos, a mobilidade das articulações e o equilíbrio.

Benefícios da musicoterapia em crianças
A musicoterapia é, além disso, um dos melhores tratamentos existentes para os pequenos já que, assim como asseguram os especialistas, é uma excelente forma de melhorar o funcionamento do cérebro das crianças e potencializar suas habilidades pessoais, sociais, motoras e acadêmicas. Especificamente, os benefícios destacados da musicoterapia nas crianças são os que explicamos de seguida:
- Melhora o seu processo de aprendizagem, pois permite-lhes ter uma maior capacidade de concentração, de atenção e de memória ao ter que ouvir as letras das canções e tentar lembrar delas.
- Potencializa suas habilidades criativas e de imaginação.
- Ajuda a resolver possíveis problemas de comportamento que possam surgir durante a infância.
- Aumenta a autoestima e a confiança em si mesmo.
- É muito positiva para seu desenvolvimento emocional e para reforçar as relações de afeto com os outros.
- Estimula a comunicação e capacidade para expressar os problemas e as preocupações às pessoas do seu meio.
- É excelente para favorecer o tratamento de crianças com autismo, com danos crônicos ou outro tipo de condições ou doenças.
- Melhora sua coordenação motora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da musicoterapia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.