Benefícios do chá de erva cidreira

Benefícios do chá de erva cidreira
Imagem: image.frompo.com

A erva cidreira, conhecida também como melissa, é uma planta medicinal que conta com vários benefícios para a nossa saúde. O chá de erva cidreira é bom para o tratamento da ansiedade, cólicas, náuseas, insônias, para além de contar com um efeito calmante que contribui para diminuir o estresse. Além de todos os benefícios que esta planta possui, a erva cidreira conta ainda com um sabor agradável idêntico ao do limão. Para saber mais sobre os benefícios do chá de erva cidreira, continue lendo este artigo de umComo.

Propriedades e benefícios da erva cidreira

A erva cidreira é um excelente antioxidante devido ao seu conteúdo em taninos, flavonoides, polifenóis, terpenos, ácido cafeico citral, acetato de eugenol e ácido rosmarínico. Ao ter uma ação antioxidante, a erva cidreira contribui para combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular. Além disso, os antioxidantes ajudam ainda a prevenir o câncer, a evitar doenças cerebrais degenerativas e a proteger o coração.

Esta planta medicinal conta com propriedades antiespasmódicas e carminativas, pelo que é benéfica para facilitar a digestão e outros problemas gástricos. Estas propriedades também podem ajudar a aliviar problemas de ingestão devido à tensão nervosa.

Uma das propriedades da erva cidreira que mais se destaca é o seu efeito sedativo e calmante. Por isso, esta planta é ideal para problemas de insônia, estresse e ansiedade. Por proporcionar relaxamento, também dos tecidos, a planta também pode amenizar problemas de cólicas menstruais.

Outros dos benefícios do chá de erva cidreira são:

  • Ajuda a combater os gases, uma vez que a planta ajuda a relaxar os tecidos;
  • Promove o bem-estar e tranquilidade;
  • Ajuda a combater a retenção de líquidos;
  • Alivia dores de cabeça e tosse.

Como fazer chá de erva cidreira

Em chá é, sem dúvida, a melhor forma de consumir a erva cidreira e, para o fazer apenas as suas folhas devem ser utilizadas. Assim, para fazer chá de erva cidreira você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de folhas de erva cidreira, de preferência frescas;
  • 1 1/2 xícara de água.

Coloque a água para ferver e coloque as folhas da erva cidreira num recipiente. Uma vez que a água esteja fervendo, verta-a sobre as folhas e cubra o recipiente durante 5-10 minutos. Após esse tempo, coe e deixe amornar. Depois poderá tomar o chá de erva cidreira morno, de preferência sem o adoçar. A recomendação é beber chá de erva cidreira de 2 a 3 vezes ao dia, nunca ultrapassando os 450 ml de chá.

Imagem: chaideal.com.br

Contraindicações da erva cidreira

O consumo do chá de erva cidreira tem algumas contra-indicações, sendo que não será recomendado o seu consumo para grávidas ou em período de amamentação e crianças com menos de 12 anos. Para além disso, pacientes que sofram com hipotireoidismo ou hipotensão também não devem ingerir o chá desta planta.

Uma vez que a erva cidreira possui um efeito sedativo, não é recomendável tomar o chá da planta caso esteja tomando medicamentos sedativos, como calmantes. Em caso de dúvida deverá consultar sempre o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do chá de erva cidreira, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.