Partilhar

Benefícios do óleo de canola - surpreendentes!

Por Sara Viega. 3 julho 2017

O azeite de colza é o resultado do processamento de duas plantas: Brassica napus e Brassica rapa. É uma espécie vegetal que é cultivada na Índia há cerca de 4 mil anos, mas que também foi cultivada em grande escala na Europa após a Segunda Guerra Mundial.

O que conhecemos hoje em dia como óleo de colza é, na verdade, óleo de canola, uma variedade desta planta cujo consumo é benéfico para a saúde. Em seguida, você pode conferir quais são os benefícios do óleo de canola com este artigo do umCOMO que explica todos os detalhes!

Também lhe pode interessar: Benefícios do coco para a saúde

Óleo de canola - origem

Originalmente, o óleo de colza não era extraído para fins alimentares. O seu alto conteúdo de ácido erúcico faz com que seja prejudicial para a saúde ao estimular a formação de placa arterial, sendo que o seu uso se limitava à industria da manufatura, sendo usado para fabricar sabões ou lubrificantes automóveis. Contudo, na década de 70 foi criada uma nova variedade de colza no Canadá cujo óleo é benéfico para a saúde humana. Falamos do óleo de canola que, hoje em dia, é um dos mais consumidos no mundo.

O óleo de colza, hoje em dia conhecido como canola, tem menos de 2% de ácido erúcico e, por isso, o seu consumo é tão popular como o dos restantes óleos comestíveis que encontramos à venda.

Benefícios do óleo de canola - surpreendentes! - Óleo de canola - origem

Óleo de canola - informação nutricional

O óleo de colza ou óleo de canola é tão rico em ácidos graxos como o azeite de oliva, contendo uma quantidade maior de ácido linoleico (conhecido também como ômega-6) e uma menor concentração de ácidos graxos saturados. Na verdade, é um óleo com uma composição monoinsaturada muito elevada e com altos níveis de ômega-3. Estas características são benéficas para a saúde, graças aos seguintes componentes nutricionais:

Ômega 6

O ômega 6 é um ácido graxo que não pode ser produzido pelo organismo, pelo que requer que sejam ingeridos alimentos que o contenham pois é uma das gorduras essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. É responsável pelo funcionamento correto das neuronas e do sistema imunológico, intervindo na produção de hormonas e na formação das retinas e membranas oculares durante o processo de gestação. O consumo de ômega 6 ajuda a controlar o colesterol e os triglicéridos, prevenindo o aparecimento de doenças associadas ao sistema cardiovascular.

Ômega 3

O ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes, sendo um aliado na prevenção de acidentes cerebrovasculares. No entanto, os seus benefícios não terminam aí, ele ajuda a reduzir a tensão arterial e beneficia a memória.

Gorduras monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas são um tipo de gordura saudável que têm uma parte ativa no desenvolvimento e manutenção das células. Além disso, ajudam a regular os níveis de glucose no sangue, sendo particularmente benéficos para quem sofre de diabetes tipo 2. Por fim, também possuem protegem o sistema cardíaco pois ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. É importante destacar que as gorduras monoinsaturadas são ricas em vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater a deterioração celular.

Todas estes benefícios do óleo de colza fazem deste produto uma alternativa saudável. A Administração de alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou uma declaração de saúde sobre o óleo de canola e as suas qualidades cardio protetoras quando é usado no lugar das gorduras saturadas.

Benefícios do óleo de canola - surpreendentes! - Óleo de canola - informação nutricional

Óleo de canola - malefícios

Embora o óleo de canola comestível não possua as mesmas quantidades de ácido erúcico que o óleo de colza original, a sua comercialização foi proibida em alguns países pois, apesar de ser inócuo para consumo humano em adultos, pode ter efeitos secundários nos bebês ao alterar os seus níveis de triglicéridos.

O processo de extração do óleo de colza comestível requer o uso de dissolventes como o hexano, um derivado de petróleo que pode estar presente no produto final em quantidades mínimas, mas que podem provocar náuseas, vômitos ou cefaleia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do óleo de canola - surpreendentes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • A melhor forma de escolher o azeite consiste em ler as etiquetas e garantindo é um produto de qualidade. Idealmente, a etiqueta deve informar que o produto não contém ácido erúcico ou glucosinolatos, algo que confere um gosto amargo ao óleo.
  • Outra forma de encontrar um óleo de canola de boa qualidade é buscar uma etiqueta que diga "prensado a frio", "primeira prensada" ou "prensada dupla". Estes métodos de extração garantem que não foi usado hexano na sua produção.

Escrever comentário sobre Benefícios do óleo de canola - surpreendentes!

1 de 3

Voltar ao topo da página