Boca amarga e muita saliva, o que pode ser?

Boca amarga e muita saliva, o que pode ser?

Quem nunca sentiu a boca amarga? Sentir a boca amarga e com muita saliva não é normal mas é comum, esses sintomas podem ser reflexo de algo simples e local mas também podem ser reflexo de uma doença mais séria. Para saber se seu problema é sério basta prestar atenção na duração desses sinais: se for um caso isolado, ou seja, algo que você está sentindo agora mas não é comum, não é motivo para preocupação, entretanto, se você costuma sentir sua boca amarga normalmente, aí sim é necessário ir atrás da fonte desse problema. Esclareça a dúvida"boca amarga e muita saliva, o que pode ser?" nesse artigo do umCOMO!

Boca amarga: causas

Sentir a boca amarga pode ser reflexo de problemas isolados na boca mas também de problema gástricos, já que a boca é o início do sistema digestivo, ou então consequência de alguma outra doença. Os motivos mais comuns para que se sinta a boca amarga são:

  • Tabagismo: Tanto fumar quanto marcar tabaco acaba acarretando em sentir a boca amarga, além disso o uso frequente de tabaco também gera diminuição do paladar e olfato, por isso fumantes costumam sentir menos vontade de comer e acabam ganhando peso ao parar de fumar. A solução definitiva para isso é obviamente parar de fumar, mas esse é um processo lento e difícil, então para aliviar a boca amarga é possível mascar chicletes e balas preferencialmente com baixa taxa de açúcar.
  • Falta de higienização bucal: Nossa boca tem diversas bactérias, por isso é comum que sintamos a boca amarga ao acordar, são as bactérias que se proliferaram durante o período de sono. Quando não higienizamos nossa boca devidamente acontece algo muito parecido, as bactérias se proliferam e acabamos sentindo a boca amarga, a solução para isso é sempre escovar os dentes e passar fio dental após das refeições, se o problema persistir use também enxaguantes bucais após a escovagem dos dentes.
  • Gravidez: Gosto amargo na boca pode ser gravidez, sim! isso acontece por causa de mudanças hormonais, a diferença é que nesses casos o gosto sentido não é exatamente amargo mas sim metálico. A solução para esse sintoma em grávidas é ingerir alimentos doces como frutas. Nesses casos também é comum que a mulher sinta a boca amarga e salivando bastante, além de enjoo.
  • Refluxo: O refluxo acontece quando, durante o processo de digestão, parte do ácido estomacal acaba subindo e chegando até a boca, além disso o ácido acaba machucando tecidos do sistema digestivo e podem ocasionar em uma forte azia. A solução para o refluxo é a ingestão de antiácidos e manter uma alimentação pouco ácida e saudável.
  • Doenças do fígado: Doenças como cirrose e hepatite atingem diretamente o fígado aumentando o nível de amônia no corpo e gerando mudanças no paladar, nesses casos é necessário consultar um médico especializado para iniciar o tratamento da doença.

Já que a boca amarga não é uma doença mas sim um sintoma de diversas origens, não existe remédio para boca amarga, é necessário que cada caso seja avaliado individualmente para constatar o problema e sua solução.

Boca amarga e seca: o que pode ser?

Sentir a boca seca pode ter diversos significados além da desidratação, para saber se esse é seu caso veja também o artigo como saber se estou desidratado. Caso não seja esse o problema, confira outros motivos que podem deixar a boca seca:

  • Uso de medicamentos: Se você está doente e tomando remédios para se curar, é possível que esteja sentindo sua boca amarga e seca por consequência dessa medicação. Existem diversos remédios que podem gerar esses efeitos colaterais, desde analgésicos para dor até remédios para gripe e antialérgicos.
  • Doenças ligadas às glândulas salivares: Doenças como AIDS e diabetes podem afetar suas glândulas salivares e fazer com que produzam menos saliva do que o normal, por isso é comum que pacientes com essas doenças sintam a boca seca.

Dica: A boca seca também pode gerar dificuldades em engolir alimentos sólidos. Para facilitar esse processo é recomendado mastigar bastante o alimento e comer com água por perto para ajudar.

Como tirar gosto amargo na boca

Existem formas de aliviar o amargo na boca, mas eles não são tratamento, para tratar de fato você precisa descobrir o que está causando o amargo na sua boca. Para aliviar o sintoma, você pode:

  • Ingerir um dente alho pela manhã: Parece estranho mas funciona! O alho é um ótimo desintoxicante que ajuda a melhorar o hálito no decorrer do dia, só não esqueça de escovar bem os dentes depois.
  • Consumir sucos detox: os sucos detox ajudam a limpar seu corpo e melhoram o amargor na boca, existem diversas receitas para suco detox, basta procurar e encontrar a que lhe parecer melhor no artigo 10 receitas de sucos desintoxicantes.
  • Consumir chicletes: os chicletes ajudam a disfarçar o amargor na boca durante o dia, sendo um bom remédio para boca amarga. No entanto, dê preferência aos de baixa teor de açúcar.

Veja também: Boca seca e amarga, o que pode ser? - 7 causas para ficar atento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Boca amarga e muita saliva, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.