BOCA SECA e amarga, o que pode ser?

BOCA SECA e amarga, o que pode ser?

Sentir a boca amarga é bem desagradável, não é mesmo? Essa condição pode aparecer por alguma causa local e simples de ser tratada, mas também pode ser indicativo de algo que necessita de maior cuidado. Geralmente, nesses casos, a boca seca e amarga também vem acompanhada de outros sintomas. Pela manhã, por exemplo, um leve amargor na boca pode ser causado pelo mau hálito ao despertar, causado pelo ressecamento da mucosa e da proliferação de bactérias ruins – mas não indica problema algum e é perfeitamente normal.

Para que você entenda o que pode ser boca seca e amarga este artigo do umCOMO mostra todas as causas possíveis e tratamentos para esse sintoma tão incômodo. Continue lendo para saber mais.

Boca amarga e seca - causas possíveis

Existem diversas razões que conseguem explicar a sensação de amargor na boca.

Refluxo

O refluxo gastroesofágico é um transtorno estomacal caracterizado pela "subida" do ácido estomacal de volta ao esôfago, prejudicando a digestão, machucando tecidos do sistema digestivo, provocando azia, gosto amargo na boca e dor no estômago. A melhor solução para esse problema é mudando a alimentação e mantendo distância de comidas que provoquem ainda mais a acidez estomacal, como café, condimentos, álcool, comidas excessivamente salgadas e ácidas, etc.

Doenças do fígado

Cirrose e hepatite são exemplo de doenças do fígado que aumentam o nível de amônia no corpo e provocam mudanças no sabor do paladar, boca amarga e enjoo. Nesse caso, o indicado é procurar um médico para iniciar o tratamento o quanto antes possível.

Gravidez e boca amarga

A gravidez também é uma das razões que explicam a alteração do gosto do paladar. No entanto, o gosto sentido é mais metálico que amargo, na grande maioria das vezes, e acompanha uma salivação excessiva. Uma boa opção para aliviar essa sensação é aumentar a ingestão de frutas.

Tabagismo

Fumantes também podem sentir a boca amarga e seca, frequentemente acompanhados de uma leve perda do paladar e do olfato. O ideal é parar de fumar, claro, mas, durante o processo, o uso de balas e chicletes com baixo teor de açúcar ajudam no alívio do sintoma.

Má higienização bucal

É comum acordar com a boca seca e amarga, uma vez que, quando dormimos, as bactérias ruins que moram na boca se proliferam em grande volume. Mas não é preciso dormir para que esse processo aconteça: as bactérias ruins também podem se proliferar caso não haja a higienização correta da boca. A solução é fazer a higienização correta da boca, com uso de fio dental e enxaguante bucal caso o sintoma permaneça.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem deixar a boca com um gosto mais amargo do que o de costume. Caso queira saber como tirar amargor da boca causado por medicamento, saiba que esse sintoma desaparece minutos após a ingestão do remédio. Mas, caso o incômodo seja muito grande, vale conversar com o médico pra ver a possibilidade de trocar a medicação.

Doenças das glândulas salivares

Doenças como AIDS e diabetes prejudicam o bom funcionamento das glândulas salivares e podem deixar a boca mais seca. O tratamento das doenças vai aliviar o sintoma da boca seca e amarga.

Outras possíveis causas da boca seca e amarga são ansiedade, depressão, deficiência de vitamina B e consumo excessivo de álcool.

Veja mais em: Boca amarga e muita saliva, o que pode ser?

Como aliviar gosto amargo na garganta

Como existem diversas causas que explicam o amargor e secura da boca, faz-se necessário procurar um médico para saber exatamente qual a causa do problema e, dessa forma, obter um tratamento mais eficaz. Entretanto, é claro que existem alguns remédios caseiros para boca amarga e outros truques que ajudam a aliviar o sintoma.

  • Tomar cuidado extra com a rotina de higienização bucal, utilizando fio dental e enxaguante bucal;
  • Aumentar a ingestão de água: o ideal são 2 litros de água por dia;
  • Consumir chicletes: ajudam a aliviar o amargor da boca, mas opte pelos com baixo teor de açúcar;
  • Consumir sucos detox com regularidade, pois essas receitas ajudam a limpar e desintoxicar o corpo;
  • Ingerir um dente de alho pela manhã: o alho é um poderoso desintoxicante que ajuda a melhorar o hálito ao longo do dia. Não esqueça de escovar bem os dentes depois.

Aproveite para ler: Por que tenho a boca seca?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a BOCA SECA e amarga, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.