Benefícios do própolis para a saúde

Benefícios do própolis para a saúde

O própolis é uma substância produzida pelas abelhas para proteger a colmeia. É conhecida pelos seus usos medicinais devido às suas propriedades antibacterianas, antivíricas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, imunoestimulantes e analgésicas. Isto se deve aos compostos que contém, que ajudam a aumentar as defesas do nosso organismo e a combater os problemas das vias respiratórias, do aparelho digestivo, do aparelho circulatório, da pele e doenças urinárias. Trata-se de um elemento totalmente natural, por isso podemos usá-lo se estivermos com algum dos problemas anteriores, podendo evitar muitos dos efeitos colaterais e contraindicações de alguns medicamentos. Podemos usar o própolis em xarope, indicado para crianças e também em formato de spray, muito prático para as feridas. Em umComo explicamos a você os benefícios do própolis para a saúde.

Passos a seguir:
1

O própolis é utilizado há muitos anos pelos seus benefícios na cura de feridas e outros problemas relacionados com o corpo humano. As suas propriedades fungicidas, bactericidas e bacteriostáticas permitem combater fungos e bactérias, impedindo que se desenvolvam e deem lugar a infecções. O principal componente que traz benefícios são os flavonoides, um elemento presente nas plantas e que contém propriedades antioxidantes, cardiotônicas e digestivas, entre outras. Estas propriedades explicam a sua eficiência nas diferentes doenças que explicaremos de seguida.

2

Tem propriedades benéficas para o estômago e o cólon, sendo de grande ajuda em casos de bactéria que provocam úlcera gástrica, além de ser bom para outras doenças como gastrite, diarreia, doença de Crohn, entre outras. Também atua como protetor do fígado e regula o apetite.

3

Outro dos benefícios do própolis para a saúde é o seu uso em doenças relacionadas com a boca, devido às suas propriedades antibacterianas, como úlceras, gengivite, cáries, periodontite, etc. Por isso, também é eficiente para tratar doenças que causam inflamação e/ou irritação, tais como angina, faringite e laringite. A maioria de produtos usados para a cura de problemas na garganta contém própolis.

4

O própolis é muito eficiente para tratar fungos ou micoses na pele. Na maioria de vezes, o seu uso é aplicado na cura de anomalias da pele e feridas, cortes, queimaduras, arranhões, etc. Também foi demonstrado que funciona para tratar a acne se usada em forma de creme ou diluída em água. A vantagem do uso do própolis na pele é que muitos dos produtos convencionais podem provocar irritação, enquanto o própolis, por ser completamente natural, não costuma produzir nenhum efeito secundário.

5

O própolis também é utilizado como tratamento para algumas doenças infecciosas relacionadas com o sistema urinário, tais como cistite, prostatite, vaginite e candidíase, devido à sua atividade antibacteriana, antifúngica e regeneradora de tecidos e cicatrizante. Por isso, tanto se você possui um problema com fungos como se tem alguma ferida, o própolis pode servir como tratamento sem provocar danos na pele. Confira como usar própolis para candidíase nesse artigo.

6

Outro benefício do própolis é a sua ação para melhorar a circulação e reduzir a ingestão de gorduras por parte do intestino, podendo ser eficiente como tratamento do colesterol. Não obstante, no caso de sofrer de colesterol, consulte o seu médico para evitar possíveis problemas derivados do mesmo, aplicando o tratamento necessário.

7

Apesar dos benefícios do própolis, devemos ter em consideração uma série de precauções e contraindicações para garantir que o seu uso não se converta em algo prejudicial para a saúde:

  • Pode provocar reações alérgicas em pessoas alérgicas ao própolis, mel ou geleia real, provocando feridas na boca, problemas digestivos e irritações.
  • Se a sua ingestão for excessiva ou se tomar de forma prolongada, pode produzir problemas gastrointestinais.
  • No caso de estar grávida, consulte com o médico pois não existem estudos suficientes que demonstrem que não há nenhum risco para o feto.
  • Desaconselha-se o uso do própolis em pessoas que sofram de asma bronquial alérgica, já que pode piorar os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do própolis para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.