Benefícios e propriedades do coentro para a saúde

Benefícios e propriedades do coentro para a saúde

O coentro é uma erva que se utiliza como especiaria e que conta com inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Utilizam-se tanto as suas folhas como as suas sementes e normalmente confunde-se com a salsa, embora se tratem de duas ervas diferentes. É importante referir que este é um dos componentes do conhecido caril, conhecido mundialmente. Para que você também possa aproveitar as vantagens desta planta, no umCOMO vamos explicar para você quais são os benefícios e propriedades do coentro para a saúde.

Antiespasmódico e carminativo

O coentro destaca-se pelas suas propriedades antiespasmódicas, ou seja, ajuda a acalmar os espasmos involuntários dos órgãos internos tais como o estômago ou os intestinos. Deste modo, poderá recorrer ao coentro no caso de cólicas ou problemas de indigestão para aliviar estes movimentos e cólicas.

Para além disso, esta erva também é útil para combater digestões dolorosas, a prisão de ventre e transtornos digestivos no geral. E também conta com propriedades carminativas que ajudam a reduzir a acumulação de gases no trato gastrointestinal e o conseguinte inchaço que estes geram. Ao mesmo tempo é estimulante pelo que poderá tomá-lo no caso de perda de apetite para recuperar assim a vontade de comer.

Anti-inflamatório

Também é importante referir a capacidade anti-inflamatória do coentro devido às suas propriedades antirreumáticas e antiartríticas, e a capacidade de se aderir aos metais tóxicos e expulsá-los através da urina ou da transpiração, com o mesmo método é capaz de diminuir o colesterol.

Ajuda a tratar a insônia e ansiedade

As sementes de coentro utilizam-se em alguns locais como remédio natural para tratar a insônia e a ansiedade, uma vez que o coentro é capaz de atuar como um sedante e ansiolítico e é por isso que inclusive se utiliza na fabricação de alguns medicamentos. No entanto, no caso de estar em tratamento com pílulas para dormir, é recomendável que consulte primeiro o seu médico.

Expectorante

Outra das propriedades benéficas do coentro é o seu poder expectorante que pode se aproveitar no caso de doenças respiratórias que provocam a acumulação de mucosidade. É por isso que no caso de resfriados se pode recorrer às infusões de coentro para aliviar os incômodos.

Antibiótico e antibacteriano

O coentro conta também com vantagens antibióticas e antibacterianas, de forma que pode ser útil no tratamento de feridas. Comprovou-se ser bastante eficaz para favorecer a curação de aftas, graças às suas propriedades antissépticas, curativas e antimicrobianas. Para além disso, também é benéfico mastigar umas folhas de coentro como remédio caseiro para combater a halitose ou o mau hálito.

Fonte de vitaminas

O coentro também é uma fonte de grandes quantidades de vitamina A, K, B, C e E, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo:

  • Vitamina A: todos conhecemos os seus famosos efeitos para a visão e, isto deve-se porque intervém nos processos de reparação e crescimento das células que formam a nossa visão, para além de intervir nas mucosas, cabelo e dentes.
  • Vitamina B: intervém na metabolização e síntese dos hidratos de carbono, ajuda na geração de enzimas que intervêm na obtenção de energia através das gorduras, colabora no correto funcionamento do sistema nervosos, intervém no crescimento e desenvolvimento.
  • Vitamina C: funciona como combustível para as nossas defesas.
  • Vitamina E: está ligada à produção de células sexuais e glóbulos vermelhos, embora também seja um antioxidante, evitando que o colesterol se acumule. O seu efeito rejuvenescedor e cicatrizante converte-a em uma excelente aliada para a pele.
  • Vitamina K: basicamente está ligada à coagulação do sangue, sem esta vitamina o sangue não coagula.

Rico em minerais

O coentro também nos proporciona minerais como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e ferro:

  • Ferro: ajuda a combater a anemia por deficiência de ferro e as suas propriedades digestivas tornam-na aconselhável para as mudanças hormonais nas mulheres (menstruação) e ajuda a reduzir as cólicas menstruais.
  • Cálcio: está ligado à conservação dos ossos, mas também intervém na transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular e na coagulação do sangue.
  • Potássio: ajuda no funcionamento do coração, rins e controla o nível de água no corpo.
  • Fósforo: colabora e ajuda na digestão e na conservação dos ossos e dentes, embora todos o classifiquemos pelos seus efeitos na memória, não é a única coisa que pode fazer por nós.

Contraindicações do coentro

Agora que já conhece todos os benefícios e propriedades do coentro para a saúde, antes de o começar a consumir é importante estar atento a quais são as suas contraindicações para não colocar em risco o seu estado de saúde. Desta forma, deve saber que o seu consumo está contraindicado para mulheres grávidas ou em período de lactação, crianças com menos de 6 anos e pessoas que estejam tomando comprimidos para dormir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios e propriedades do coentro para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.