Partilhar
Partilhar em:

Benefícios do chá de canela

Avaliação: 5 (5 votos)
 
Benefícios do chá de canela

A canela é bem mais que uma das especiarias básicas da gastronomia mundial ou um ingrediente muito utilizado na confeitaria. Ao seu aroma foram lhe atribuídas propriedades afrodisíacas, enquanto seus efeitos sobre a saúde são diversos ajudando a favorecer a perda de peso, a melhorar a digestão, a reduzir a ansiedade e a otimizar o nível de glicose ou colesterol.

E, sem dúvida uma das melhores formas de consumi-la é em infusão. Por isso, em umComo vamos explicar para você em detalhes os benefícios do chá de canela, para que o adicione à sua rotina diária e usufrua do seu extraordinário sabor.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do chá verde

Para controlar seu peso

A canela é uma especiaria centenária que provém da costa do Mar Indico, mais concretamente, da ilha do Sri Lanka. Só de segurar uma xícara de chá de canela entre as mãos, a primeira coisa que nos chama a atenção é o seu cheiro inconfundível. Esta especiaria é uma importante fonte de magnésio, ferro, cálcio, fibra e vitaminas C e B1, o que o torna ideal para tratar uma diarreia, uma indigestão ou uma distensão abdominal entre outros problemas. Os benefícios não acabam aí, uma vez que a canela consumida em infusão tem propriedades expectorantes e alivia sintomas respiratórios, desocupando as vias respiratórias.

Mas, além disso o chá de canela é ideal para ajudar você a controlar seu peso dadas as suas propriedades termogênicas, favorecendo a queima de gordura para lhe permitir obter a silhueta que deseja. A canela pode nos ajudar a perder peso desde que a acompanhemos de exercício regular e uma dieta equilibrada e saudável.

No nosso artigo como perder peso com chá de canela explicamos para você o modo adequado de usar esta especiaria para a perda de peso.

Para controlar seu peso

Rico em antioxidantes

Além do anterior, o chá de canela possui importantes antioxidantes que reduzem o processo natural de deterioração das células, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e a garantir o nosso bem-estar geral.

Esta infusão também influencia positivamente na hora de prevenir doenças do tipo cardiovascular, desfrutar de uma deliciosa xícara de chá de canela pode ajudar você a controlar os níveis de colesterol ruim no sangue e a regular também os níveis de glicose.

Rico em antioxidantes

Melhora a memória visual

Segundo diferentes estudos, a canela melhora as áreas do cérebro responsáveis pelos processos de atenção, a memória visual, o reconhecimento e a velocidade visual. Por isso, entre os benefícios do chá de canela destaca-se a sua capacidade de ajudar a potencializar a concentração e favorecer os nossos níveis de atenção, fundamentais para um correto rendimento diário.

Melhora a memória visual

Benefícios para os diabéticos

Para as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, o chá de canela pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue. O composto cinnamtannin B1 estimula os receptores de insulina e inibe uma enzima que os ativa.

No caso das pessoas diabéticas, o recomendável é tomar o chá de canela em jejum e após as refeições. No entanto, é importante consultar o médico antes de o fazer para garantir que sua ingestão não interfere com a medicação para esta condição.

Benefícios para os diabéticos

Melhora a digestão e reduz a inflamação

A canela tem propriedades carminativas, ou seja, reduz os gases no estômago e ajuda a prevenir as úlceras. Em outras palavras, ajuda-nos a digerir os alimentos ao estimular a salivação, por isso entre os benefícios do chá de canela destaca-se a sua propriedade para combater a indigestão e melhorar a nossa saúde gástrica.

Além disso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a infusão de canela está especialmente indicada para pessoas que sofram de artrite, pois ajuda a melhorar os sintomas desta condição.

Melhora a digestão e reduz a inflamação

Reduz os níveis de colesterol

Está comprovado que o chá de canela reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Desta forma, evita a formação de trombos e ateromas, que impedem a correta circulação do sangue, beneficiando a saúde do nosso coração.

Pode incorporar esta bebida à lista de remédios caseiros para baixar o colesterol e garantir a sua saúde.

Reduz os níveis de colesterol

Como tomar o chá de canela

Recomenda-se ingerir 3 xícaras por dia desta bebida, de preferência sem açúcar. Se sofre de diabetes é importante consultar o seu médico antes de ingerir com tanta frequência esta infusão.

No nosso artigo como fazer uma infusão de canela explicamos para você com detalhes a sua preparação. Além disso, é importante destacar que esta especiaria está contraindicada nos seguintes casos:

  • Mulheres grávidas, pois pode ser abortiva. Além disso, é uma especiaria forte para os bebês, por isso se está amamentando, deve evitá-la.
  • Pessoas que sofrem de úlceras, gastrite ou cólon irritável.
  • Quem consome medicamentos anticoagulantes, pois esta especiaria pode fazer com que o sangue fique mais líquido.
  • Se sofre do coração, fale com o seu médico antes de tomar a infusão de canela, uma vez que pode alterar o ritmo cardíaco.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Benefícios do chá de canela, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Benefícios do chá de canela

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Benefícios do chá de canela
1 de 7
Benefícios do chá de canela