Café amargo faz a menstruação descer? - Quando não tomar!

Café amargo faz a menstruação descer? - Quando não tomar!

Às vezes, a menstruação cai num momento bem indesejado, quando temos algum compromisso marcado ou até mesmo um encontro especial. Porém, inserir alguns alimentos e algumas receitas caseiras na sua rotina podem ajudar a atrasar a descida do sangue ou até mesmo adiantá-la, para que o ciclo termine mais cedo. Neste artigo do umCOMO, ensinaremos dicas e truques de como fazer a menstruação descer mais depressa e quais cuidados devem ser tomados. Continue lendo e entenda: café amargo faz a menstruação descer?

O que pode atrasar a menstruação?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender quais são os motivos da sua menstruação estar atrasando e demorando para aparecer. Identificar possíveis razões pode lhe ajudar a entender se o problema do atraso é pontual ou se algo maior está acontecendo, como uma gravidez.

A primeira hipótese deve ser a gravidez. Isso porque, caso a sua menstruação esteja atrasando por causas hormonais, quaisquer truques ou chás não surtirão efeito algum no seu corpo. Então, se você mantém relações sexuais, esteja atenta! Calcule qual foi o seu período fértil do mês anterior e veja se teve relações em dias de maior risco. Para ter uma certeza maior, você pode optar por um teste de gravidez de farmácia.

Se você realmente acha que a gravidez possa ser uma causa para o atraso da sua menstruação, confira em outro artigo de umCOMO quanto tempo é preciso esperar para fazer um teste de gravidez.

Uma das causas mais comuns para o atraso da menstruação é o estresse. Se você possui uma rotina muito tensa e estressante, cuidado, pois ela pode estar afetando o seu ciclo menstrual! A melhor forma de evitar isso é procurando aliviar o seu dia-a-dia e, para isso, você pode fazer uso de chás e infusões que promovem o alívio do estresse e da ansiedade. Veja em nosso outro artigo como fazer chá de mulungu para apaziguar o estresse.

No entanto, causas mais pontuais também podem atrasar a sua menstruação! Se você:

  • viajou para um fuso horário diferente recentemente
  • perdeu peso por conta de alguma doença ou dieta
  • está tomando algum remédio por um período médio a longo

É possível que a menstruação atrase! Mesmo para quem tem o ciclo muito regular, vale lembrar que o corpo não é um relógio perfeito e que alterações no ambiente podem provocar alterações no próprio corpo. Além disso, problemas endocrinológicos também podem ser uma das causas do atraso menstrual.

O que faz a menstruação descer: café pode ajudar?

Existem inúmeros truques e chás diferentes que prometem que o ciclo desça mais rápido. No entanto, é preciso pontuar que essas receitas só surtem efeito caso o seu atraso seja causado por algum problema pontual ou alguma eventualidade, como as descritas no tópico acima. Causas hormonais, endocrinológicas ou por conta de algum remédio específico dificilmente serão eficazmente aliviadas com o uso de receitas caseiras. Em casos dessa magnitude, é indispensável que você procure um médico para avaliar com precisão o que está acontecendo.

Café faz a menstruação descer?

A resposta é: não! Seja com açúcar ou não, o café não influencia de forma alguma no ciclo menstrual, seja para atrasá-lo ou adiantá-lo. No entanto, se você tiver a menor suspeita de gravidez, o ideal seria suspender o consumo de café e consultar um médico o mais rápido possível. O consumo de cafeína em excesso pode prejudicar o bebê. Médicos afirmam que a ingestão de café amargo aumenta o risco de aborto espontâneo. Além disso, existem boatos de que o café amargo ajuda a dilatar, no entanto, não existe comprovação científica disso. Novamente, caso você esteja grávida, o ideal é tirar essas dúvidas com o seu ginecologista obstetra.

Ainda sobre o café, mulheres que relatam atraso na menstruação devem tomar cuidado extra com ele. Isso porque o excesso de cafeína no organismo pode, na verdade, ajudar nesse atraso. Além do café, tome cuidado com outras bebidas como refrigerantes e alguns tipos de chá de coloração preta.

Confira dicas para ajudar a menstruação a descer:

Chá de canela

A canela já é uma velha conhecida, pois ela alivia as cólicas e faz com que a menstruação desça o mais rápido possível. Para preparar o chá é simples: use as cascas da canela (jamais ela em pó) e faça o chá como de costume. Apenas tome cuidado pois o chá de canela é contraindicado em casos de suspeita de gravidez!

Chá de arruda

O chá de arruda também ajuda a menstruação a descer mais rápido. Isso porque ele é rico em vitamina C, flavonoides, taninos, alcaloides e ácido salicílico e também promove o alívio das dores menstruais. Faça o chá como de costume e beba-o por duas ou três vezes ao dia, até a menstruação descer.

Para conferir mais dicas, acesse também 9 truques para a menstruação descer

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Café amargo faz a menstruação descer? - Quando não tomar!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.