Benefícios da sardinha para a saúde

Benefícios da sardinha para a saúde

Entre as opções mais baratas de peixes nas prateleiras dos supermercados está a sardinha. Muitas vezes ela é preterida por não ser considerada como peixe nobre. Mas, tanto na versão fresca como na versão em lata, a sardinha é altamente nutritiva e sua ingestão é muito recomendável. Para te deixar a par das maravilhas do peixinho, o umCOMO separou alguns dos benefícios da sardinha para a saúde. Vai ser difícil não olhar para o peixe de outra forma após a leitura.

Passos a seguir:
1

Um dos muitos benefícios da sardinha é que ela pode ser comprada em lata, congelada ou mesmo fresca. No entanto, entre as opções citadas, a congelada é a menos aconselhável, pois torna mais difícil identificar se o peixe está bom para o consumo.

A sardinha em lata, por ser bem embalada, apresenta maior prazo de validade em relação à sardinha fresca e tem menor contato com agentes externos que poderiam contaminá-la. O único cuidado deve ser com a taxa de sódio presente nas latinhas. No entanto, tanto a versão em conserva quanto a fresca são recomendadas por médicos e nutricionistas.

2

A sardinha é rica em ômega 3, nutriente de propriedades anti-inflamatórias que ajuda a prevenir doenças do coração, AVC, infartos e outros incidentes. O óleo de peixe se trata de uma gordura boa e cheia de benefícios, que ajuda a reduzir a triglicérides e manter o colesterol em equilíbrio. Embora o ômega 3 seja presente em outros peixes como atum e salmão, a sardinha possui um teor ainda maior do nutriente.

No entanto, uma dica para quando for prepara-la: quando frito, o peixe perde boa quantidade do ômega 3, comprometendo os benefícios da sardinha para a saúde.

3

O alto teor de vitamina D presente na sardinha traz muitos benefícios para a saúde. A vitamina D é responsável pela melhor absorção de cálcio e fósforo, dois elementos praticamente indispensáveis no combate à osteoporose.

4

Já que falamos em cálcio, podemos adicioná-lo à lista de benefícios da sardinha para a saúde. Não é exagero dizer que a sardinha contém mais cálcio que o leite: só uma lata de sardinha tem quase o dobro de cálcio que um copo cheio de leite.

Contrariando o senso comum de que comida enlatada faz mal à saúde, a versão em conserva, inclusive, fornece mais cálcio ao organismo do que a fresca, pois quando o peixe fresco é preparado, normalmente sua espinha é jogada fora – e é justamente ali que está concentrada a maior quantidade de cálcio. Por ser bem pequena, a sardinha possui espinhas pequenas e que podem ser consumidas sem o risco de engasgar.

5

O combate à anemia também entra para a lista de benefícios da sardinha para a saúde. O peixe é muito rico em ferro e ajuda a prevenir problemas relacionados à deficiência de ferro no sangue.

6

Presente na sardinha, a vitamina B12 melhora o funcionamento de nosso sistema nervoso e ajuda nosso cérebro a funcionar melhor. Baixos níveis da vitamina B12 no sangue podem acarretar em dificuldade de raciocínio e mesmo perda de alguns neurônios.

7

A sardinha se destaca em relação aos outros peixes por apresentar quantidades elevadas de proteína. Especialistas afirmam que a ingestão proteica da sardinha é similar ao que o organismo consome com a carne vermelha. Ou seja: um de seus benefícios é ser tão saudável ao corpo quanto um bife.

8

Muitos estudos apontam que, entre os benefícios da sardinha para a saúde, está a prevenção ao câncer. Seus compostos antioxidantes e as muitas vitaminas e minerais podem retardar a ação de células cancerígenas, tornando a sardinha uma aliada do nosso sistema imunológico.

A sardinha em lata, especialmente, é vista como benéfica no processo preventivo, pois o óleo ou o azeite garantem que os nutrientes permaneçam preservados até o momento do consumo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da sardinha para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.