Partilhar

Benefícios da Pipoca para a saúde

Por Nicolas Santos. Atualizado: 5 dezembro 2019
Benefícios da Pipoca para a saúde
Imagem: ainanas.com

O milho é um dos cereais mais cultivados e mais comuns na mesa de todo o mundo, é claro, junto com o trigo e o arroz. Isso se dá por dois motivos: a sua utilização na cozinha é muito vasta, existe uma imensa quantidade de pratos que levam milho, sem contar aqueles que são feitos dele como doces, bolos, sobremesas e pipoca; o segundo é pela seu imenso valor nutricional.

É claro que nem todo milho é ideal para fazer pipoca, existem diferentes cultivares, mas não é este o assunto deste artigo. Aqui, umComo lhe traz os benefícios da pipoca para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios da sardinha para a saúde
Passos a seguir:
1

Pessoas que frequentemente comem pipoca, diariamente, por exemplo, ingerem a quantidade de grãos recomendada por dia, mas em porções três vezes menores do que nos casos dos grãos comuns. Ou seja, come-se menos mas nutre-se mais.

2

Um estudo realizado na universidade de Scranton, nos Estados Unidos, deixou claro como a casca do milho (a pipoca) contém significativas quantidades de polifenóis, substâncias antioxidantes, que ajudam a diminuir o risco de colesterol, doenças cardíacas e retardam o envelhecimento precoce.

3

A pipoca, em comparação com muitas fruas e verduras possui maiores quantidades de polifenóis. Isto se dá pela sua baixa quantidade de água (4%) contra os quase 90% de boa parte das frutas, sendo que os polifenóis diluem-se na água.

4

Quando se consume a pipoca diariamente mas em quantidades moderadas ela pode ajudar a reduzir o peso. Isto acontece porque ela possui muitas fibras, que aumentam o tempo de digestão do estômago, fazendo que o indivíduo se sinta mais saciado.

5

Porém, é necessário estar atento à forma de preparação da pipoca. Aquela que se consome nos cinemas por exemplo, é muitas vezes recheada de manteiga, sal e gordura vegetal, diminuindo a ação dos benefícios da pipoca para a saúde. Estudos demonstram que uma porção de tamanho grande de pipoca do cinema equivale a 3/4 da quantidade de calorias diariamente recomendadas.

6

Mas se pipoca é milho, não precisa fazer pipoca para aproveitar os mesmos benefícios, certo? Errado. Em comparação aos aspectos nutricionais, 100 g de milho cozido possuem aproximadamente 150 kcal e 3,8 g de fibra alimentar. Já a pipoca, em óleo, possui 450 kcal e 14,5 g de fibra alimentar. Desta forma, a quantidade de fibras alimentares encontradas na pipoca é superior à quantidade encontrada no milho que consumimos em outras formas, como em bolos, doces, tortas.

7

A hora mais recomendada para comer pipoca é entre as refeições, de manha ou à tarde, mas em pequenas quantidades, de preferência uma vez por dia. O consumo de pipoca entre uma refeição e a outra ajuda o indivíduo a se sentir saciado, além de melhorar as funções digestivas, sem o consumo de muitas calorias. Neste caso, a pipoca é ideal para quem quer emagrecer com saúde. Veja também:

Benefícios da Pipoca para a saúde - Passo 7
Imagem: .blogduvidacruel.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da Pipoca para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios da Pipoca para a saúde

1 comentário
Wanilde Fernandes dos Santos
Gostei de saber sobre pipoca. Pergunta: Posso comer a de microondas tipo natural?
Nicolas Santos
Sim, os benefícios serão os mesmos, mas tente evitar aquelas muito gordurosas.

Benefícios da Pipoca para a saúde
Imagem: ainanas.com
Imagem: .blogduvidacruel.com
1 de 2
Benefícios da Pipoca para a saúde

Voltar ao topo da página