Benefícios de comer pepino

Benefícios de comer pepino

O pepino é um desses produtos versáteis que podemos comer de todas as formas possíveis: na salada, como acompanhante do prato principal, na massa, em purê, com iogurte... e inclusive tem quem coloque o pepino no Gim-tônica. Mas além de oferecer tantas possibilidades na cozinha, o pepino tem uma grande quantidade de qualidades, por isso em umComo vamos falar um pouco dos benefícios de comer pepino.

Passos a seguir:
1

Com 90% de água, o pepino é um dos alimentos mais ricos em água e que ajuda a nos hidratar. É um bom complemento para atingir a hidratação diária necessária, principalmente nos meses mais quentes do ano.

2

Essa porcentagem elevada de água ajuda a eliminar toxinas. Absorve tudo o que o nosso corpo não precisa, como um aspirador de pó, e o elimina. O pepino e a água do pepino (água, pepino e açúcar) ajudam a eliminar cálculos renais.

3

Mas não é só rico em água: o pepino tem muito poucas calorias, tornando-se um alimento presente em muitas dietas para perder peso. O seu alto conteúdo em fibra também ajuda a melhorar a nossa digestão e a regular o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre crônica.

4

Contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Por exemplo, vitamina A, B e C, que devemos consumir diariamente. Sabia que a casca do pepino contém 12% da vitamina C que deveríamos consumir todos os dias? Quanto aos minerais, têm um alto conteúdo de silício, magnésio e potássio que, entre outras coisas, tonificam, suavizam e melhoram o aspecto da pele.

5

Outro dos benefícios do pepino é que é anticancerígeno. Por uma parte, contém polifenóis lignanas (pinoresinol, lariciresinol, secoisolariciresinol) que ajudam a prevenir o câncer de mama, útero, ovário e próstata; e por outro, contêm cucurbitacins, que são fitonutrientes que também possuem propriedades anticancerígenas.

6

Já dissemos que o pepino é rico em vitaminas B, inclusive B1, B5 ou B7. Entre muitas propriedades destas vitaminas, encontramos o alívio da ansiedade e a redução de alguns efeitos prejudiciais do estresse, por isso é perfeito para conseguir viver uma vida mais tranquila e sem excesso de nervosismo.

Por este mesmo motivo, o pepino é um aliado perfeito para os tratamentos de beleza; em umComo contamos a você como fazer máscaras de pepino para o rosto.

7

Também ajuda a combater o mau hálito. Se colocar uma rodela de pepino na língua acabará com as bactérias que provocam o mau cheiro. Outra opção, baseada na medicina Ayurveda, é comer pepinos para reduzir o excesso de calor no estômago, outro grande culpado do mau hálito.

Se este for seu problema, convidamos você a ler o nosso artigo onde contamos como evitar o mau hálito.

8

No início dissemos que muitas pessoas colocam pepino no Gim-tônica; não sabemos se devido ao seu aroma ou para prevenir a ressaca, visto que os eletrólitos, açúcar, água e vitamina B que contém, fazem deste o melhor aliado após uma noite de festa. O recomendável é comer algumas rodelas de pepino antes de ir para a cama para minimizar os efeitos do álcool ao se levantar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de comer pepino, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.