Partilhar

Benefícios do agrião para a saúde

Benefícios do agrião para a saúde

O agrião é uma planta conhecida pelo seu uso na cozinha, no entanto, você conhece todos os benefícios que esta planta oferece? O agrião contém múltiplas propriedades que permitem o seu uso obtendo incríveis resultados, tanto a nível interno como externo. Atualmente, tratamos de nos cuidar fugindo dos produtos industriais, a favor dos naturais que a natureza nos traz. Em umComo.com.br somos conscientes disso, por isso estamos sempre procurando novas formas de cuidar da saúde de forma natural. Por isso, neste artigo vamos contar para você quais os benefícios do agrião para a saúde.

Também lhe pode interessar: Benefícios do triptofano para a saúde

Características do agrião

O agrião, também conhecido como agrião de água ou cardomo-dos-rios, é uma planta localizada em terrenos onde a água é abundante o ano todo, tais como pântanos, córregos ou riachos. Trata-se de um dos vegetais mais antigos consumidos pelo ser humano e, na atualidade, o seu uso é muito comum nas saladas. Esta planta está mergulhada em uns 15 centímetros de água, suas folhas são verde-escuras e suas flores são brancas e pequenas. Os benefícios do agrião encontram-se nos seguintes componentes:

  • Ferro, cálcio, fósforo, ácido fólico e ferro.
  • Vitamina A e C.
  • Fonte de ácidos graxos essenciais Ômega 3.
  • Propriedades do ferro: antiviral, anti bronquítico, diurético, depurativas, antidiabético, expectorantes, etc.
  • Betacaroteno e fibra.
Benefícios do agrião para a saúde - Características do agrião

Benefícios internos do agrião

Os benefícios do agrião podem repercutir na saúde do nosso organismo de forma interna.

  • Aparelho respiratório. Suas propriedades antivirais, anti bronquíticas, expectorantes e seu alto conteúdo em vitamina A e C, permitem combater doenças do aparelho respiratório, como o resfriado e seus sintomas: tosse, febre, catarro, espirros, etc. Além disso, ao ser uma planta rica em minerais, ajuda a que a pessoa doente recupere a energia e evite o cansaço que costuma acompanhar os resfriados. Dentro destas condições do aparelho respiratório, os benefícios do agrião podem ser utilizados para tratar a bronquite.
  • Metabolismo. Os benefícios do agrião também se encontram na sua capacidade depurativa e diurética que permite eliminar toxinas acumuladas no organismo, eliminar líquidos, depurar o sangue e os órgãos. O magnésio, cálcio e potássio brindam a ele uma propriedade depurativa com um ótimo efeito. Da mesma forma, a vitamina C, o zinco e o cobre do agrião fazem desta planta um forte meio antidiabético, muito utilizado para regular o excesso de glicose no sangue. Do mesmo modo, pode ser usado para prevenir cálculos biliares e renais, além de limpar o fígado e facilitar a sua recuperação no caso de danos hepáticos.

Preparação do agrião para uso interno

  • Suco de agrião. Podemos obtê-lo em estabelecimentos especializados, como ervanários, ou elaborá-lo nós mesmos. Para isso, esmagamos a planta com um pilão, esprememos seu suco e filtramos o conteúdo com um coador.
  • Ferver agrião. Só devemos ferver alguns gramas da planta em uma panela e deixar esfriar antes de consumir.
Benefícios do agrião para a saúde - Benefícios internos do agrião

Benefícios externos do agrião

Alguns dos benefícios mais potentes do agrião são devidos às suas propriedades antissépticas e regenerativas da pele, devido ao seu conteúdo de zinco e ácido ascórbico. Além disso, possui flavonoides, com propriedades bactericidas que ajudam a conservar a vitamina C. Por tudo isso, podemos usar o agrião nas seguintes situações:

  • Feridas. Um dos benefícios do agrião para a pele é seu efeito cicatrizante que pode ser utilizado em feridas, assim como para tratar a acne. Devemos aplicar simplesmente o agrião esmagado sobre a zona que quisermos curar e deixar atuar por um momento.
  • Aftas na boca. Do mesmo modo que ajuda a curar feridas na pele, também aumenta a rapidez de cicatrização de aftas na boca. Além disso, é tão simples como mastigar umas folhas para poder obter todos os benefícios do agrião.
  • Gengivite. Assim como acontece com as aftas, os benefícios e propriedades do agrião são eficientes para poder acabar com a inflamação das gengivas geradas pela gengivite.
  • Alopecia. Outro benefício do agrião é o seu efeito reparador do cabelo. Seu conteúdo em zinco e biotina ajuda a conservar o cabelo e a manter-se em bom estado. De fato, a falta destes dois componentes pode gerar a queda de cabelo. O agrião pode ser usado para a alopecia aplicando agrião esmagado sobre o cabelo e realizando uma massagem durante alguns minutos. Aprenda a prevenir e tratar a queda de cabelo entrando no nosso artigo.
Benefícios do agrião para a saúde - Benefícios externos do agrião

Contraindicações do agrião

Como todas as plantas que podem ser utilizadas como remédios naturais, devem ser consideradas uma série de precauções.

  • Não utilizar o agrião no caso de problemas estomacais como: gastrite, úlcera estomacal ou problemas na vesícula.
  • Um consumo excessivo pode derivar em problemas de irritação nos rins e na bexiga.
  • Adquirir a planta em lugares de confiança e limpá-la direito antes do seu uso.
  • Pode gerar problemas respiratórios no caso de alergias.
  • Não se recomenda o seu uso em mulheres grávidas ou no período de amamentação.
Benefícios do agrião para a saúde - Contraindicações do agrião

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do agrião para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios do agrião para a saúde

Benefícios do agrião para a saúde
1 de 5
Benefícios do agrião para a saúde

Voltar ao topo da página