Benefícios do suco de aloe vera

Benefícios do suco de aloe vera

O aloe vera é uma das plantas medicinais mais utilizadas no mundo devido aos seus múltiplos benefícios para a nossa saúde, usada habitualmente de forma tópica com intenções cosméticas ou para o tratamento de condições na pele, mas também pode ser ingerida para o tratamento de outras doenças. Deste modo, o suco de aloe vera converteu-se em uma alternativa muito popular, mas antes de ingeri-lo é importante conhecer as suas propriedades e contraindicações. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você os benefícios do suco de aloe vera e em que casos não é conveniente tomá-lo.

Passos a seguir:
1

Ainda que a planta de aloe vera usada de forma tópica não costume produzir efeitos colaterais, o caso do suco de aloe vera é bastante diferente. Esta bebida não deve ser consumida em certas condições devido aos seus grandes efeitos laxativos que poderiam causar diarreia e vômito.

O suco de aloe vera é contraindicado para:

  • Grávidas, pois poderia estimular a produção de contrações.
  • Mulheres amamentando, já que pode causar vômitos e diarreia no bebê.
  • Os pacientes com intestino irritável, colite e doença de Crohn também não devem ingerir oralmente esta planta, já que poderia aumentar a irritação e desconforto intestinal.
  • Se você toma corticoides, deve evitá-lo pois poderia aumentar a redução nos níveis de potássio.
  • Pacientes com problemas de fígado ou vesiculares também não devem ingerir esta bebida.

Se depois de consumir o suco de aloe vera observar alguns efeitos colaterais como dor de estômago, diarreia, náuseas ou vômitos, se recomenda suspender a sua ingestão.

2

O consumo excessivo de suco de aloe vera pode causar transtornos gastrointestinais como diarreia, vômitos ou dor abdominal. Por este motivo, recomenda-se ingerir no máximo 2 copos por dia e nunca consumir esta bebida por mais de 7 dias seguidos. As pausas em sua ingestão são necessárias para evitar o desconforto causado por seus efeitos laxativos.

3

Devido à sua capacidade laxante, um dos benefícios do suco de aloe vera é o tratamento da prisão de ventre, melhorando o trânsito intestinal e favorecendo a sua regularização. Este suco é também um grande aliado para limpar o cólon e reduzir a inflamação do mesmo.

Estas propriedades fazem com que se associe a ingestão deste suco com a perda de peso pois quem o consome sente a zona abdominal desinflamar.

4

O aloe vera é um dos melhores cicatrizantes naturais, ingerido de forma oral ajuda na cura de úlceras e feridas no estômago, garantindo uma rápida recuperação do paciente. Além disso, e devido às suas propriedades alcalinas, o suco desta planta é excelente para tratar a acidez estomacal.

5

Outro dos benefícios do suco de aloe vera é a sua capacidade de restaurar a flora intestinal do nosso estômago, melhorando a sua saúde e bem-estar. Além disso, se conhecem outras propriedades desta bebida como:

  • Ajudar-nos a aumentar a nossa energia e a reduzir a fadiga.
  • Potencializar o efeito de antioxidantes naturais como a vitamina C ou E, fazendo com que os seus efeitos contra o envelhecimento das células sejam ainda mais destacados.
  • Favorece a redução do colesterol, os triglicérides e o açúcar, beneficiando a nossa saúde geral.
  • Fortalece o sistema imunológico ajudando a nos manter mais saudáveis.
6

Quer saber como preparar? Em nosso artigo como fazer suco de aloe vera explicamos detalhadamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do suco de aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.