Partilhar

Benefícios do suco de beterraba

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios do suco de beterraba

A beterraba é uma raiz vegetal que se consome cozida, e oferece muitos benefícios para a saúde por sua grande quantidade de nutrientes. Uma das melhores formas de consumir beterraba é preparando suco com a raiz crua. É um suco saboroso, que pode combinar com mais vegetais e que contribuirá com a energia necessária para começar o dia ou para um lanche saudável. Em umComo.com.br, contamos a você quais são os benefícios do suco de beterraba.

Também lhe pode interessar: Benefícios da beterraba para a pele
Passos a seguir:
1

O suco de beterraba, além de ter um sabor delicioso, tem muitas propriedades benéficas para o organismo. Possui grandes quantidades de vitamina A, C, ácido fólico, vitamina B, todos os componentes que fortalecem seu sistema imunológico para prevenir certas doenças. O suco conta com diferentes tipos de antioxidante, como os flavonoides e os carotenoides, que combatem os radicais livres do organismo, previnem a formação de tumores e de certas doenças cancerígenas.

Benefícios do suco de beterraba - Passo 1
2

O suco de beterraba também é uma fonte importante de aminoácidos, imprescindíveis para formar proteínas no organismo. Além disso, existem muitos tipos de minerais benéficos e necessários para a saúde, como cálcio, potássio, ferro, magnésio, sódio, fósforo, cobre e manganês. Também é uma forte fonte de fibra natural para cuidar do seu sistema digestivo.

3

Beber suco de beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial. Recomenda-se pelo menos tomar um copo de suco por dia para que ajude você a manter controlada sua pressão arterial sistólica. Isto se deve aos nitratos de origem natural que a beterraba contém, que a transforma em óxido nítrico no organismo. Este óxido contribui para relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue, e baixando a pressão.

4

A beterraba ajuda a combater a inflamação. É fonte de um nutriente chamado betaína que ajuda a proteger o organismo do estresse ambiental. Por isso, consumir suco de beterraba pode ajudar a reduzir a inflamação, proteger os órgãos internos, e reduzir o risco de problemas vasculares, entre outras doenças de tipo crônico. Segundo um estudo da World's Healhiest Foods, a betaína está associada com níveis mais baixos de marcadores inflamatórios como a proteína C reativa, e a interleucina-6.

Benefícios do suco de beterraba - Passo 4
5

O suco de beterraba tem propriedades anticancerígenas. Contém importantes e eficazes fito nutrientes que ajudam a evitar o aparecimento de câncer. Demonstrou-se que o extrato de beterraba administrado com água reduz a formação de tumores nos órgãos. Os antioxidantes presentes são os responsáveis por eliminar os radicais livres, além de combater o crescimento de células malignas. Se você consumir beterraba em forma de suco de forma habitual, está protegendo o seu corpo do temido câncer.

6

Se você consome de forma frequente o suco de beterraba, estará se beneficiando de seus nutrientes e de sua alta porcentagem em fibra. Tem um alto conteúdo de vitamina C, fibra e minerais essenciais como potássio e manganês, que são importantíssimos para a correta função muscular e para os ossos, o fígado, os rins e o pâncreas. A beterraba tem um elevado conteúdo em folato de vitamina B, que reduz o risco de defeitos de nascimento. Além disso, favorece a digestão já que tanto o metabolismo como todo o processo digestivo é estimulado quando tomamos suco de beterraba. Também é um estimulador do apetite que facilita as digestões pesadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do suco de beterraba, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios do suco de beterraba

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Gildo Machado
Gostaria de saber como preparar o suco de beterraba...Qual a quantidade para tomar o suco diariamente...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gildo, poderá encontrar a informação referente a como fazer suco de beterraba aqui: http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-suco-de-beterraba-19076.html
marildo martins
EU TOMO SUCO DE BETERRABA SOU DIABETICO FAZ MAL DIABETICO TOMAR SUCO DE BETERRABA

Benefícios do suco de beterraba
1 de 3
Benefícios do suco de beterraba

Voltar ao topo da página