Dor de garganta

Bola na garganta, o que pode ser?

Bola na garganta, o que pode ser?

Em muitas situações, é bastante comum que exista uma sensação de nó na garanta, que algumas pessoas podem se referir como um 'bolo na garganta'. Embora na maioria das vezes não seja indício de graves doenças, é importante estar atento aos momentos que essa sensação aparece, assim, fica mais fácil de identificar a sua causa. E para ajudar a responder à pergunta o que pode ser bola na garganta? o umCOMO vai falar sobre as possíveis razões para esse sintoma, seus sintomas e tratamentos.

Índice

  1. Sensação de bolo na garganta pode ser refluxo
  2. Bola na garganta causada por tabagismo e problemas emocionais
  3. Como tratar o estresse
  4. Bola na garganta causada pelo uso em excesso da voz e espasmo cricofaríngeo

Sensação de bolo na garganta pode ser refluxo

A sensação de nó na garganta ou como algumas pessoas dizem, bola na garganta, pode ser frequente em alguns indivíduos de diferentes idades, sem que isso represente um problema grave, mesmo assim, é importante identificar qual a causa desse sintoma, uma vez que provoca mal estar, podendo até mesmo prejudicar a ingestão dos alimentos. Em grande parte dos casos, essa sensação de nó, bolo ou bola na garanta está relacionado ao refluxo gastroesofágico. Esse distúrbio acontece quando as substâncias ácidas produzidas pelo estômago com o objetivo de digerir os alimentos vão em direção à faringe, laringe ou esôfago, provocando o mal estar. Isso acontece porque esses lugares não estão acostumados a receber a acidez estomacal, que os agride.

Sintomas de refluxo

De acordo com notícia divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein sobre como controlar o refluxo gastroesofágico [1]e o artigo do umCOMO sobre quais são os sintomas de refluxo, você deve ficar atento aos seguintes sintomas:

  • Sensação de bolo na garganta e arrotos;
  • Acidez gástrica;
  • Sensação de líquido subindo pelo esôfago;
  • Vômito após refeições;
  • Soluço frequente;
  • Dor de garganta;
  • Tosse.

Para saber se a bola na garganta é causada pelo refluxo, uma dica é avaliar se existem outros sintomas, os quais costumam estar associados ao problema. É o caso de tosse seca, rouquidão, pigarro persistente, dificuldade mesmo que leve de engolir os alimentos, dor de garganta e os mais comuns, gosto ruim na boca e sensação de queimação. Além disso, o refluxo está associado a outros quadros, como indigestão e azia e, esses por consequência, ao atual estilo de vida de muitas pessoas, que contam com refeições de baixa qualidade e falta de bons hábitos alimentares, bem como excesso de álcool e cafeína. Todos esses fatores podem desencadear os distúrbios no sistema digestivo.

Bola na garganta, o que pode ser? - Sensação de bolo na garganta pode ser refluxo

Bola na garganta causada por tabagismo e problemas emocionais

O tabagismo também pode causar a sensação de bola na garganta, uma vez que o cigarro agride a mucosa tanto da faringe, quanto da laringe e dos demais órgãos. Além disso, os fumantes estão mais predispostos a sofrer de refluxo porque o cigarro prejudica ainda os músculos da válvula que evita que as secreções do estômago cheguem ao esôfago e à garganta, mesmo quando se está de cabeça para baixo.

Outra razão frequente para a sensação de nó na garganta está associada a problemas emocionais, inclusive, ansiedade e estresse. Quem sofre com tensão ou é uma pessoa muito nervosa e agitada pode também passar por esse sintoma. Isso acontece porque em casos de estresse a produção de ácidos do estômago aumenta, bem como as contrações musculares involuntárias. Ambas as situações podem desencadear a sensação de bola ou bolo na garganta.

Bola na garganta, o que pode ser? - Bola na garganta causada por tabagismo e problemas emocionais

Como tratar o estresse

O estresse é uma anormalidade nervosa muito típica em nossa sociedade. Tratam-se de transtornos nervosos que não devem ser considerados como casos patológicos, ainda que o estresse produza diferentes transtornos que a curto ou longo prazo possam originar sérias desordens de ordem nervosa e orgânica.

A tensão nervosa prolongada produz diferentes perdas, biológicas ou pessoais, que podem ser reconhecidas como áreas de desgaste, reduzindo a saúde, o vigor e a força da mobilidade, perdendo também a capacidade das funções intelectuais.

Do ponto de vista pessoal, pode ocorrer a perda do emprego, das capacidades produtivas, do prestígio, da influência e da força social. As causas do estresse vêm do ritmo e estilo de vida que a pessoa que sofre leva e a forma como são enfrentados os problemas pessoais, do trabalho, do lar e das amizades. Os sintomas são os mesmos: nervosismo, irritabilidade e às vezes a sensação de bolo na garganta, comentada neste artigo.

Se você desconfia que as causa da sua sensação de bola na garganta seja o estresse, aqui estão alguns conselhos que podem te ajudar no tratamento:

  • É necessário que a pessoa que esteja sofrendo de tensão nervosa seja organizada e que distribua e organize muito bem seu tempo para poder realizar suas tarefas com calma e evitar o nervosismo e o mal-estar.
  • Evite ser escravizado no trabalho e só realize aquilo que esteja dentro da jornada trabalhista e no horário normal. Ser escravo do trabalho causará a sua infelicidade e a perda da sua saúde.
  • Todas as manhãs, você deve fazer exercícios respiratórios profundos para relaxar e começar o dia.

Banho de tomilho para aliviar o estresse

O banho de tomilho é muito relaxante e é um excelente tonificante para que a pessoa fique relaxada. Após realizar os exercícios respiratórios para reduzir o estresse, a pessoa deve tomar um banho de tomilho friccionando o corpo, com a água a uma temperatura de 40º. O banho de tomilho é preparado da seguinte maneira:

  1. Ferver um punhado de tomilho durante 3 minutos em um litro de água e depois colocá-lo na banheira;
  2. Ao terminar o banho de tomilho, você deve tomar um banho de água fria durante alguns segundos e, ao finalizar, deve se agasalhar bem.
  3. Em seguida, você deve tomar uma colher de sopa de pólen dissolvido em suco de laranja, leite ou iogurte.

Bola na garganta causada pelo uso em excesso da voz e espasmo cricofaríngeo

Pessoas que fazem uso da sua voz de maneira excessiva, como cantores, professores e locutores também podem ser acometidos pela sensação de bola na garganta, já que eles exigem mais dos músculos do tórax e do diafragma, inclusive, do abdômen, assim, os órgãos que estão nesses locais podem ser “apertados”, o que pode provocar problemas que refletem na garganta. Além disso, esses profissionais estão mais predispostos a ter problemas nas cordas vocais, outra razão, embora menos comum, para a sensação de nó na garganta.

Outra condição que pode levar à sensação de bola na garganta é o espasmo cricofaríngeo, que acomete o músculo cricofaríngeo, localizado na garganta e que funciona durante a ingestão dos alimentos. Para entender melhor pode-se dizer que normalmente esse músculo fica contraído, sendo que apenas relaxa quando a pessoa engole alguma coisa. Por alguma razão que a medicina ainda não conhece, em alguns casos, o músculo se torna contraído de maneira excessiva, o que pode provocar sensação de asfixia ou mesmo o famoso nó na garganta, prejudicando o ato de engolir os alimentos. É preciso, portanto, relaxar o músculo, o que pode ser feito com água ou chá morno, mas em alguns casos é preciso buscar ajuda médica para fazer uso de remédios ou mesmo passar por um procedimento cirúrgico.

Veja também: Chiado na garganta, o que pode ser? - Principais causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bola na garganta, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. https://www.einstein.br/Pages/Noticia.aspx?eid=1146
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Vanderlene
Minha garganta ta enchada por fora e tosse ceca e sinto dor no torax como se tivesse colocado um peso pesado. Quando olho pra cima minha garganta fica irritada e começo a tosse , e ao engolir sinto como algo tivesse no meio da garganta .Não estou gripada e nem garganta inflamada. O que deve ser? Há! Meu ouvido da doendo leve e um subido na cabeça, e pra completar uma dor no meu peito direito . Me ajude a entender. Aqui os hospital tá lotado e não tem como ir
A sua avaliação:
angela
sensacao de bolo na garganta pode ser verme?????
1 de 3
Bola na garganta, o que pode ser?