Partilhar
Partilhar em:

Benefícios do chá de canela

Benefícios do chá de canela

A canela é bem mais que uma das especiarias básicas da gastronomia mundial ou um ingrediente muito utilizado na confeitaria. Ao seu aroma foram lhe atribuídas propriedades afrodisíacas, enquanto seus efeitos sobre a saúde são diversos ajudando a favorecer a perda de peso, a melhorar a digestão, a reduzir a ansiedade e a otimizar o nível de glicose ou colesterol.

E, sem dúvida uma das melhores formas de consumi-la é em infusão. Por isso, em umComo vamos explicar para você em detalhes os benefícios do chá de canela, para que o adicione à sua rotina diária e usufrua do seu extraordinário sabor.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do chá verde

Para controlar seu peso

A canela é uma especiaria centenária que provém da costa do Mar Indico, mais concretamente, da ilha do Sri Lanka. Só de segurar uma xícara de chá de canela entre as mãos, a primeira coisa que nos chama a atenção é o seu cheiro inconfundível. Esta especiaria é uma importante fonte de magnésio, ferro, cálcio, fibra e vitaminas C e B1, o que o torna ideal para tratar uma diarreia, uma indigestão ou uma distensão abdominal entre outros problemas. Os benefícios não acabam aí, uma vez que a canela consumida em infusão tem propriedades expectorantes e alivia sintomas respiratórios, desocupando as vias respiratórias.

Mas, além disso o chá de canela é ideal para ajudar você a controlar seu peso dadas as suas propriedades termogênicas, favorecendo a queima de gordura para lhe permitir obter a silhueta que deseja. A canela pode nos ajudar a perder peso desde que a acompanhemos de exercício regular e uma dieta equilibrada e saudável.

No nosso artigo como perder peso com chá de canela explicamos para você o modo adequado de usar esta especiaria para a perda de peso.

Rico em antioxidantes

Além do anterior, o chá de canela possui importantes antioxidantes que reduzem o processo natural de deterioração das células, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e a garantir o nosso bem-estar geral.

Esta infusão também influencia positivamente na hora de prevenir doenças do tipo cardiovascular, desfrutar de uma deliciosa xícara de chá de canela pode ajudar você a controlar os níveis de colesterol ruim no sangue e a regular também os níveis de glicose.

Melhora a memória visual

Segundo diferentes estudos, a canela melhora as áreas do cérebro responsáveis pelos processos de atenção, a memória visual, o reconhecimento e a velocidade visual. Por isso, entre os benefícios do chá de canela destaca-se a sua capacidade de ajudar a potencializar a concentração e favorecer os nossos níveis de atenção, fundamentais para um correto rendimento diário.

Benefícios para os diabéticos

Para as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, o chá de canela pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue. O composto cinnamtannin B1 estimula os receptores de insulina e inibe uma enzima que os ativa.

No caso das pessoas diabéticas, o recomendável é tomar o chá de canela em jejum e após as refeições. No entanto, é importante consultar o médico antes de o fazer para garantir que sua ingestão não interfere com a medicação para esta condição.

Melhora a digestão e reduz a inflamação

A canela tem propriedades carminativas, ou seja, reduz os gases no estômago e ajuda a prevenir as úlceras. Em outras palavras, ajuda-nos a digerir os alimentos ao estimular a salivação, por isso entre os benefícios do chá de canela destaca-se a sua propriedade para combater a indigestão e melhorar a nossa saúde gástrica.

Além disso, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a infusão de canela está especialmente indicada para pessoas que sofram de artrite, pois ajuda a melhorar os sintomas desta condição.

Reduz os níveis de colesterol

Está comprovado que o chá de canela reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Desta forma, evita a formação de trombos e ateromas, que impedem a correta circulação do sangue, beneficiando a saúde do nosso coração.

Pode incorporar esta bebida à lista de remédios caseiros para baixar o colesterol e garantir a sua saúde.

Como tomar o chá de canela

Recomenda-se ingerir 3 xícaras por dia desta bebida, de preferência sem açúcar. Se sofre de diabetes é importante consultar o seu médico antes de ingerir com tanta frequência esta infusão.

No nosso artigo como fazer uma infusão de canela explicamos para você com detalhes a sua preparação. Além disso, é importante destacar que esta especiaria está contraindicada nos seguintes casos:

  • Mulheres grávidas, pois pode ser abortiva. Além disso, é uma especiaria forte para os bebês, por isso se está amamentando, deve evitá-la.
  • Pessoas que sofrem de úlceras, gastrite ou cólon irritável.
  • Quem consome medicamentos anticoagulantes, pois esta especiaria pode fazer com que o sangue fique mais líquido.
  • Se sofre do coração, fale com o seu médico antes de tomar a infusão de canela, uma vez que pode alterar o ritmo cardíaco.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do chá de canela, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Benefícios do chá de canela

Benefícios do chá de canela
1 de 7
Benefícios do chá de canela