Partilhar

Benefícios do triptofano para a saúde

Por Sara Viega. Atualizado: 3 dezembro 2019
Benefícios do triptofano para a saúde

O triptófano é um dos aminoácidos essenciais, considerado assim porque só pode ser obtido através da nossa alimentação, pois o nosso corpo não é capaz de produzi-lo nas quantidades necessárias. A sua função no organismo está associada principalmente a promover a liberação de serotonina, por isso é fundamental para o nosso bem-estar geral.

Recomenda-se o consumo diário de 250 a 350 miligramas de triptófano, considerado por muitos como o aminoácido antidepressivo. Quer descobrir os benefícios do triptófano e em quais alimentos o pode conseguir? Continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos detalhadamente.

Também lhe pode interessar: 10 benefícios do amendoim para a saúde

Fundamental para nos ajudar a dormir melhor

O triptófano favorece a liberação de serotonina, um neurotransmissor que, por sua vez, ajuda na produção de melatonina, o hormônio responsável por regular os nossos ciclos de vigília e sono. Mas, este aminoácido, além disso, estimula a glândula pineal a secretar mais melatonina, portanto, quando se encontra adequadamente presente no nosso corpo facilita o sono e o correto descanso.

Os níveis baixos de melatonina podem ser responsáveis por condições como a insônia e os problemas do sono, por isso é importante incluir triptófano na nossa dieta para contribuir com sua produção.

Benefícios do triptofano para a saúde - Fundamental para nos ajudar a dormir melhor

Ajuda a lutar contra a depressão

Como o triptófano incentiva a liberação da serotonina, considera-se que este aminoácido essencial cumpre uma função importante ajudando a prevenir a depressão.

A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a promover a sensação de bem-estar e reduz a agressividade, o medo, a raiva ou a ansiedade. Melhora as nossas funções cognitivas e permite fazer-nos sentir bem mais à vontade com nós mesmos, um elemento fundamental na hora de combater a tristeza crônica. Se, além disso, incorporamos à dieta alimentos que aumentam a serotonina, estaremos potencializando, em grande parte, os benefícios do triptófano.

Benefícios do triptofano para a saúde - Ajuda a lutar contra a depressão

Diminui a ansiedade

Novamente, devido à sua relação com a liberação de serotonina, os alimentos ricos em triptófano são fundamentais para reduzir os níveis de ansiedade e permitir um estilo de vida mais tranquilo e saudável. Mas, além disso, este aminoácido conta com um efeito tranquilizante, que beneficia todas aquelas pessoas que, diariamente, são vítimas do estresse e da tensão.

Além disso, observou-se uma importante relação entre o consumo de alimentos ricos em triptófano, a produção de serotonina e a diminuição da ansiedade associada à alimentação. Como este último neurotransmissor também é o responsável por regular o apetite e ajudar a diminuir os episódios ansiosos, pode ser muito útil em pessoas obesas e também em transtornos como a bulimia, ajudando a equilibrar o apetite e a reduzir as tensões que acarretam a ingestão compulsiva de alimentos.

Benefícios do triptofano para a saúde - Diminui a ansiedade

Favorece a elaboração de proteínas

Como os demais aminoácidos essenciais, um dos benefícios do triptófano é ajudar o nosso corpo a produzir suas próprias proteínas, moléculas imprescindíveis para garantir a saúde dos nossos músculos, tecidos, unhas, cabelo e também para o bem-estar dos nossos órgãos.

Somar este aminoácido à dieta é útil para todos, especialmente se você fizer atividade física e procurar tonificar e definir os seus músculos.

Benefícios do triptofano para a saúde - Favorece a elaboração de proteínas

Alimentos ricos em triptófano

Agora que você já conhece todas as propriedades do triptófano é importante saber onde pode encontrá-lo. Os alimentos ricos neste aminoácido são:

  • Carnes brancas como de frango ou peru.
  • Todos os tipos de peixes.
  • Ovos.
  • Frutos secos.
  • Cereais integrais.
  • Legumes.
  • Leite e derivados lácteos.
  • Frutas e vegetais.
Benefícios do triptofano para a saúde - Alimentos ricos em triptófano

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do triptofano para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios do triptofano para a saúde

Benefícios do triptofano para a saúde
1 de 6
Benefícios do triptofano para a saúde

Voltar ao topo da página