Partilhar

Benefícios do leite sem lactose

Benefícios do leite sem lactose

Cada vez que vamos ao supermercado comprar leite encontramos uma grande variedade de leites. Aos integrais, desnatados e semidesnatados de sempre se somam os leites de soja, de aveia ou sem lactose. Neste artigo de umComo vamos nos centrar neste último tipo, mais especificamente nos benefícios do leite sem lactose que são como um salva-vidas para todas as pessoas que têm intolerância à lactose.

Também lhe pode interessar: Alimentos que contêm lactose
Passos a seguir:
1

O primeiro benefício do leite sem lactose que destacamos é que permite aos intolerantes à lactose substituir o leite convencional sem ter que renunciar ao consumo de cálcio e do resto de nutrientes do leite, imprescindíveis para que o nosso organismo funcione sem problemas e que também se encontram no leite sem lactose. Mas não são apenas os intolerantes à lactose que se beneficiam, as pessoas de idade avançada ou que sofrem de cólon irritável também se podem beneficiar com este leite.

Em umComo contamos como saber se você é intolerante à lactose.

2

Se sofre de intolerância à lactose logo notará que a sua digestão melhora, mas quem não tem este problema não notará os seus efeitos a curto prazo. Porém, a longo prazo poderia ser bom, visto que com a idade a acumulação de lactose pode ser uma das causas de problema no estômago e o leite sem lactose previne estes problemas estomacais.

Benefícios do leite sem lactose - Passo 2
3

O leite sem lactose é rico em minerais, vitaminas e carboidratos. Entre os primeiros estão o cálcio, fósforo, zinco, potássio ou sódio, os mesmos nutrientes que no leite convencional; e, entre as vitaminas, destacam-se a C e a A. Tem menos vitamina B. A lactose não deixa de ser um açúcar, por isso o leite sem lactose é um alimento quase sem gorduras.

4

Mas cuidado, isso não quer dizer que nos ajude a emagrecer mais que o leite de vaca, pois também não tem gorduras que ajudam a perder peso. Assim como acontece com o leite convencional, se quiser perder peso é melhor tomar leite sem lactose desnatado em vez de um integral.

5

O leite sem lactose também é bom para o coração. Por um lado, os minerais dos quais falávamos antes ajudam a regular a pressão arterial; enquanto a vitamina B, ainda que limitada, ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Mas isso não é tudo, porque a combinação de vitamina B e potássio, que é bastante estranha, regula a atividade elétrica do coração.

6

Dissemos que este leite tem uma quantidade importante de vitaminas dos grupos A e C, o que se traduz em um melhor cuidado da pele. A vitamina A ajuda a mantê-la hidratada enquanto a C ajuda na regeneração de feridas; em umComo contamos para você quais são as melhores vitaminas para a pele.

Mas isso não é tudo porque a vitamina A também ajuda a cuidar da visão e a prevenir problemas como a catarata e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do leite sem lactose, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • O leite convencional tem aproximadamente 45 gramas de lactose por litro e o leite sem lactose não supera a grama por litro. Cuidado com os leites com lactose reduzida, que atingem até 18 gramas de lactose por litro.

Escrever comentário sobre Benefícios do leite sem lactose

Benefícios do leite sem lactose
1 de 3
Benefícios do leite sem lactose

Voltar ao topo da página