Benefícios de beber água morna com limão em jejum

Benefícios de beber água morna com limão em jejum

Ter bons hábitos alimentares e realizar exercício físico com frequência são os pilares fundamentais de uma vida saudável. Mas se somarmos os benefícios de alguns produtos naturais cheios de propriedades, como é o caso do limão, então conseguiremos potenciar ao máximo nosso bem-estar. Certamente que você já ouviu falar que a água morna com limão em jejum é boa para seu corpo, mas exatamente em que ajuda? Em umComo.com.br explicamos-lhe, com detalhes, os benefícios de beber água morna com limão em jejum.

As propriedades do limão

Para entender os benefícios de beber água morna com limão em jejum é importante esclarecer quais são as propriedades do limão e por que este alimento é um ingrediente tão favorecedor para a saúde.

Uma das propriedades mais conhecidas do limão é sua quantidade de vitamina C, sendo um excelente antioxidantes capaz de fortalecer o sistema imunológico e lutar contra a produção de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele e das células e de doenças como o câncer. O limão é um poderoso antiviral e antibacteriano, além de ser uma alternativa ideal para melhorar a digestão e limpar o fígado, ajudando a eliminar a gordura deste órgão. Por tudo isto convém colocá-lo em sua dieta, não acha?

Como tomar água morna com limão

Se a todas as propriedades do limão somarmos um copo de água morna na primeira hora do dia e em jejum, conseguiremos potenciar ao máximo a limpeza do nosso organismo, garantindo nossa saúde. Para consumir este remédio natural você deve usar sempre água mineral morna, pois a fria não cumpre o mesmo efeito digestivo, e se for muito quente levará muito tempo para beber.

Verta em um copo de água morna o suco de um limão pequeno ou meio limão grande. Lembre que o suco deve ser espremido sempre na hora, evitando usar suco de embalagem. Beba em jejum, sem acrescentar nenhum tipo de adoçante.

Benefício 1: ajuda a eliminar toxinas e limpar o fígado

Um dos benefícios de beber água morna com limão em jejum é que ajuda a eliminar toxinas, incluindo a gordura acumulada no fígado. Esta bebida, ao ser tomada com o estômago vazio, funciona como um excelente diurético que estimula a produção de urina, eliminando as toxinas através dela de forma mais efetiva.

A acidez do limão funciona como um estimulante hepático, ajudando o fígado a se limpar de forma efetiva e a eliminar a gordura acumulada. Trata-se de uma das melhores infusões para o fígado gordo.

Benefício 2: melhora a digestão e limpa o cólon

O limão conta com excelentes propriedades digestivas que ajudam a melhorar o funcionamento do estômago após as refeições. A acidez deste alimento favorece o funcionamento da bílis, um ácido essencial para obter boas digestões, mas junto com a água morna também tem a propriedade de limpar o cólon ajudando a ativar o trânsito intestinal, fazendo com que se sinta muito menos inflamado.

Quando uma comida é indigesta, o limão é o aliado perfeito para eliminar as flatulências, reduzir o peso e facilitar o processamento de alimentos.

Benefício 3: fortalece o sistema imunológico

Este alimento é uma excelente fonte de vitamina C, por isso um dos benefícios de beber água morna com limão em jejum é o de fortalecer nosso sistema imunológico, trazendo nutrientes e vitaminas necessários para combater vírus e bactérias.

Mas estes não são os únicos benefícios sobre a sua saúde, este hábito também ajudará você a:

  • Prevenir gripes e resfriados.
  • Curar problemas respiratórios, servindo como um excelente expectorante e descongestionante.
  • Desinflamar articulações e órgãos, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
  • Adicionalmente, possui potássio que favorece o sistema nervoso e a absorção de ferro, um mineral essencial para a saúde.

Benefício 4: equilibra o pH do organismo

Muitas pessoas podem pensar que ingerindo água morna com limão em jejum aumentam suas possibilidades de sofrer acidez, no entanto, é totalmente o contrário. Quando é digerido em nosso corpo o ácido do limão fica alcalino, servindo para equilibrar o pH do organismo, incluindo os ácidos estomacais, nossa pele ou o ácido úrico acumulado nas articulações.

Seus benefícios gástricos são tão potentes que inclusive ajuda a regular a acidez estomacal, melhorando a saúde de forma notável.

Benefício 5: melhora nossa pele

Devido ao seu conteúdo de antioxidante e sua capacidade para favorecer a eliminação de toxinas, não é de surpreender que a água morna com limão em jejum beneficie também a limpeza e saúde da nossa pele. Consumido com frequência, este remédio natural ajuda a:

  • Diminuir a presença de rugas e manchas na pele.
  • Reduzir a presença de acne pois equilibra o pH da pele e combate a formação de algumas bactérias responsáveis por este problema cutâneo.
  • Exibir uma pele mais limpa e saudável.

Benefício 6: favorece a cicatrização

Os problemas para cicatrizar adequadamente podem ter diferentes origens, principalmente por problemas com a circulação sanguínea e pela carência de certos nutrientes que favorecem a saúde da derme. A vitamina C e os antioxidantes são imprescindíveis para obter uma cicatrização adequada e o limão pode ajudar-nos a consegui-la. É possível aplicá-lo diretamente na pele, mas também oferece excelentes resultados ao ser ingerido com água morna, pois traz para nosso corpo nutrientes importantes para ter uma pele saudável.

Benefício 7: favorece a perda de peso

Como este hábito favorece a eliminação de toxinas, ajuda a eliminar líquido do corpo, reduz a presença de gordura em órgãos como o fígado e melhora o trânsito intestinal, beber água morna com limão em jejum pode beneficiar a perda de peso se acompanhado de uma dieta adequada e com atividade física.

Pois apesar de se tratar de um remédio natural ótimo, sozinho não tem efeitos surpreendentes sobre o peso se não forem feitas mudanças em sua rotina que possam ser traduzidas em uma perda de quilos.

Outros benefícios

Este hábito pode trazer ainda outros benefícios, por exemplo:

  • É ideal para melhorar o hálito, pois favorece a eliminação de bactérias que causam a halitose.
  • Traz energia ativando seu sistema, sendo ideal para começar o dia.
  • É um bom substituto para o café, pois devido às propriedades energizantes que possui é possível deixar de consumir cafeína no começo do dia e optar por esta solução natural.
  • Reduz as cólicas menstruais e as dores estomacais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de beber água morna com limão em jejum, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.