Partilhar
Partilhar em:

Boca amarga, o que pode ser?

Boca amarga, o que pode ser?

Quase sempre a gente acorda com mau hálito, um gosto estranho que nos deixa com a boca amarga. Isso faz parte da rotina de todo mundo porque, quando dormimos, a boca resseca e mata as bactérias boas, fazendo com que as ruins se proliferem. Mas, claro, se sua boca permanecer amarga o dia todo, várias vezes por semana, é a hora de procurar saber o que está acontecendo e descobrir a causa do problema. E podem ser várias. Leia o artigo “Boca amarga, o que pode ser? ” do umCOMO e entenda quais são as causas e soluções do gosto amargo na boca!

Também lhe pode interessar: O que causa dor na boca do estômago

Causas da boca amarga

É bem possível que tudo se resolva quando você usar o enxaguante bocal. Ele melhora a higiene bucal e dos dentes e tira o gosto amargo da boca. Como nada nessa vida é fácil, também pode ser que nada solucione.

Uma das causas comuns, por exemplo, é o fato de você produzir menos saliva que deveria estar produzindo e a boca fica seca, o que pode causar lesões na língua ou na boca, infeccionar, criar micoses e até contrair a gengivite, inflamação da gengiva que sangra durante a escovação.

Há também uma grande chance de que as causas sejam devido a cáries que você ainda não percebeu que tem, alguma placa bacteriana na língua e, se você fuma, saiba que o tabaco é um dos principais causadores do mau hálito. Evite!

Se, mesmo assim, você se está perguntando "Boca amarga, o que pode ser?", continue lendo o artigo.

Problemas locais no organismo

A boca amarga também pode vir de outras partes do corpo. Quase sempre, os problemas são relacionados ao sistema digestivo. O refluxo é um bom exemplo, quando você se sente cheio o dia todo, uma queimação insuportável aparece no estômago e líquido quente (o suco gástrico) sobe de volta para a boca, causando um gosto péssimo.

Ansiedade e depressão, pouca vitamina B no corpo, transtornos alimentares, uso contínuo e excessivo de álcool e diabetes (devido a falta de insulina) também podem ser outras das causas da boca amarga.

É importante que você mude os hábitos alimentares. Pratos com ingredientes ácidos, como tomate, pimenta, café, refrigerante, enlatados fazem muito mal para a digestão. É sempre bom evitar esses alimentos caso esteja com a boca amarga. Confira esse artigo e descubra o que comer se tenho acidez.

Soluções para boca amarga

É claro que a melhor solução é, antes de mais nada, procurar um médico que analisará qual é o principal motivo da sua boca estar amarga. Porém, para prevenir e solucionar qualquer problema bucal, comece escovando os dentes da maneira correta, escovando a língua, usando fio dental (esse parece que não, mas é essencial para tirar o mau hálito).

Além disso, beber muita água vai ajudar mais na sua saúde bucal. O líquido melhora todas as funções do organismo, diminui os problemas de refluxo e acidez de substâncias encontradas no estômago e tira o gosto amargo da boca. Se, depois de fazer uma higiene correta da boca e seguir todas essas indicações, a questão "Boca amarga, o que pode ser?" continuar, não hesite em visitar o seu médico!

Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Boca amarga, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Boca amarga, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
EDI MANOEL MACHADO
minha boca resseca amarga e tenho que lavar varias vezes a noite e sai um muco tipo inflamação oque pode ser .
sandra araujo
Boa tarde |Preciso emagrecer uns 8 kilos mas no momento me encontro com gastrite e esofagite e estou tomando medicamentos, domperidona simeticona . Ocorre que como tenho 59 anos, fica dificil para emagrecer visto que sou a cozinheira da casa e pelo metabolismo ja lento.Me informaram que o café marita , a base de pissilium emagrece naturalmente. Voces recomedariam ? grata e no aguardo
MARIA SANDRA LOURENÇO
É verdade que agua morna com limão tira o gosto amargo da boca?

Boca amarga, o que pode ser?
1 de 4
Boca amarga, o que pode ser?