Bolinhas no pênis podem ser DST? - Brancas e vermelhas

Bolinhas no pênis podem ser DST? - Brancas e vermelhas

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem ter diversos sintomas, desde de aqueles que não estão ligados diretamente ao sistema reprodutor como aqueles que são claramente sintoma desse tipo de doença. Apesar disso, existem outras doenças que não são transmitidas sexualmente que geram feridas e bolinhas no órgão reprodutor masculino e que assustam por ser parecerem com DSTs. Se você quer saber se bolinhas no pênis podem ser DST e quais podem ser, esse artigo do umCOMO foi feito para você!

Bolinhas vermelhas no pênis: o que pode ser?

Bolinhas vermelhas no pênis podem ser sinal de muitas coisas, isso porque o pênis possui pele sensível que por pouco pode se irritar e acabar gerando bolinhas avermelhadas pelo aumento da concentração de sangue na pele. Geralmente bolinhas vermelhas não são sinal de doenças sexualmente transmissíveis, entretanto é bom observar se elas vieram acompanhadas de algum outro sintoma, nesses casos as bolinhas podem ser mais do que uma sinal de irritação.

As causas mais comuns para bolinhas vermelhas no pênis são:

  • Alergia: Se você trocou recentemente o produto com que lava suas roupas, comprou novas cuecas ou então trocou seu sabonete, provavelmente as bolinhas vermelhas surgiram por causa de uma alergia. Outro produto que costuma dar alergia é a camisinha, se esse for seu caso opte por camisinhas feitas de outro material que não o látex (borracha). As alergias podem aparecer e desaparecer, sendo assim, é possível que um produto que não te dava alergia meses atrás possa acabar se tornando um produto ao qual você é alérgico, assim como é possível que você tenha passado anos sofrendo com a alergia a algum produto específico e sem motivos a alergia simplesmente desaparecer. Sendo assim, caso você esteja com bolinhas vermelhas que coçam no pênis, provavelmente é alergia a algum produto, basta prestar atenção em quando elas surgiram para encontrar o desencadeador dessa alergia.
  • Micoses: As micoses como a candidíase podem gerar bolinhas vermelhas no pênis e podem ser transmitidas sexualmente, mas existem outras formas de pegá-las - forma mais comum é entrando em contato com banheiros mal higienizados de estabelecimentos. Micoses não são um problema sério mas exigem tratamento médico pois não se curam sozinhas, é necessário que se faça um tratamento por via oral ou então que se passe uma pomada específica para esse tipo de infecção. Micoses no pênis também podem facilitar o contágio bactérias e gerar infecções urinárias. Confira esse artigo para identificar e tratar candidíase no homem.
  • Líquen plano: Essa doença é uma inflamação na pele que pode gerar bolinhas vermelhas e também caroços, o tratamento é feito por meio de pomadas antialérgicas.

Bolinhas brancas no pênis: o que pode ser?

Ao contrário das bolinhas vermelhas, as bolinhas brancas no pênis não podem ser apenas sinal de uma alergia ou irritação, por isso é necessário que se preste mais atenção nelas do que nas primeiras. Se além de bolinhas você também está com feridas no pênis, veja como tratar feridas no pênis e também suas causas.

As causas mais comuns para bolinhas brancas no pênis são:

  • Glândulas de Tyson: As glândulas de Tyson não são uma doença, mas sim glândulas naturais que todo homem tem no pênis, a função delas é produzir um material viscoso que serve principalmente na lubrificação natural. Apesar de serem naturais, as glândulas de Tyson não são iguais em todo homem, podendo ser escondidas e discretas ou então bastante aparentes, o que faz com que muitos homens optem pela opção de removê-las cirurgicamente, já que pode vezes elas são confundidas com DSTs e geram receio no parceiro ou parceira sexual, além de ser constrangedor para muitos. As tais glândulas não surgem de repente e quem as têm não deve se preocupar pois, no máximo, podem gerar incômodos pela estética.
  • Acne: Pode parecer estranho, mas é comum que homens tenham espinha no pênis em razão de inflamações nas glândulas sebáceas, nesses casos o jeito é esperar que desapareçam e, assim como qualquer outra espinha, não é motivo para nenhuma preocupação.
  • HPV: Essa doença, apesar se não ser grave, gera as tais bolinhas brancas que podem coçar e incomodar bastante. A HPV é gerada por mais de 200 tipos de vírus e é difícil de ser mandada embora, em casos de verrugas nos órgãos genitais é necessário que se passe uma pomada para removê-las ou que se faça a remoção por meio da cauterização, além disso, é importante manter a saúde boa por meio de uma alimentação saudável para que o corpo consiga se livrar do vírus, ainda que esse processo dure até 3 anos. São raros os casos em que o corpo não consegue se livrar do vírus da HPV. Esse artigo explica como identificar o HPV no homem.
  • Câncer: O câncer no pênis pode gerar bolinhas brancas e também feridas doloridas.

Desses, o maior causador das bolinhas brancas no pênis é a HPV, há pesquisas que indicam que mais da metade da população de 16 até 25 anos esteja contaminada com algum dos vírus da HPV, um dos motivos do crescimento de pessoas contaminadas com DSTs é o desenvolvimento de métodos anticoncepcionais muito eficazes que causam despreocupação do jovens em relação às doenças. Para se livrar da HPV ou para se prevenir contra essa e outras DSTs é necessário que se use camisinha em todas as relações sexuais, ainda que seja com um parceiro fixo para evitar novo contato com o vírus que causa a doença.

A camisinha pode ser incômoda mas não se esqueça de que sua saúde é mais importante!

Veja também: Prepúcio inflamado - Tratamento, causas e recomendações

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas no pênis podem ser DST? - Brancas e vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.