Partilhar

Benefícios do chá preto

Benefícios do chá preto

O chá preto parece ter sido um pouco renegado na sociedade por causa da explosão no mercado internacional do chá verde e do chá vermelho, no entanto, continua sendo o mais clássico. O chá preto e o chá verde proveem da mesma planta, Camellia Sinensis, mas o primeiro foi fermentado, por isso o seu aspecto é completamente diferente. Do mesmo modo que o chá verde tem muitos benefícios e propriedades, o preto também o tem. Neste artigo de umComo.com.br explicamos quais são os benefícios do chá preto para que comece a desfrutar dele o quanto antes.

Passos a seguir:
1

Como bom chá, é estimulante, mas este é bem mais que o resto, porque sofreu um processo de oxidação, por isso contém a mais alta concentração de teína. Portanto, tenha cuidado com o horário que o tomar, porque se o fizer antes de ir dormir pode ser que passe a noite em claro. No entanto, se o seu caso for o contrário e precisar se manter acordado ou estar muito atento e alerta ao que acontece ao seu redor ou para estudar, o chá preto será o seu melhor aliado.

2

Estudos científicos demonstraram que o chá preto tem propriedades para diminuir o colesterol no sangue, ajudando assim a prevenir a má circulação. Nestes casos, é melhor preparar o chá sem açúcar ou com stevia natural, porque desta forma evitará perder as suas propriedades nesse aspecto.

Benefícios do chá preto - Passo 2
3

Outro benefícios do chá preto está relacionado com a hipertensão, ou seja, aumenta a pressão arterial devido à presença de cafeína. Isso pode servir de ajuda para aquelas pessoas que normalmente têm a pressão um pouco baixa e sintam, por exemplo, enjoos devido a isso. Mesmo que este seja o seu caso, também não convém abusar do chá.

4

Outra propriedade do chá preto é que atua como antioxidante. Como outras variedades desta bebida, o chá preto contém uma boa concentração de polifenóis como as teaflavinas e as tearubiginas, que ajudam a combater o envelhecimento. O que estes elementos naturais fazem é proteger as nossas células contra a oxidação, por exemplo, ajudando a proteger perante doenças como a catarata ou a oxidação produzida pela fumaça do cigarro.

Descubra no nosso artigo quais os melhores chás antioxidantes.

Benefícios do chá preto - Passo 4
5

Outra condição que o chá preto pode nos ajudar a prevenir (ainda que nunca devamos pensar que fazendo isto vamos evitá-la) é a diabetes, sempre que, obviamente, o tomemos sem açúcar. É uma bebida rica em proantocianidinas, um composto que protege os capilares sanguíneos e especialmente os da retina do olho, além de reduzir o açúcar no sangue.

6

O chá preto é, também, uma excelente bebida contra os radicais livres:

  • As catequinas e os polifenóis que contém o chá preto atuam contra os radicais livres, evitando que se formem substâncias nocivas para a saúde.
  • Certos compostos do chá reduzem a absorção de minerais como o ferro e o cobre, que poderiam favorecer a formação de radicais livres.
  • Além disso, certos elementos tanto do chá preto como do chá verde atuam sobre algumas enzimas que podem iniciar processos inflamatórios.
Benefícios do chá preto - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do chá preto, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios do chá preto

Benefícios do chá preto
1 de 4
Benefícios do chá preto

Voltar ao topo da página